Test-drive: Novo Peugeot 2008 GT tem boa relação custo-benefício
O novo Peugeot 2008, chegou ao mercado no início de agosto de 2024, estreando a nova identidade visual da marca no Brasil e que chamou a atenção de todos logo de cara, com o seu design moderno, bonito e arrojado. O Automanianet recebeu o modelo GT para test-drive, que nos surpreendeu pela sofisticação, luxo, desempenho e a excelente relação custo-benefício, para um SUV de proporções grandes, com preços que iniciam em R$ 120.990,00, na versão Active. Já a versão Allure custa R$ 130.990,00 e a GT está sendo comercializada a R$ 150.990,00.
Nesse período de sete dias, rodamos pela cidade de Curitiba e Região Metropolitana, por cerca de 250 km, onde o seu motor 1.0 turbo, denominado T200 mostrou sua boa performance, fazendo entre 6,5 e 7 km/l, dependendo do modo como dirigimos, exigindo mais ou menos do veículo. O motor Turbo 200 gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e 125 cv quando abastecido com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. O consumo 2008 GT, com gasolina, durante todo a nossa avaliação foi de 7 Km/l, sempre em Curitiba e Região Metropolitana e com o ar-condicionado ligado. Certamente seu consumo melhore na estrada, abastecido com gasolina, essa média deve chegar na casa de 10 a 12 Km/l.
Internamente, o i-Cockpit, conceito inédito em automóveis e patenteado pela Marca é um dos destaques do 2008 GT. Ele entrega ergonomia a partir de soluções inteligentes e funcionais, a fim de acomodar o condutor de maneira muito confortável, com o máximo de comandos estrategicamente posicionados para garantir um fácil acesso.
Para quem ainda não conhece, ele tem base nos seguintes conceitos: Volante Sport Drive: compacto, de dimensões reduzidas e base achatada; Painel de instrumentos elevado: evita desviar significativamente a visão da estrada; Tela touch de fácil alcance e na linha de visão do motorista; Série de teclas de “alternância”: permite acesso direto às principais funções do veículo. O i-Cockpit já soma mais de 10 milhões de unidades vendidas ao longo da última década.
A lista de itens de conforto e comodidade é extensa, e o melhor: está disponível de série. Entre eles, vale destacar: Ar-condicionado automático digital; Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); Sensor de chuva; Freio de estacionamento eletrônico; Banco do motorista com regulagem de altura; Retrovisores externos com comandos elétricos (+ rebatimento eletrônico a partir da versão Allure); Luzes indicadoras de direção nos retrovisores Câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active); Visio Park 360° (versões Allure e GT): sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo; Carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT).
São diversos os equipamentos que proporcionam a condução mais fácil e muito mais segura. E o mais interessante é que não há opcionais: o pacote é bem completo de série. Entre os itens disponíveis para toda a gama estão, por exemplo, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis aribags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.
E não para por aí: a oferta do Peugeot Driver Assist torna ainda mais amplo o pacote de série das versões GT, garantindo um importante adicional de dispositivos de auxílio ao motorista – o que impacta diretamente num nível mais alto de segurança para pedestres, ciclistas e motoristas de outros veículos. O Peugeot Driver Assist inclui: Alerta de Ponto Cego – disponível para as versões Allure e GT; Alerta de Colisão; Frenagem de Emergência Automática; Auxílio de Farol Alto; Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade; Detector de Fadiga; Piloto Automático Inteligente (ACC) – exclusividade da versão elétrica; Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
Em resumo: O novo Peogeot 2008 foi testado e aprovado pelo Automanianet, veículo que eu compraria, pela sua excelente relação custo-benefício, completo e tecnológico desde a sua versão de entrada, a Active. É um SUV médio, mas com bastante espaço interno, um ótimo porta-malas (347 litros), com bom consumo tanto na cidade, quanto na estrada, ótimo e seguro para viagens com a família. (Bispo Neto).



