DAF Caminhões Brasil apresenta o novo XF ao mercado brasileiro

0
Postado 20 de agosto de 2020 por bisponeto em
A DAF Caminhões Brasil, às vésperas de completar sete anos de operação no país, está entrando em um novo momento da sua trajetória, marcada pelo lançamento do novo DAF XF. Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão é o principal lançamento da companhia nos últimos anos, elevando o patamar de segurança, dirigibilidade e economia de combustível.

“Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

O projeto do novo caminhão iniciou em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda, com o desenvolvimento do projeto, de fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários. Mais recentemente, foram realizadas diversas adaptações na fábrica, com novos ferramentais, treinamentos, e segurança para garantir a saúde do quadro de colaboradores, em razão do atual momento.

Para atender a demanda do novo caminhão, a DAF também atuou fortemente na ampliação da força de vendas, no aperfeiçoamento do pós-venda e na abertura de novas lojas da Rede de Concessionárias. A empresa também investiu em capacitação dos times em técnicas comerciais, serviços e peças.

“Somos uma equipe muito focada na evolução dos nossos produtos, e engajada nos valores de qualidade e produtividade da marca. Tudo isso resultou no melhor caminhão, que chega em setembro ao mercado. O próximo desafio é alcançar a liderança do novo XF, em seu segmento de atuação, expandir a nossa participação no mercado nacional, e em nos aproximarmos ainda mais dos clientes”, acrescente Walters.

Novo DAF XF chega com novas tecnologias e fica mais seguro e eficiente

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro os novos XF, fabricados em Ponta Grossa, no Paraná, e completamente remodelados para atender ao mercado nacional. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil, e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. Foram quatro anos de desenvolvimento e testes, que resultaram em um modelo que eleva o patamar do segmento de extrapesados no Brasil.

O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Transmissão

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

“Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

Freio Motor PACCAR MX

O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Tecnologias

Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Cabine e interior

São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)