Fusca 2013: moderno e retrô

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Postado 3 de dezembro de 2012 por bisponeto em
Parece brincadeira. Mas o Fusca está voltando. Mais potente e equipado do que nunca, a terceira geração do simbólico e carismático automóvel do mercado brasileiro retorna inteiramente remodelada,  mantendo o perfil original do modelo e resgatando o nome que o consagrou entre os brasileiros durante cinco décadas.

Apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, o novo VW Fusca está chegando às concessionárias, um ano após de o New Beetle (a segunda geração do “besouro”, em inglês, lançada em 1998) deixar de ser importado oficialmente. Em sua estratégia mundial para o novo modelo, a marca alemã decidiu adotar a nomenclatura local do carro em cada mercado, reintroduzindo o Coccinelle na França, o Maggiolino na Itália, e o Fusca, por aqui. Nos países de língua inglesa, ele continua como Beetle.

Embora popular de batismo, o Fusca 2013 não é o que se pode chamar de carro do povo.  Equipado com motor 2.0 TSI, de 200 cavalos de potência, tem preços sugeridos R$ 76.600,00 com câmbio manual, e de R$ 80.990,00 com transmissão automática. O novo Fusca retoma diversas referências de estilo fundamentais do carro original como: os pára-lamas salientes, o desenho das lanternas, a forma do capô, os estribos laterais – especialmente nas linhas quase idênticas na parte traseira.

Mas por outro lado, traz também inovações tecnológicas. Um bom exemplo é que, o novo Fusca oferece, pela primeira vez, a opção de bi-xenônio, que inclui luzes diurnas com 15 LEDs de cada lado, posicionados nas bordas externas das lentes. Os faróis de neblina, com luzes de curva estáticas, também são de fábrica. As lanternas traseiras, integradas aos pára-lamas, têm a cor vermelha escura, exceto nas áreas brancas do indicador de direção e da luz de ré.

O novo Fusca sai de fábrica com rodas de aro 17” (com opção de 18”), pneus 215/55, e pode ser adquirido em cinco cores sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja, Amarelo Saturno, Vermelho Tornado e Azul Denim), cinco metálicas (Azul Reef, Marrom Toffee, Cinza Platinum, Prata Sargas e Prata Moon Rock) e uma perolizada (Preto Mystic). O Fusca 2013 acomoda até quatro pessoas, mas é mais largo, tem perfil mais baixo, pára-brisa recuado e capô dianteiro alongado. E onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se abre juntamente com o vidro. Nela, foi instalado um defletor do fluxo de ar, cuja função é ajudar na estabilidade do modelo.

Seu porta-malas agora oferece 310 litros de capacidade (96 litros a mais do que o anterior), ou até 905 litros com o banco traseiro rebatido. Práticos ganchos nas laterais ajudam a acomodar pequenos e grandes objetos, enquanto sob o assoalho encontra-se o estepe, acessível apenas pelo interior do veículo. Por dentro, o Novo Fusca também combina o estilo da primeira geração com soluções sofisticadas de acabamento.

De série, conta com bancos revestidos de couro preto (com opção de combinações bicolores e de dianteiros esportivos, com apoio lombar); painel com aparência de fibra de carbono; volante de três raios (com ajuste de altura e de distância), alavancas do freio de mão e do câmbio com acabamento de couro; soleiras das portas e pedaleiras com acabamento de alumínio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado, painéis das portas e detalhes no volante pintados na cor preta, entre outros itens. Outro detalhe que garante charme ao besouro é a iluminação ambiente, com luzes indiretas nos painéis das portas e diretas ao redor dos alto-falantes, que podem ser ajustadas nas cores vermelho, branco ou azul.

Com formato inspirado no desenho dos modelos iniciais, seu painel incorpora, ao centro, a tela digital sensível ao toque, com as saídas de ar nas laterais. Logo abaixo, ficam os comandos do ar-condicionado, interruptor do pisca-alerta e a alavanca de câmbio; à frente do acompanhante está o porta-luvas, com a tradicional tampa que se abre para cima, e um novo, para baixo. Como opcional, o novo Fusca oferece, um grupo de instrumentos auxiliares, composto por temperatura de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo, posicionados na parte central do alto do painel. O quadro de instrumentos exibe três mostradores redondos (conta-giros, velocímetro e indicador do nível do tanque), e um “display” multifuncional, com informações dos sistemas de áudio e de navegação.

Além da direção com assistência Servotronic, a lista de equipamentos de série inclui rádio com CD e oito alto-falantes; computador de bordo; vidros dianteiros elétricos; piloto automático, entre outros. Na lista de opcionais estão ar-condicionado digital Climatronic, com duas zonas de resfriamento; retrovisor interno eletrocrômico; sensor de chuva; teto solar panorâmico elétrico; sistema de som da marca Fender, com dez canais e entrada USB; e sistema de abertura, travamento e ignição sem chave (Kessy).

Equipado com o motor 2.0 TSI, o modelo 2013 é o Fusca de linha mais potente de todos os tempos. Dotado de injeção direta de gasolina, o propulsor oferece a potência máxima de 200 cv a partir de 5.100 rpm, e pico de torque de 28,5 kgfm desde os 1.700 rpm. A transmissão pode ser manual, de seis velocidades, ou automática DSG, de dupla embreagem, também com seis marchas, que permite trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante. Com peso total de 1.364 kg, o Fusca 2.0 TSI atinge a velocidade máxima de 233 km/h (controlada eletronicamente) e acelera de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, segundo a marca alemã. O tanque de combustível tem capacidade para 55 litros. A suspensão dianteira do novo Fusca mantém o sistema MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos, enquanto na traseira foi adotada uma nova solução mais leve, do tipo four-link, com barra antirrolamento.

Quanto a segurança, o modelo sai de fábrica equipado com controle de estabilização eletrônica (ESC) e conjunto de airbags frontais e laterais. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas, ABS (antibloqueio), ASR (auxílio de frenagem), ESC (distribuição eletrônica da pressão). Também de série, o hatch traz bloqueio eletrônico do diferencial XDS, que melhora a dirigibilidade em curvas rápidas e faz o carro comportar-se de forma mais segura, acionando os freios seletivamente para evitar que a roda interna deslize em falso na curva. Sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro) com indicação na tela, sistema de alarme anti-furto, travamento central com controle remoto e o assistente de subida complementam a lista.

Num rápido “test-drive” realizado nas redondezas da cidade de Campinas (São Paulo), o novo Fusca surpreendeu pela rapidez nas acelerações e estabilidade em curvas, lembrando, de certa forma, o comportamento de um kart. Os freios também se mostraram bastante eficientes. Outro detalhe interessante: o simpático carrinho chamou a atenção por onde passou.

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