Duster 2021 é robusta e tem boa relação custo/benefício

0
Postado 26 de março de 2021 por bisponeto em

O Automanianet rodou uma semana com o novo Renault Duster 2021, para avaliar a história de sucesso do SUV que é montado em São José dos Pinhais, no Paraná. Em busca de mais espaço no mercado, ela ganhou novo design externo, com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama, com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O modelo testado foi o Iconic CVT X-Tronic, que custa R$ 109.290,00.

No interior, entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8”, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado e uma série de materiais que compõem o design do veículo.

A terceira geração do Renault Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.

O novo Duster ficou mais moderno e tecnológico para facilitar a vida do cliente, o SUV traz a nova central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.

O novo Duster 2021 recebeu reforços estruturais, novo cinto traseiro central de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores. O veículo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade. Outro importante equipamento incorporado é o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista. Para auxiliar nas manobras e no estacionamento o condutor também conta com um sensor de estacionamento composto por quatro sensores.

Além disso, o novo Duster traz em 100% da gama tecnologias para aumentar a segurança no trânsito: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.

No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm, o que facilita acelerações e retomadas de velocidade.

O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

Em resumo: Rodamos cerca de 1.500 km com o novo Duster numa viagem rumo a Toledo, no Oeste do Paraná. O veículo se mostrou firme e seguro, com média de consumo de 12 km/l, aferidos na bomba de abastecimento, rodando sempre nas velocidades permitidas pelas rodovias. Além do bom espaço interno, seu porta-malas é grande e carrega muita carga, facilitando a viagem em família. Seu ponto forte é a boa relação custo/benefício, sendo um carro bem completo e entre os mais baratos do seu segmento. Eu recomendo. (Bispo Neto).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)