Coluna Reta Oposta – Por Bispo Neto:

0
Postado 25 de novembro de 2023 por bisponeto em

João Paulo Bonadiman é vice-campeão brasileiro

O kartódromo RBC Racing, localizado em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG, foi o palco da 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Dos 232 pilotos inscritos na segunda fase da competição, disputada de 13 a 18 de novembro, 22 eram da Júnior Menor, classe destinada a crianças entre 11 e 12 anos. Entre eles, o piloto capixaba, João Paulo Bonadiman, foi um dos destaques ao escalar 11 posições nas baterias classificatórias e encerrar a disputa como vice-campeão, em seu primeiro ano na categoria. Integrante da equipe A8 Racing, JP Bonadiman saiu da 16ª colocação nas baterias classificatórias e terminou as duas, em quinto lugar, marcando ainda a volta mais rápida na segunda. A soma destes resultados o colocou na quarta posição do grid da corrida Pré-final, na qual terminou em terceiro, posição de alinhamento para a prova decisiva.
Dada a largada, JP Bonadiman foi para o quarto lugar na segunda passagem. Rápido e constante, recuperou o posto na oitava volta e nas últimas três manteve a segunda posição até a bandeirada final. “Ele foi muito bem em todas as corridas. Uma pena não ter alcançado um bom ritmo na tomada de tempos. Mas fez duas boas escaladas nas classificatórias e foi gigante na Pré-final e final. A categoria está muito competitiva e ele conseguiu segurar muito bem o pelotão que vinha atrás. Estamos orgulhosos da evolução do JP nestes últimos meses”, comentou Jefferson Neves, mecânico da equipe. “Quero agradecer a equipe A8 Racing, que me receberam com tanto carinho e me entregaram um kart muito bom, a equipe da DNA Racing, que me ajuda na telemetria, aos amigos e familiares que torcem por mim. Estou muito feliz com este resultado e tenho certeza de que vamos evoluir ainda mais”, concluiu João Paulo Bonadiman. (Texto e foto: Eni Alves).

Firás faz bom Brasileiro e fica em 4º lugar na Júnior

Firás Fahs fez um bom Campeonato Brasileiro de Kart. O piloto de Foz do Iguaçu conquistou o quarto lugar da categoria Júnior no encerramento da competição nacional, no sábado (18/11), no Kartódromo da RBC, em Vespasiano, região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O campeão foi o mineiro Lucas Moura. Firás andou entre os quatro primeiros em todos os treinos. Conquistou o quarto lugar no grid de largada, foi quarto na primeira prova classificatória, segundo na segunda e terceiro na Pré-final. No entanto, seu kart perdeu rendimento na final. “O motor perdeu rendimento e assim ficamos sem equipamento para brigar pelo título. Também levei um toque logo na largada e isto também contribuiu para a perda de rendimento”, informa Firás.  

Ao falar sobre o pódio, quarto lugar, Firás enfatiza que fica triste porque fez excelente preparação para ganhar este Brasileiro. “Mas tenho que entender que ganhar um Brasileiro na Júnior não é fácil. A categoria teve 34 participantes, com de 10 a 15 competidores como candidatos ao título. Não tinha favoritos. Mas temos que comemorar o quarto lugar. Estou feliz com a equipe e com a evolução nesta temporada”, acentua Firás Fahs. (Foto: Eni Alves).

Palheta do motor estourada não parou Guilherme Moleiro

“Um ano inteiro de preparação física. Um ano inteiro buscando junto com a equipe de mecânicos o melhor acerto do kart e o colocando em prática todo o ensinamento do meu coach na pista. Me preparei, também psicologicamente, porque a gente sabe que tudo pode acontecer, inclusive uma quebra. Mas quando alinhei no grid, esperava uma boa disputa, afinal eram 22 concorrentes buscando o mesmo que eu, o título de campeão que coroa todo este trabalho”, frases de desabafo do piloto Guilherme Moleiro (Kart Republic), após a prova final da 58ª edição do Campeonato Brasileiro, em que a palheta do motor do kart Júnior Menor estourou e o fez perder rendimento.
A competição do Grupo 2 aconteceu ao longo da semana passada, de 13 a 18 de novembro, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, MG, com a temperatura mais alta do ano na região. Moleiro fez o terceiro melhor tempo no treino de qualificação. Com um terceiro e um segundo lugares nas baterias classificatórias conseguiu no terceiro posto no grid da Pré-final. Chegou a liderar a prova, e terminou na segunda posição. Largando na primeira fila, ao lado do pole position, Moleiro percebeu o kart diferente. A arrancada não foi a mesma das corridas anteriores e a potência foi caindo volta a volta.
“Mesmo sabendo que não tinha como brigar pelas primeiras posições, eu segui firme, tentando me defender e levar o kart até a bandeirada final. Não foi nada fácil, mas desistir nem passou pela minha cabeça. Fui o sexto colocado porque o motor me deixou na mão, mas sei que tinha toda chance do mundo de brigar para ser campeão”, contou o piloto. “Na Pré-final o cano de escape escapou e o Gui fez as últimas voltas com todo o calor do motor nas costas. Quando chegou no parque fechado tinha um buraco queimado no macacão. Mais umas duas voltas e teria queimado as costas. Na corrida decisiva ele fez mágica conduzindo o kart até o final com a palheta do motor estourada”, concluiu Beto Zanini, coach de Guilherme Moleiro. (Texto e foto: Eni Alves).

Alfredinho Ibiapina é TOP 5 no Brasileiro de KZ -Shifter

Num calor escaldante de quase 40ºC o piloto Alfredinho Ibiapina (Orcali) encarou disputas em duas categorias: Graduados e KZ (Shifter – kart com marcha).  A 58ª edição do campeonato Brasileiro foi realizada de 13 a 18 de novembro, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano-MG. Com 24 pilotos no grid da Shifter e nomes fortes como Pedro Piquet, André Nicastro, entre outros, Ibiapina é o 5º colocado na classificação geral. Nada mal para um piloto que tinha disputado apenas três competições pela categoria, e numa delas, a Copa Brasil de Kart, foi o terceiro colocado.
Na Graduados enfrentou problemas com o setup do kart que o levou a dois abandonos, um na bateria classificatória e outro na prova final. “Infelizmente, o resultado na Graduados não foi nem de longe o esperado. Já na Shifter, fomos bem competitivos em todas as corridas. O aprendizado que tive nas duas categorias foi gigante, correndo com grandes feras do kart. Quero agradecer o empenho de todo o time A8 Racing, ao Jeison Teixeira da DNA Telemetria, ao meu coach e concorrente nas pistas, André Nicastro, aos meus pais e ao grupo Orcali”, disse Alfredinho Ibiapina. (Texto e foto: Eni Alves).

Totti prepara a Vannucci Racing pra final da Copa Truck

Com dois dias de treinos na semana passada no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná, Leandro Totti prepara a equipe Vannucci Racing para a etapa de encerramento da temporada 2023 da Copa Truck. A prova está marcada para o dia 10 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo,

Totti informa que nestes dois dias de treinos pode testar muitas coisas novas, já visando a próxima temporada, mas trabalhou muitos acertos de suspensão para o circuito de Interlagos. “Estamos focados em conquistar bons resultados na última prova do ano e será importante um bom acerto de suspensão de nossos Volvos para tirar proveito de toda a potência do motor. Agora voltamos para a oficina e vamos decidir se será necessário mais algum treino de pista, quando o Rodrigo Taborda poderá participar”, acentua Leandro Totti. (Foto: Vanderley Soares).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)