C O N F I D E N C I A I S

0
Postado 28 de dezembro de 2012 por bisponeto em

ANO MÁGICO

Certamente o ano de 2012 vai ficar marcado para a Nissan no Brasil. A marca japonesa atualmente instalada no Paraná, que está construindo uma fábrica no interior do Rio de Janeiro, atingiu pela primeira vez a marca de 100 mil unidades vendidas num único ano. O recorde anterior foi em 2011, quando a fabricante japonesa vendeu 67.280 veículos. Entre o volume de vendas, destaque para o Nissan March, compacto de entrada que representa 32% das vendas da marca nipônica.

ADEUS KOMBI

Além dos carros que pararam de ser feitos, outros tantos apontam para o mesmo caminho. É o caso da veterana Kombi. Feita no Brasil desde 1957, o furgão da Volks não tem condições de responder às leis de segurança que passam a valer a partir de 2014. Haverá uma exigência de “airbag” e ABS em todos os modelos feitos no Brasil. Para receber bolsas de ar infláveis, o furgão feito há 55 anos no País teria de passar por reformas estruturais tão profundas que não valeriam o custo.

CHIP OBRIGATÓRIO

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), informou que o prazo para que todos os veículos tenham “chip” de identificação foi adiado para 30 de junho de 2015. De acordo com o órgão, a data limite para o funcionamento pleno do sistema, que pretende auxiliar no combate a roubos e clonagens, foi aumentada em um ano. Antes a data prevista era 30 de junho de 2014. Isso ocorreu devido ao prazo não ser suficiente para a instalação do sistema de monitoramento no País, informou o Denatran.

KA SPORT 1.6

A Ford não oferece mais o Ka com opção de motor 1.6, exclusividade do acabamento Sport. Sem constar no site da marca do oval azul no País, o modelo foi descontinuado, deixando o mercado brasileiro. Com vendas baixas, o Ka Sport surgiu com a última reestilização do “hatch”. Seu diferencial estava no motor 1.6 8v de 101/107 cv e 14,5/15,3 kgfm (gasolina/etanol), que garantia bom desempenho. Esteticamente, o compacto se diferenciava pelas faixas semelhantes às do Mustang.

O MAIS ECONÔMICO

Depois de 12 etapas classificatórias realizadas em várias cidades do Brasil dentro da Caravana Ford Econoshow, o fabricante escolheu os 12 finalistas, selecionados após mais de 1.500 “test-drives” com os novos caminhões Ford Cargo Euro 5. O vencedor foi Fabrício Lolla, de Promissão, SP, que recebeu seu prêmio, um caminhão Ford Cargo 1933, durante um show de Chitãozinho & Xororó no dia 22 de dezembro, em Rio Preto, São Paulo.

A.    C. Bispoh é jornalista e advogado.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)