Renault Master, uma aerovan multienergia de nova geração

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Postado 26 de novembro de 2023 por bisponeto em

Desde que foi lançado, em 1980, já são mais de 3 milhões de unidades vendidas do Renault Master, todas produzidas em Batilly, próximo a Metz, no leste da França. A rica história de mais de 40 anos é marcada pelas três primeiras gerações do furgão, com um grande sucesso em sua posição de líder histórico do mercado europeu na categoria. O Renault Master é comercializado em mais de 50 países, tendo chegado ao mercado sul-americano em 1990. A quarta geração do Renault Master chega agora para perpetuar este sucesso.

Design da cabine: uma verdadeira estação de trabalho

O Novo Renault Master oferece um ambiente interno de alta qualidade, próximo daquele encontrado nos veículos de passeio da marca. O painel de bordo em forma de “S” é centrado no condutor, contribuindo para aumentar o espaço disponível na cabine. Os materiais topo de linha e a tela de 10 polegadas (de série em toda a gama) oferecem um toque high-tech bastante agradável visualmente e os tons escuros dos revestimentos acentuam ainda mais a impressão de casulo proporcionada pela cabine ultramoderna. Já o volante oriundo da gama de veículos de passeio pode agora ser regulado tanto em altura como em profundidade, permitindo que cada um encontre sua melhor posição de dirigir. Nas versões equipadas com câmbio automático, a alavanca do câmbio fica localizada no volante, aumentando o conforto e a segurança.

Com um total de 135 litros, o volume de porta-objetos teve um aumento de 25%, o que faz desta geração a melhor neste quesito no mercado. Cada coisa tem seu lugar na cabine de Novo Renault Master, como os múltiplos espaços para guardar objetos no painel de bordo, porta-copos laterais, porta-luvas em formato gaveta, console de teto e dois níveis de porta-objetos nas portas.

O Novo Renault Master se transforma facilmente em um verdadeiro escritório móvel. Quando é rebatido, o encosto do banco central forma uma mesa de trabalho, enquanto que o assento oferece um porta-notebook embutido. Já as tomadas USB-C permitem alimentar os dispositivos eletrônicos. Assim, cada detalhe foi pensado para um uso intenso no dia a dia, como as extremidades dos assentos dos bancos, produzidas em material mais resistente do tipo couro sintético, que facilitam os movimentos para entrar e sair da cabine, mantendo o aspecto original por mais tempo. Estão disponíveis várias opções de bancos, como suspensos, giratórios, individual e mais três versões de bancos inteiriços, em duas versões de tecido ou couro artificial.

Design externo: personalidade forte, que inspira confiança

O design de Novo Renault Master foi renovado, valorizado pelo estilo espetacular e uma forte personalidade, com uma pegada moderna para acompanhar o dia a dia dos clientes profissionais. Ele nasceu para continuar a história de sucesso do Master.

O Novo Renault Master transmite confiabilidade, robustez e segurança. A frente robusta contribui para esta impressão, com um estilo único que remete ao universo dos veículos pesados. Nela se encontra a nova identidade de marca da Renault, com o novo logo e a assinatura luminosa em forma de C (C-Shape), faróis full LED extragrandes e a imponente grade frontal. Esta última é destacada por um detalhe em forma de “U” na cor preta com acabamento granulado ou na cor da carroceria, nas versões topo de linha. Sete cores de carroceria estão disponíveis de série e mais 300 outras opções de cores especiais.

As proporções foram cuidadosamente trabalhadas para oferecer o melhor equilíbrio para cada tipo de carroceria. A parte traseira é mais estreita para otimizar a aerodinâmica, tendo sido desenhada para preservar o excelente espaço para abertura da porta traseira e o volume de carga útil. O recorte assimétrico do vidro traseiro remete ao estilo já conhecido do Master, enquanto que as lanternas traseiras exibem uma assinatura luminosa específica em forma de C, assim como na frente da carroceria.

Foi realizado um trabalho minucioso em relação à qualidade percebida e a robustez. Por exemplo, os painéis laterais produzidos a partir de uma única peça são ainda mais sólidos visualmente, principalmente nas versões mais longas, cuja estrutura mais rígida evita qualquer deformação. Na área de carga a qualidade percebida também foi reforçada, até mesmo nos detalhes dos chanfros e reforços.

Design aerovan a serviço da performance energética

O trabalho excepcional realizado na aerodinâmica do Novo Renault Master permite oferecer a melhor eficiência em sua categoria, seja qual for a fonte de energia utilizada. O coeficiente aerodinâmico foi reduzido em mais de 20%, um valor bem abaixo da geração anterior e de todos seus concorrentes atuais.

Para atingir este resultado, sua forma foi trabalhada nos mínimos detalhes, como o capô mais curto, o para-brisa avançado e inclinado, o design dos retrovisores, passagens de ar no para-choque, parte traseira mais estreita, inclinação do teto, etc. A aerodinâmica também foi trabalhada para melhorar o conforto acústico do cockpit.

Como o tamanho do veículo não permite que ele seja testado no túnel de vento de Saint-Cyr, os estudos de desenvolvimento da aerodinâmica foram realizados em maquetes em escala 83%. Posteriormente, as versões em tamanho real foram validadas em um túnel de vento especializado para o setor de aviação.

Os esforços se traduziram concretamente em eficiência. Por isso, o Novo Renault Master teve um ganho significativo de 39 g/km em emissões de CO2, permitindo que ele ofereça um valor inferior a 200 g/km. A excepcional aerodinâmica do Novo Master também permite que ele contribua muito para a redução do consumo das versões elétricas, já que é possível um ganho de 20% em comparação com o Master atual.

Plataforma multienergias

Seja qual for a motorização escolhida, os clientes do Novo Renault Master terão o veículo mais eficiente de sua categoria na revelação do Novo Master, em novembro de 2023. Isso permite ganhos tanto em custos de utilização como em capacidade de carga útil (até 2 toneladas).

Todas as versões são produzidas na mesma linha de montagem, permitindo grande flexibilidade de adaptação à demanda. O Novo Renault Master é o único veículo da categoria produzido na França, todas as opções de motorização para as três fontes de energia e todas as variações de carrocerias produzidas na mesma linha de montagem, em Batilly, próximo a Metz, no leste da França. Os motores, caixas de câmbio e as baterias são montadas na França, sendo que 84% dos fornecedores estão localizados na França.

Diesel Blue DCI

Quatro variantes da motorização Diesel Blue dCi fazem parte do programa do Novo Master, com potências de 105, 130, 150 e 170 cv. Elas oferecem ganhos significativos em termos de consumo (-1,5 l/100 km em média), bem como em emissões de CO2 (- 39 g/km), o que permite ficar abaixo dos 200 g/km. A transmissão fica a cargo de uma caixa de câmbio manual clássica ou a nova caixa de câmbio automática EAG9 com conversor de 9 velocidades, que é extremamente eficiente.

Motorização elétrica

As versões 100 % elétricas do Novo Renault Master oferecem duas motorizações de 96 ou 105 kW, cada uma delas entregando 300 Nm de torque, sendo a primeira equipada com uma bateria com capacidade de 40 kWh (180 km de autonomia WLTP) e a segunda com uma bateria de 87 kWh (mais de 410 km de autonomia pelo ciclo WLTP).

Isso permite que o Novo Renault Master apresente níveis recordes, como carga útil de 1.625 kg com habilitação categoria B, autonomia superior a 410 km WLTP e capacidade de reboque de 2,5 toneladas. O consumo se mantém comedido, com 21 kWh/100 km segundo a norma WLTP para a versão equipada com a bateria de 87 kWh, graças a um sistema inovador de gestão térmica. A recarga rápida de 130 kW DC permite atingir 229 km de autonomia em 30 min. Em domicílio, 10 a 100% da recarga é feita em menos de quatro horas, utilizando um carregador de parede do tipo Wallbox de 22 kW em corrente alternada.

Obs.: todos os serviços conectados específicos das versões elétricas (programação da recarga, pré-aquecimento ou resfriamento da cabine antes da partida, etc.) estão detalhados no capítulo sobre conectividade a seguir.

Hidrogênio

O Novo Renault Master também foi criado para oferecer futuramente uma versão a hidrogênio H2-Tech e célula de combustível.

Sistema de frenagem exclusivo

O novo sistema inovador de frenagem dinâmica com assistência elétrica do Novo Renault Master oferece a mesma eficiência e a mesma sensação no pedal, seja qual for a carga transportada. Ele também permite que o sistema automático de frenagem de emergência seja acionado mais rapidamente (tempo de reação dividido por dois), bem como uma recuperação mais forte da energia para as versões elétricas, o que contribui para o aumento da autonomia.

20 dispositivos avançados de assistência ao motorista

O Novo Renault Master conta com 20 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), proporcionando máxima segurança aos seus ocupantes e outros usuários do trânsito. A segurança ativa se mantém em alto nível de alerta, cujos sistemas incluem o assistente de estabilização de vento lateral, frenagem automática de emergência (AEBS) e o assistente de reboque. Já o Assistente Inteligente de Velocidade ajuda o condutor a respeitar os limites de velocidade.

Funções V2X nas versões elétricas

As versões elétricas do Novo Renault Master vão oferecer funções V2X, como V2L (do Veículo para Carregamento de Dispositivos Elétricos) e V2G (do Veículo para a Rede). Isso inclui a possibilidade de recarregar dispositivos externos por meio do sistema V2L, utilizando uma tomada na cabine ou na área de carga, mediante o uso de um adaptador que pode ser conectado na tomada da área de carga. Assim, é possível conectar aparelhos portáteis, como ferramentas e dispositivos eletrônicos, bem como equipamentos integrados no caso dos veículos transformados por encarroçadores (furgão refrigerado, porta traseira motorizada, micro-ônibus com aquecimento ou ar-condicionado suplementar, etc.). O Novo Renault Master também poderá ser integrado na rede e fornecer energia das suas baterias, por meio da função V2G, graças ao carregador bidirecional.

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