Renault Kardian terá tecnologias inteligentes de auxílio ao motorista

0
Postado 6 de novembro de 2023 por bisponeto em

O Novo Renault Kardian, que chega em março de 2024 no Brasil, é repleto de tecnologias, com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), dois deles inéditos no segmento B no Brasil. A sensação de segurança proporcionada pela posição de dirigir mais alta é complementada pelos equipamentos de segurança passiva, como os 6 airbags e a estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão.

Alerta de ponto cego e câmera multivisão

Para uma experiência ao volante muito melhor e ainda mais segura, o Renault Kardian é equipado com um alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.

A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.

Cruise control adaptativo

O cruise control adaptativo (ACC) do Renault Kardian constitui um aliado de peso para os condutores nos trajetos mais longos, aumentando o conforto e a segurança. Depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador.  Quando não há um veículo à frente, o cruise control adaptativo funciona como um cruise control normal. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.

Alerta de distância segura

Esta função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado.

Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência

O alerta de colisão frontal adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.

Outros dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS)

O Novo Renault Kardian conta com um conjunto completo de dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), como o assistente de partida em rampa que é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tira o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida.

O limitador de velocidade e o cruise control proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.

Seis airbags para uma proteção completa

A segurança passiva também é destaque no Novo Renault Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral. Além disso, em situações críticas de condução, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

Muito mais prazer de dirigir

O Novo Renault Kardian está inaugurando a nova plataforma modular do Renault Group no Brasil. Ele se posiciona no melhor nível de seu segmento em termos de consumo e emissões de CO2, graças ao novo motor turbo 1.0 de 125 cv e 220 Nm, associado a um câmbio com dupla embreagem do tipo EDC. Este conjunto mecânico é inédito na América Latina.

Primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular

A Renault é a marca francesa número 1 no mundo, com foco em quatro polos industriais e comerciais: América Latina, Norte da África – Turquia, Índia e Coreia do Sul.

Para estes mercados, o Renault Group desenvolveu uma plataforma modular única que serve de base para o desenvolvimento e produção de veículos “à la carte”. No futuro, ela permitirá o desenvolvimento de sete veículos globais, que serão produzidos em quatro regiões industriais do grupo: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia.

A incrível flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre 4 e 5 metros, 4 opções de entre eixos (de 2,60m a 3m) e três comprimentos para o módulo traseiro. O Novo Renault Kardian é o primeiro veículo – e também o veículo mais compacto – a se beneficiar desta nova plataforma modular. Conforme demonstrado pelo carro-conceito ZH1312 revelado simultaneamente, esta plataforma permitirá desenvolver veículos tão variados como uma grande picape ou outras silhuetas atraentes. Vale ressaltar que esta nova plataforma evolutiva do Renault Group terá uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor e futuras.

Novíssimo motor flexfuel entrega 125 cv e 220 Nm de torque

O Novo Renault Kardian será comercializado desde o lançamento no Brasil com um novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cv (92 kW) para um torque de 220 Nm. Ele será associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC, proporcionando um prazer de dirigir ainda maior.

Além da economia de combustível graças ao sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando um verdadeiro prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos. O torque de 220 Nm garante uma condução eficiente e economia de energia.

Câmbio automático EDC com dupla embreagem

Assim como vários modelos europeus da marca, o Novo Renault Kardian associa um motor turbo 1.0 de três cilindros a um câmbio com dupla embreagem EDC. Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante. Além disso, este câmbio conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva nos países da América Latina já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio terá sua estreia mundial e será lançado nos mercados da América Latina.

Motor disponível no Brasil:

Arquitetura: 3 cilindros turbo com injeção direta;

Cilindrada: 999 cm3;

Combustível:  gasolina flexfuel;

Potência: 92 kW (125 cv);

Torque: 220 Nm;

Câmbio: Dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch);

Pneus: 17 polegadas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)