Honda lança o ZR-V no Brasil por R$ 214.500,00

0
Postado 11 de novembro de 2023 por bisponeto em

O Honda ZR-V, fruto de um projeto 100% novo, recentemente lançado em escala mundial, chega ao Brasil. Elegante e esportivo, com um interior espaçoso e repleto de tecnologia, o ZR-V foi desenvolvido sem concessões, visando o equilíbrio entre conforto, robustez e dirigibilidade, para atender plenamente os anseios de clientes que buscam excelência, inclusive nos detalhes. O lançamento do ZR-V na rede de concessionárias aconteceu no dia 31 de outubro, quando as vendas foram iniciadas, com preço público sugerido de R$ 214.500,00.

O ZR-V chega para completar a família de SUVs da Honda no Brasil, posicionando-se entre os consagrados HR-V e CR-V. Ele preserva o DNA que fez destes SUVs referências em eficiência, dinâmica, confiabilidade e alta tecnologia voltada para a segurança e bem-estar de seus usuários. O prazer de dirigir é um dos grandes destaques do ZR-V. Baseado na plataforma global usada no Civic, o modelo apresenta refinado comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã aliados à robustez e conforto dos SUVs.

Com uma ampla lista de equipamentos, o ZR-V proporciona elevada segurança, conectividade e conveniência aos ocupantes. As dimensões externas superiores, o amplo espaço interno, a alta qualidade e o refinamento dos materiais também são destaques do novo SUV da Honda.

Estilo exterior expressivo

Na dianteira, a expressiva grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. A aparência limpa e sofisticada do teto se deve à tecnologia de soldagem a laser, que eliminou a necessidade de molduras longitudinais. Outro detalhe de relevância estética e perfeccionismo aerodinâmico vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.

Na parte traseira, o generoso aerofólio dá suave continuidade ao teto, exaltando a leveza do conjunto e as formas esportivas do ZR-V, com a extremidade das lanternas traseiras moldada para melhorar a aerodinâmica.

O caráter sofisticado do ZR-V é destacado por detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal (um forte elemento estético, com singular formato de colmeia), na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado, reforçando a elegância e esportividade do novo SUV.

Interior amplo, confortável e refinado

Na cabine do ZR-V se percebe nitidamente a nova abordagem de design da Honda, que une estética e funcionalidade, com um genuíno toque de sofisticação. Materiais de elevada qualidade foram usados nos revestimentos internos e têm como característica a maciez ao tato que resulta em conforto e sensação de requinte.

O desenho curvilíneo do exclusivo console central flutuante do ZR-V abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento de maneira ideal para facilitar o uso. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro macio e oferece uma agradável sensação ao motorista, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. O volante ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.

Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, e resulta em grande conforto especialmente em longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. Aqueles que viajam atrás desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante. O revestimento dos bancos é em couro de alta qualidade, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

Quando o assunto é espaço para bagagem, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados. Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

Alta tecnologia e conectividade a bordo

A tecnologia foi integrada de forma inteligente à cabine do ZR-V. O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis ​​pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.

O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.

Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

Para completar a oferta tecnológica, o ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

Dinâmica refinada e motorização eficiente

A dinâmica extremamente refinada, com a perfeita relação entre conforto e performance, é destaque no ZR-V. Baseado na plataforma do Civic, o modelo apresenta comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã, uma característica exclusiva do ZR-V no segmento de SUVs.

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V. Na suspensão como um todo foram usados componentes elásticos de baixo atrito para otimização do funcionamento e redução do índice de NVH – Noise, Vibration, Harshness (ruído, vibração e aspereza).

O Honda ZR-V é equipado com o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que proporciona um excelente equilíbrio entre performance e consumo de combustível. O motor, com potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm, possui duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas. Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor. A ação do EDDB amplia a segurança sem afetar o consumo.

Segurança como prioridade

A segurança, um dos pilares da Honda, está diretamente ligada à aplicação de elevada tecnologia. O ZR-V está equipado com o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:

– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;

– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;

– LKAS – Sistema de permanência em faixa – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;

– AHB – Farol alto automático – comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

O ZR-V possui ainda diversos outros importantes equipamentos de segurança: 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)