FCA na CES 2020: combinação de tecnologia e tradição aos consumidores

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Postado 8 de janeiro de 2020 por bisponeto em Salões
A FCA está usando a CES 2020 em Las Vegas para expor as mais novas tecnologias da empresa relacionadas à eletrificação, a experiência do usuário (UX) com o Uconnect e a conectividade em um conjunto visual e físico, honrando e construindo a história e a tradição de inovação da empresa.

Desde o surgimento do primeiro rádio automotivo aproximadamente 100 anos atrás, os inovadores automotivos têm trabalhado para contribuir com mais tecnologia. Os clientes da FCA adoram e são leais às marcas da empresa, em parte devido à sua tradição, e, uma vez que a CES é focada em componentes eletrônicos, ela desafia a FCA a misturar as duas partes em uma demonstração de tradição e tecnologia que resolva as crescentes expectativas dos compradores de automóveis.

Veículos elétricos, conectividade e veículos autônomos estão entre os principais tópicos da indústria de automóveis. A abordagem com estímulo visual e físico da FCA na CES apresenta os esforços da empresa em uma onda de tecnologia em constante mudança.

Modelos 4xe Jeep® Wrangler, Renegade e Compass

A marca Jeep está usando a CES para apresentar três Veículos Elétricos Híbridos Plug-in – o primeiro passo do plano da marca para oferecer opções de eletrificação para todos os modelos em 2022. Todos os veículos eletrificados da Jeep terão o novo “emblema Jeep 4xe”.

A eletrificação – incluindo as atualizações sem custos dos veículos Jeep 4xe – irá modernizar a Jeep à medida em que a marca se esforça para se tornar líder em tecnologia “verde” premium eco-friendly. Os veículos elétricos Jeep serão os mais eficientes e responsáveis veículos Jeep jamais vistos, oferecendo liberdade ao ar livre absoluta e silenciosa enquanto proporciona desempenho, capacidade 4×4 e confiança do motorista. Com excelente torque e resposta imediata do motor, os veículos elétricos Jeep irão oferecer uma experiência de direção na estrada com ainda mais fun-to-drive e mais capacidade em condições ainda mais off-road. Informações adicionais sobre os veículos 4xe Jeep Wrangler, Compass e Renegade – que irão estrear neste ano – serão fornecidas nos salões de automóvel de Genebra, Nova York e Pequim.

Jeep 4×4 Adventure VR Experience

A Jeep tem demonstrado sua liderança em capacidade 4×4 há quase 80 anos. A incorporação da eletrificação em sua linha de produtos é uma evolução natural. Os participantes da CES terão a oportunidade única de ver o Jeep Wrangler 4xe, o Jeep Compass 4xe e o Jeep Renegade 4xe. Todos os três veículos são parte do compromisso da FCA em lançar mundialmente mais de 30 modelos eletrificados em 2022.

Quem quiser experimentar uma jornada 4×4 simulada pode dar uma volta no novo Jeep 4×4 Adventure VR Experience. Usando Moab, em Utah, um dos destinos off-road mais populares para amantes do Jeep como plano de fundo, os participantes irão navegar na trilha Hell’s Revenge. A rota é dividida em diferentes níveis que vão de intermediário a difícil. Como um bônus, entre os recursos virtuais dentro do software está o ponto de vista do motorista dentro no novo Jeep Wrangler 4xe, proporcionando uma prévia do Jeep Wrangler mais avançado que a empresa já criou.

Para criar a experiência virtual, um Jeep Wrangler Rubicon é posicionado em quatro cilindros hidráulicos, um em cada roda. O Wrangler reage às informações fornecidas pelos registros de dados reais da roda feitos na trilha. O sistema hidráulico empurra a suspensão projetada do Wrangler, replicando o movimento que um motorista teria ao atravessar um obstáculo ou subindo uma colina. Dentro do veículo, os participantes que estiverem usando óculos de Realidade Virtual verão o cenário relacionado à trilha Hell’s Revenge.

Toda vez que uma equipe participante concluir uma parte da trilha, a realização é registrada com a pontuação da equipe e um emblema virtual de Classificação da Trilha, que poder ser visualizada ao vivo através do aplicativo “Jeep Adventure”. Os usuários podem acompanhar a pontuação de sua equipe e comparar com outras que já participaram do Jeep 4×4 Adventure VR Experience. À medida em que a exibição percorrer diferentes salões e eventos no mundo todo, trilhas off-road adicionais serão carregadas no módulo, oferecendo aos participantes uma grande variedade de momentos de direção no Jeep 4×4 em diferentes ambientes.

Experiência do Usuário

A UX (Experiência do Usuário) passou por um crescimento e inovação significativos dentro da indústria automotiva. Dentro dos dois espaços da FCA no evento, seis telas de dois lados mostram o premiado Uconnect. O sistema é uma base poderosa de construção. O que antes se tratava de apenas um rádio agora está se tornando menos restrito ao próprio veículo, mais útil, rico em conteúdo e personalizado. Feito sob medida para cada marca e veículo, o sistema está virando um motivo significativo para a compra — aproximadamente metade dos compradores de automóveis novos consideram a tecnologia em sua aquisição.

Conceito Airflow Vision

O Airflow Vision é um conceito de design escultural que vislumbra a próxima geração de transporte premium e Experiência do Usuário (UX) ao considerar como o motorista e os passageiros podem interagir com as tecnologias avançada. Ele foi criado para clientes com um estilo de vida sofisticado e um desejo por uma experiência de viagem de primeira classe ao mesmo tempo em que equilibram suas necessidades de tecnologia e um ambiente sereno.

Por dentro, o UX exerce um papel de destaque e foi projetado para ser uma experiência cativante usando gráficos de alto contraste, de várias camadas e detalhes chamativos que proporcionam uma aparência limpa e sofisticada. Construído com os princípios de profundidade, hierarquia, consistência e legibilidade, permite que o usuário seja capaz de ver e experimentar a interface de uma maneira segura e fácil de usar e entender.

Usando um formato baseado em menu, as telas podem ser personalizadas, simplificadas e agrupadas de acordo com necessidades e interesses individuais. Com a oferta de diversas telas de exibição, o usuário pode acessar as informações necessárias e determinar como elas serão exibidas. As informações nas telas podem ser compartilhadas com todos os passageiros simplesmente deslizando o dedo, permitindo que cada um participe da experiência. A customização e personalização são essenciais, quer esteja dirigindo ou como copiloto.

Um interior simples, moderno e espaçoso, acentuado por uma paleta de cores leve e relaxante, oferece aos passageiros um ambiente familiar fora de casa e uma experiência de viagem de primeira classe. Usando as dimensões e o piso de carga plano do Chrysler Pacifica PHEV, o interior cria um ambiente espaçoso para todos os ocupantes. Materiais premium em suede e couro são abundantes, oferecendo pontos de contato luxuosos para seus ocupantes. Os assentos usam uma estrutura fina exclusiva que está apoiada em uma base de pedestal, aprimorando o conforto e o espaço, permitindo espaço para as pernas máximo e ainda área de armazenamento pessoal para cada passageiro. A iluminação funcional e ambiente permite ainda que o motorista e os passageiros criem uma câmara interior personalizada.

Por fora, o Airflow Vision captura uma nova proporção com um padrão de design elegante e limpo, e sugere como será o futuro do design premium. Ele oferece um perfil atlético, longa distância de entre-eixos, linhas estilizadas e um porte robusto que cria uma silhueta dramática e agressiva, mas ainda elegante. Simplificado em sua mais pura expressão artística, o Airflow Vision reinventa a carroceria robusta que flui e se torna uma só com as rodas. Elas foram inspiradas por elementos mecânicos de um motor elétrico e dão a sensação de movimento similar ao mecanismo interno de um relógio.

Texturas cristalizadas em todo o veículo adicionam um senso de precisão e transição intrínseco do exterior para o interior. A iluminação de cristal de LED flui perfeitamente para uma lâmina transversal do automóvel, transmitindo uma presença imponente. A expressão dramática do Airflow Vision é concluída pela cor Branco Ártico da carroceria, que passa uma sensação de calma e serenidade e é suportada por uma estrutura inferior em Azul Celeste.

Fiat Concept Centoventi

Inicialmente lançado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra do ano passado, o inovador Fiat Concept Centoventi faz sua estreia na América do Norte na CES 2020. O modelo representa a perfeita expressão da visão dar marca Fiat sobre mobilidade elétrica de massa para o futuro. O Centoventi – que significa “120” em italiano – é um conceito que foi apresentado em comemoração à história de 120 anos da marca.

O conceito revolucionário apresenta a mobilidade elétrica com soluções básicas e personalizáveis. O Fiat Concept Centoventi é fundamentalmente uma “tela em branco” pronta para ser pintada de acordo com o gosto e a necessidade do cliente a qualquer momento de sua vida, sem restrições de personalização vinculadas ao tempo de compra.

Produzido em apenas uma cor, o veículo pode ser “pintado” pelo cliente usando o programa “4U” e o exterior pode ser personalizado com uma seleção de 4 opções de teto, 4 para-choques, 4 calotas e 4 envelopamentos externos.

Em relação ao interior, do painel de instrumentos aos compartimentos de bagagem e dos assentos aos sistemas de proteção infantil, os acessórios internos intercambiáveis podem ser instalados no modo “plug and play” pelo cliente no painel de instrumentos patenteado do veículo.

Com sua inovadora arquitetura modular de bateria, até mesmo o limite de veículo conceito pode ser personalizado. Ele pode variar para atender a necessidades de 60 milhas a 300 milhas, que o torna perfeito para deslocamento urbano e para uma viagem de final de semana para o litoral ou para as montanhas. Um dos pontos fortes do carro conceito é que os proprietários não precisam mais esperar por novas edições especiais ou atualizações: eles podem modificar seus automóveis a qualquer momento. Além disso, o Fiat Concept Centoventi estabelece outra referência automotiva ao se tornar um dispositivo de mídia social com seu monitor moderno instalado em sua porta traseira.

O cockpit é equipado com uma pequena tela voltada para o para-brisa, podendo ser usada para comunicar mensagens como: ocupado, gratuito, estacionamento pago etc. Além disso, um segundo grande visor na porta traseira permite que o Fiat Concept Centoventi substitua o conceito de conectividade para se tornar um dispositivo de mídia social no qual as mensagens podem ser compartilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento, o automóvel pode exibir apenas o logotipo FIAT, mas assim que ele para, o motorista poderá alternar para o modo “messenger” e criar uma nova mensagem.


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