Fiat Cronos 1.3 Precision AT tem conforto, desempenho e economia

0
Postado 10 de julho de 2023 por bisponeto em

O Automania testou o Fiat Cronos 1.3 Precicion AT 2023, equipado com o câmbio automático contínuo variável (CVT), o que lhe deu mais prazer ao dirigir e desempenho, mas sem afetar a economia. Rodamos por Curitiba e Região por uma semana com o modelo, que se destacou pelo conforto, acabamento e equipamentos de série compatíveis para um sedã da sua categoria. Outro ponto forte é o seu preço, que chega a R$ 110.800,00, na versão mais completa, tanto que tem sido o segundo modelo mais vendido entre os sedãs compactos.

Produzido em Córdoba, na Argentina, o Fiat Cronos foi lançado no Brasil em 2018 e em apenas cinco anos no mercado alcançou a marca de 150 mil unidades vendidas. Esse número já pode ser conferido nas ruas das grandes cidades, pela quantidade de Fiat Cronos que vemos passar. Nesses cinco anos de mercado, o sedã manteve as suas dimensões de 4,36 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,50 metro de altura, 2,52 metros de distância de entre-eixos, assim como a capacidade do porta-malas para 525 litros, a maior do seu segmento.

Por fora, a grade frontal com nova colmeia interna dá um toque de requinte e dois frisos horizontais do farol dianteiro à lanterna traseira, valorizaram as linhas marcadas por vincos. O grupo óptico destacou os faróis, as luzes diurnas (DRL) em LED e os auxiliares de neblina. As lanternas traseiras são em LED. Completando o visual esportivo, as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16 proporcionam um rodar suave e seguro ao Fiat Cronos 1.3 Precision AT 2023.

Internamente, o Cronos 1.3 Precision tem bom espaço, para até cinco pessoas adultas, com conforto e tecnologia disponível aos ocupantes. O multimídia Uconnect com tela de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. A tela mostra também a imagem da câmera de ré e o Uconnect tem entradas USB dianteira e traseira. O ar-condicionado é automático digital e os bancos traseiros bi-partidos 60/40.

O Cronos Precision 1.3 AT compartilha o mesmo motor 1.3 Firefly, que equipa as versões mais sofisticadas do utilitário esportivo Pulse e a picape Strada. O novo câmbio tipo CVT, com três modos de condução: automático, manual, com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante, e Sport, que atua sobre o motor e câmbio. Esse conjunto gerou mais desempenho e conforto ao sedã, que enfrenta seus principais concorrentes com motorização 1.0 Turbo e câmbio CVT, sem deixar nada a desejar.

Os 101 cv e força (torque) de 13,2 kgfm (gasolina) a 107 cv e 13,7 kgfm (etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio CVT que simula sete velocidades. Para quem gosta de aproveitar a potência e força do conjunto propulsor, basta acionar o modo Sport. O acelerador fica mais sensível e o motor atua em rotações mais elevadas. Essa opção garante ultrapassagens mais rápidas e seguras, principalmente em estradas de pista simples. 

Em resumo: O Fiat Cronos 1.3 Precision AT é um sedã compacto confortável, com bom acabamento e espaço interno, além do porta-malas generoso. Na cidade e na estrada é seguro, com bom desempenho e economia, mas principalmente no modo Sport, que facilita as ultrapassagens e retomadas de velocidade. Esses atributos o tornaram o segundo veículo mais vendido em seu segmento, onde suas vendas vêm crescendo a cada ano que passa. (Bispo Neto).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)