Kia lança Platform Beyond Vehicle para ir “Além da Mobilidade”

0
Postado 11 de janeiro de 2024 por bisponeto em

A Kia revelou sua estratégia futura de Platform Beyond Vehicle (PBV) no Consumer Electronics Show (CES) de 2024 em Las Vegas. O negócio PBV da Kia será inicialmente baseado na introdução de um veículo modular totalmente novo, previsto pelo Kia Concept PV5. Esta visão futura foi apresentada juntamente com um plano multifásico que verá os PBV revolucionarem a indústria da mobilidade, ajudando ao mesmo tempo a avançar as ambições do Hyundai Motor Group em robótica, Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e condução autónoma.

Os Kia PBVs são uma solução de mobilidade total que combina veículos elétricos adequados à finalidade com soluções de software avançadas baseadas na estratégia software-to-everything, ou SDx, do Hyundai Motor Group. Como plataforma além do veículo, os PBVs da Kia abrirão as portas para novos negócios e estilos de vida, redefinindo o conceito de espaço graças a interiores avançados e personalizados que proporcionam o máximo em liberdade e flexibilidade.

“O negócio PBV da Kia representa a nossa visão de ir além do conceito tradicional de automóveis, satisfazendo as necessidades não satisfeitas de diversos clientes e comunidades através de veículos e serviços otimizados que atendem a circunstâncias específicas de mercado e negócios”, disse Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia.

“Os Kia PBVs serão um facilitador da inovação empresarial graças ao nosso sistema de gestão centrado no cliente, à experiência em produção em massa de veículos elétricos e à estratégia SDx em rápido desenvolvimento do Hyundai Motor Group e aos negócios futuros relacionados. Estamos entusiasmados em mostrar que estamos totalmente preparados para nos tornarmos os pioneiros no mercado global de PBV”, acrescentou.

Uma visão para a mobilidade futura

O lançamento do negócio PBV da Kia fará com que a marca se comprometa a fornecer uma gama variada de tipos de veículos personalizados para satisfazer as necessidades individuais dos clientes. Determinada a superar todas as ofertas restritivas e unidimensionais existentes da linha de produtos da indústria, a Kia acredita que a sua nova abordagem aos PBVs pode ajudar a resolver os desafios de mobilidade enfrentados por indivíduos e organizações com opções de transporte limitadas.

A oferta PBV da Kia é a personificação de uma abordagem genuinamente centrada no cliente e será construída em torno de um sistema de negócios dedicado, integrando veículos, software e tecnologias futuras para proporcionar valor acrescentado.

O roteiro de PBV da marca, dividido em três fases distintas, ilustra como os PBV da Kia serão fundamentais na concretização da visão SDx do Grupo como dispositivos que oferecem soluções personalizadas de acordo com os padrões de utilização do cliente.

A primeira fase verá a introdução do Kia PV5, um EV versátil otimizado para áreas importantes como chamadas, entregas e serviços públicos que apresenta capacidade de conversão para diversas necessidades dos clientes. A conectividade aprimorada de dados entre veículos e dados externos, como informações de rota ou entrega, permitirá a operação conveniente de vários veículos como uma frota definida por software. Este surgimento de frotas empresariais personalizadas e soluções específicas de PBV significa menos tempo de inatividade e maior rentabilidade.

A segunda fase verá a conclusão da linha de modelos PBV dedicados, e os PBVs evoluirão para plataformas de mobilidade baseadas em IA que utilizam dados para interagir com os usuários e garantir que os veículos estejam sempre atualizados. Uma solução PBV integrada fornecerá uma experiência personalizada e contínua em todos os dispositivos e software. Entretanto, surgirão novas formas de negócios ligadas à robótica e a outras tecnologias futuras.

Na terceira fase, os PBVs da Kia evoluirão para soluções de mobilidade altamente personalizáveis e personalizadas, integrando-se com o futuro ecossistema de mobilidade. É aqui que os PBVs da Kia acabarão por se tornar plataformas de vida que transformam qualquer inspiração em realidade. Os veículos autônomos conectados serão gerenciados como parte de um único sistema operacional de cidade inteligente. Com o surgimento de um mundo hiperconectado onde as pessoas, os PBVs e as infraestruturas sociais estão perfeitamente interligados, abriremos a porta a estilos de vida completamente novos, criando um ecossistema PBV robusto baseado nas futuras tecnologias do Hyundai Motor Group para condução autónoma e mobilidade aérea avançada, robótica e rede de energia elétrica.

Projetado para facilitar a vida dos usuários

Utilizando a tecnologia ‘Easy Swap’ para atender com flexibilidade às diversas demandas dos clientes, um único chassi de veículo pode ser usado para atender a múltiplas necessidades de mobilidade. Atrás de uma cabine fixa, ou ‘zona do motorista’, uma variedade de corpos superiores intercambiáveis, ou ‘módulos de vida’, podem ser conectados ao veículo básico por meio de uma tecnologia híbrida de acoplamento eletromagnético e mecânico, transformando o PBV em um táxi durante o dia, para uma van de entrega à noite e um veículo recreativo pessoal nos finais de semana.

A modularização é ainda possível graças à montagem “Dynamic Hybrid” sem solda da estrutura da carroçaria, que permite que o comprimento dos membros móveis seja ajustado de forma flexível de acordo com a finalidade de utilização do veículo. Compostas por aço tubular de alta resistência e polímeros projetados, as peças típicas são reduzidas em 55% sem perda de rigidez. Fornecida em forma de kit padronizado e conveniente, a tecnologia Dynamic Hybrid permitirá a transformação rápida e simples em campo de um Kia PV5.

O design dos PBV da Kia é inspirado em ferramentas robustas, simples e inteligentes e vai muito além da mera estética. A principal missão da Kia é garantir que os PBVs da marca sejam simples e intuitivos de operar e interagir, independentemente de onde, quando ou como são usados.

Quer o objetivo do veículo seja transportar pessoas, movimentar mercadorias ou satisfazer necessidades logísticas ou de mobilidade pessoal, cada PBV partilha uma qualidade consistente de design que reflete a sua natureza sólida e robusta e projeta uma atitude confiável e altamente capaz. Não existem adornos desnecessários, sendo que cada funcionalidade foi concebida para servir uma função útil que facilita a vida dos utilizadores dos veículos, como claramente demonstrado pelos conceitos revelados na CES.

Uma combinação de uma linguagem de superfície simples, porém robusta, combinada com gráficos expressivos unifica perfeitamente os modelos PV5, apesar de suas naturezas diversas. Em cada veículo, grandes portas se abrem para revelar uma abertura sem pilares excepcionalmente confortável que proporciona entrada e saída sem esforço. No interior, a distância entre eixos alargada e a plataforma elétrica garantem espaços abertos amplos e planos para oferecer possibilidades de arrumação e utilização quase infinitas. A experiência do condutor também é melhorada, uma vez que o cockpit proporciona uma superfície semelhante a uma mesa de trabalho e o volante pode ser dobrado para servir como luminária de mesa, criando um ambiente semelhante ao de um escritório.

A sustentabilidade está no centro da estratégia de design PBV da Kia. O uso extensivo de materiais como bioplástico, plástico pós-consumo (PCM), biotinta, tecido PET, feltro e fios reciclados, e espuma bio-PU não apenas limita o impacto ambiental hoje e amanhã, mas também proporciona um visual e tátil únicos que leva à criação de novos valores estéticos.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)