Ford inicia a venda do Mustang GT Performance de sétima geração

0
Postado 27 de março de 2024 por bisponeto em

O Ford Mustang GT Performance de sétima geração, um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos, já está à venda no Brasil. O cupê esportivo mais vendido do mundo há oito anos consecutivos evoluiu no desempenho, na tecnologia e no design para continuar a ser a expressão máxima do “muscle car” e entregar o que os seus fãs mais desejam: o prazer de dirigir. Essa edição é histórica, também, por marcar a comemoração de 60 anos de lançamento do ícone.

Considerado o mais emocionante e visceral já produzido, o novo Mustang é oferecido na versão única GT Performance, topo de linha. Seu visual esculpido e atlético combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. A frente de olhar intimidante é marcada pela nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.

Potência e inovação

O Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, de 488 cv, e transmissão automática de dez velocidades com nova calibração. Trata-se do Mustang GT mais potente de todos os tempos. Traz também vários aprimoramentos na direção, suspensão e freios para proporcionar uma experiência de direção incomparável.

As novidades incluem suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional. Os freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas exclusivas de 19”, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, contribuem para a excepcional aderência.

O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outra novidade que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.

O novo Mustang GT vem com seis modos de condução para o motorista calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem. 

No interior o cockpit totalmente novo, inspirado em caças a jato, transpira tecnologia e performance. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização. O pacote inclui também GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade.

O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e aquecimento, oferece excelente empunhadura. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e divertido – desenvolvido pela engenharia brasileira – é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave. 

Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O esportivo conta ainda com atualizações “over the air” para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.

O novo Ford Mustang GT Performance 2024 já está à venda nas 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil por R$ 529.000, com previsão de entrega das primeiras unidades até o final de junho. Ele vem também com um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas: o Minhas Experiências Ford, que inclui o app FordPass Connect, agendamento de serviços online, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge. 

Cockpit digital

O impacto visual causado pelo novo Mustang continua quando se entra na cabine. Seu cockpit inspirado em aviões de caça é o mais tecnológico, conectado e centrado no motorista de todos os tempos, com tela integrando o painel de instrumentos e o multimídia, totalmente personalizáveis. O acabamento é esportivo e requintado, com materiais premium.

O painel de instrumentos de 12,4” permite selecionar cores e gráficos personalizados, com animações de alta definição inspirados em games, incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2” do multimídia SYNC 4, formando uma peça única.

Além de comandos de voz, o SYNC 4 tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 W, vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer. Há também carregador por indução no console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada próximo ao retrovisor para câmeras e outros dispositivos, evitando fios pendurados na cabine.

O volante esportivo de base reta, inspirado nos modelos de competição, oferece mais espaço para sentar e dirigir. Ele é revestido em couro, aquecido e entre outros comandos incorpora as teclas para troca de marchas “paddle shift”. Os bancos, parcialmente em couro, são ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o motorista e quatro posições para o passageiro. O freio de mão também tem acabamento em couro. Os retrovisores contam com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o logotipo e o nome Mustang.

Performance incomparável

O novo Mustang GT Performance oferece uma experiência de direção incomparável, combinando tecnologias avançadas de motor, transmissão, suspensão, direção e freios. Seu motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, com 488 cv (@ 7.250 rpm) e torque de 564 Nm (@ 5.000 rpm), é o naturalmente aspirado mais potente já oferecido numa versão GT. Entre outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção. A transmissão automática de 10 velocidades também traz uma nova calibração.

O novo Mustang GT tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na dianteira e 45% na traseira) e direção mais rápida, precisa e comunicativa. Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez torsional 30% maior, que aprimora a dirigibilidade.

A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibração totalmente nova. Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem 1.000 leituras por segundo para otimizar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas. Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos, que enrijece o amortecedor em desníveis para evitar danos aos pneus e às rodas. 

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 390 mm e seis pistões na dianteira e discos de 355 mm e quatro pistões na traseira. O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake – pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de experiência desenvolvam a sua habilidade de drifting.

O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui também as funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”), cronômetros com tempo de volta e diversos tipos de aceleração, performance de frenagem, medição de força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura e pressão do óleo, temperatura do motor e do diferencial e outros parâmetros, exibidos na tela do SYNC 4. O diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de performance.

Modos personalizados

O motorista pode configurar rapidamente os parâmetros do Ford Mustang GT Performance para diferentes situações, seja para rodar em uma estrada sinuosa ou uma competição de fim de semana. Os ajustes incluem: assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos. 

Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha –, que prevalecem sobre a seleção automática.

Seguro e conectado

O novo Ford Mustang GT Performance traz o que há de mais avançado em tecnologias de segurança. Ele vem com piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e de ré, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sete airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e joelho para o passageiro).

Esse arsenal ganhou também assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. A conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série de experiências convenientes e personalizadas.

“O proprietário pode se conectar com o carro através do aplicativo FordPass Connect no celular para fazer travamento e destravamento remoto, acionamento das luzes e buzina, partida remota com climatização, verificação do nível de combustível, autonomia e odômetro, localização do veículo e recebimento de alertas de funcionamento e alarme”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. (Fotos: Ford/Divulgação).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)