FPT Industrial inova com motor F1C Gás Etanol

0
Postado 22 de outubro de 2019 por bisponeto em Salões
Pela primeira vez no Brasil, o segmento On-Road, de veículos comerciais leves, conta com um motor apto a rodar com três tipos de combustíveis, possibilitando escolher a solução mais adequada aos negócios e missões de entregas urbanas, aliada à economia, baixo ruído de funcionamento e menores emissões.

Desenvolvido pelo time do Technical Center da FPT Industrial em Betim (MG), o motor FPT F1C Gás Etanol, apresentado como conceito durante a Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, segue a trajetória do consagrado F1C, motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial leve no mundo, agora apresentando o conceito que poderá ser abastecido com gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, matriz energética brasileira e um dos combustíveis renováveis mais utilizados no país.

Equipado com a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, que garante o menor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores aos motores movidos a diesel, o F1C Gás Etanol, de 3,0 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, atinge os menores níveis de emissões, sendo a solução adequada para grandes centros urbanos, já compatível com a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – também chamada de Euro 6.

Seu catalisador de três vias, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entrega uma economia nos custos com combustível de até 30%, dependendo do combustível. Um novo conceito em Powertrain, desenvolvido para a realidade brasileira do segmento de veículos comerciais leves.

“O etanol é o combustível renovável mais importante da matriz energética do Brasil, com alta disponibilidade de abastecimento, elevada produtividade a partir de cana-de-açúcar, além de não emitir material particulado, como o diesel. Com a inovação em seu DNA, a FPT Industrial não poderia deixar de apostar no potencial dessa nova configuração, que se soma à nossa experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de motores a gás natural”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial para a América do Sul, André Faria.

A FPT Industrial lidera o segmento de gás natural, com mais de 50.000 motores comercializados em todo o mundo nas últimas décadas. A marca da CNH Industrial conta com um amplo portfólio de motores a gás natural que varia de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), equipando veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus.

Com o novo conceito Gás Etanol, a FPT Industrial amplia o portfólio em inovação, impulsionando o desenvolvimento de soluções em propulsões alternativas. Com mais de 150 anos de história, a marca passa a ser uma integradora de sistemas, com diferentes soluções em energia e um fornecedor completo para uma nova geração de fontes inteligentes.

“Com o FPT F1C Gás Etanol, um motor próprio para a realidade brasileira, apresentamos ao mercado um conceito que mescla baixas emissões de poluentes do gás natural com toda a versatilidade do etanol, uma das bases da energia brasileira. O resultado é o aumento da autonomia associada à robustez e menores custos operacionais dos motores FPT Industrial”, completa Faria.

Sucesso em todo o mundo

Presente no Brasil nos Fiat Ducato, Iveco Daily, Iveco Daily City e Hyundai HD 80, a série F1 da FPT Industrial conta com uma trajetória de mais de 35 anos em veículos comerciais leves. A marca é líder no segmento no mercado europeu, com mais de 300.000 unidades produzidas ao ano. Os motores da série F1 entregam eficiência, o melhor desempenho da categoria e longos intervalos de manutenção.

O F1C Gás Etanol é um motor conceito em fase de desenvolvimento ainda sem previsão de chegada ao mercado.

Ficha técnica – FPT F1C Gás Etanol:

Aplicação: Veículos comerciais leves;

Cilindrada [L]: 3,0 litros;

Potência Máxima [cv]: 136 @ 3500 rpm;

Torque [Nm]: 350 @ 1240 rpm;

Número de Cilindros: 4;

Número de Válvulas por Cilindro: 4;

Aspiração: Turbocompressor com Intercooler;

Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico;

Taxa de compressão: 12,5:1;

Diâmetro x Curso [mm]: 96 x 104;

Dimensões C/L/A [mm]: 617/653/798;

Combustível: Gás natural comprimido, biometano e etanol;

Tecnologia para Controle de Emissão: Catalisador de 3 vias (Pt – Pd – Rd);

Peso [kg]: 245.

Histórico em inovação:

Tecnologias precursoras da FPT Industrial:

1980 – Primeiro motor industrial pesado com turbo;

1985 – Primeiro motor com injeção direta em veículos comerciais;

1992 – Primeiro motor com controle eletrônico de injeção diesel;

1998 – Adoção do turbo de geometria variável em motores diesel;

1999 – Primeira aplicação do sistema Common Rail em veículos comerciais;

2002 – Pioneirismo na aplicação de gás natural em veículos comerciais;

2011 – Desenvolvimento da tecnologia Hi-eSCR;

2019 – Primeiro motor movido a gás natural comprimido, biometano e etanol.

 


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)