Evoque 2014 tem câmbio de 9 marchas

0
Postado 20 de agosto de 2013 por bisponeto em
Nesta terça-feira (20 de agosto) a Land Rover mostrou o Range Rover Evoque equipado com transmissão automática de 9 marchas, desenvolvida em parceria com a empresa alemã ZF. Batizado de “9HP”, a transmissão substituirá o tradicional câmbio de seis relações utilizado pela fabricante britânica.

De acordo com a montadora inglesa, a tecnologia estará disponível para os motores a gasolina e diesel. Informa a Land Rover, que o “9HP” apresenta melhorias de 9,5% quanto ao consumo de combustível e no equivalente das emissões de CO² – que pode chegar a uma redução de 11,4%. A economia mais significativa foi encontrada no Evoque equipado com o propulsor 2.2 litros diesel de 150 cv de potência com tração dianteira que registrou um ciclo combinado de 20,4 km/l.

Além da economia e da redução de poluentes, a caixa traz uma relação mais curta de marchas, melhorando o torque, a aceleração e reduzindo o ruído em altas velocidades e as rotações do motor. A caixa tem também a função “skip-shift”. Essa tecnologia “ignora” alguma marcha numa desaceleração ou aceleração mais extrema para não afetar o desempenho.

Ela ainda reconhece o estilo de condução e identifica quando as mudanças mais urgentes são necessárias. A nova transmissão é seis milímetros mais longa, mas pesa 7,5 kg a menos do que a de seis velocidades. Outra novidade da gama 2014 é o sistema de tração integral Active Driveline, que passa a tracionar apenas as rodas dianteiras quando o Evoque passa dos 35 km/h, para priorizar a economia combustível. Caso o motorista precise de mais tração, o modelo volta a usar as quatro rodas em uma fração de apenas 300 milisegundos. Em conjunto com o sistema trabalha o diferencial eletrônico Active Torque Biasing.

Complementam as mudanças paleta de cores atualizada, sistema de aviso de mudança de faixa e emblemas redesenhados. No mercado europeu as novidades do Evoque devem chegar às concessionárias até o fim do ano. No Brasil, no primeiro semestre de 2014.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)