Novo Honda Accord Hybrid chega com mais tecnologia

0
Postado 10 de outubro de 2023 por bisponeto em

O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro evoluído em todos os aspectos se comparado à geração anterior. Flagship entre os automóveis de passeio da marca, o Accord é referência máxima em estilo, tecnologia, segurança, conforto, requinte e conectividade, além de ser elemento fundamental na estratégia de eletrificação da Honda. O preço público sugerido é R$ 324.900,00.

O modelo traz a avançada e exclusiva tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão. O segredo da tecnologia e:HEV está na forma como os motores interagem, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, que une alta performance a uma economia de combustível excepcional.

O Accord foi o modelo que introduziu essa tecnologia no Brasil, em 2021. Agora, nesta nova geração, o sistema está ainda mais evoluído e eficiente. Os motores elétricos estão dispostos em paralelo, e não mais em série, o que implica em um novo e-CVT, dotado de maior capacidade de absorção de vibrações e ruídos. A aceleração e o conforto acústico nas arrancadas foram ampliados, tornando a condução ainda mais refinada. O novo motor quatro-cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora possui injeção direta de combustível e entrega uma performance superior em relação à geração anterior.

O caráter de automóvel exclusivo da 11ª geração do Accord salta aos olhos por meio do design externo com capô baixo e longo, capaz de conferir uma silhueta elegante, mas que respeita e preserva a elegância. O novo e imponente visual veio acompanhado de aperfeiçoamentos técnicos que proporcionaram relevante evolução dinâmica, aumentando o prazer a bordo, aspecto que caracteriza todas as gerações do Honda Accord em seus 46 anos de existência.

Na cabine, a busca por qualidade vai além da utilização de materiais requintados ou exata ergonomia. O ambiente é rico em detalhes sofisticados que valorizam motorista e passageiros. O resultado é um ambiente luxuoso, no qual modernidade e eficiência estão atreladas à qualidade e aspectos de segurança, com superfícies limpas e comandos de utilização simples e intuitiva.

O sistema de segurança Honda SENSING que equipa esta nova geração do Accord se beneficiou de importantes aperfeiçoamentos. O modelo também traz toda a conectividade do myHonda Connect, plataforma que torna a vida do usuário dos automóveis Honda mais prática, confortável e segura.

Elegância, sofisticação e alto nível de conforto

O conceito que levou à criação do design exterior do Accord Advanced Hybrid foi resumido no mote “Creative Black Tie”, que permite intuir que o desejo de requinte foi especialmente voltado à modernidade.

A busca pela harmonia nas formas resultou em uma carroceria cuja percepção de porte foi reforçada pelo crescimento longitudinal. A linha de cintura horizontal e o caimento da coluna C – que remetem à elegância natural dos cupês – é complementada pela dianteira, com capô longo e frontal baixo. O resultado é uma silhueta elegante e moderna, mas sem excessos.

A grade dianteira de visual marcante tem acabamento Black Piano, compondo uma frente vigorosa em conjunto com os faróis full-LED com DRL como protagonistas de uma “assinatura luminosa” que destaca a horizontalidade desejada pelo conceito “Low & Wide”, ou seja, baixo e largo.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o H da Honda ao centro de uma superfície limpa e nivelada, que se harmoniza com a parte dianteira por exaltar a largura da carroceria, oferecendo a desejada linearidade, imponência e modernidade.

Outro elemento de grande importância no design externo são as rodas aro 18 polegadas calçadas com pneus 235/45. Pintadas em preto com a superfície exterior polida, seu desenho equilibra sofisticação e esportividade.

No interior do Accord a palavra de ordem é funcionalidade, com ênfase no alto padrão de materiais utilizados, que agradam tanto o olhar quanto o tato através da evidente percepção de qualidade e durabilidade. A visibilidade é privilegiada pelo fato de os limpadores de para-brisa ficarem fora do campo de visão do motorista.

As saídas de ventilação do painel se camuflam em meio a uma trama metálica que aumenta a sensação de organização e horizontalidade, com os comandos giratórios do sistema de ar-condicionado digital dual zone ocupando a porção central, o que facilita o acesso e operação sem necessidade de desviar o olhar da via para eventuais ajustes.

O teto solar elétrico do novo Accord funciona de maneira integrada com o ar-condicionado. Ao ativar a função Tilt-up do teto solar com o ar-condicionado no modo Auto, a recirculação é automaticamente desligada, diminuindo o nível de ruído na cabine.

Esta atenção no bem-estar dos ocupantes é complementada pelo amplo espaço interno e pela capacidade do porta-malas (574 litros). O espaço de carga pode ser aumentado por meio do encosto bipartido, rebatível em proporção 60/40.

Tecnologia e conectividade superiores

Ao assumir o volante do Accord Advanced Hybrid, o motorista terá como fonte de informação prioritária o painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição, com 10,2 polegadas e múltiplas funções que podem ser configuradas facilmente por meio de comandos situados no volante. Além do cluster propriamente dito, o novo Accord oferece a possibilidade de consulta das informações básicas de condução projetadas no para-brisa pelo Head Up Display de 6 polegadas.

O cluster é ocupado em sua porção direita pelo velocímetro e, à esquerda, por um mostrador que informa de maneira simples e intuitiva o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração. A porção destinada à aceleração é indicada através de ponteiro, enquanto na área de desaceleração/regeneração a informação é dada pela cor e tamanho da escala: VERDE indica a regeneração efetiva e CINZA a intensidade da força de frenagem regenerativa, ajustável em seis níveis por meio de aletas atrás do volante.

Sob condução esportiva, a tração também é feita pelo motor elétrico de alta potência, mas a tecnologia avançada do novo Accord entrega ao motorista a sensação dinâmica e sonora de trocas de marchas. Isso acontece porque o gerenciamento eletrônico faz com que o motor a combustão evolua as rotações conforme o veículo ganha velocidade.

A porção central do painel é ocupada por uma tela multimídia sensível ao toque de 12,3 polegadas com botão físico de volume de áudio. Para facilitar a operação touchscreen, a tela fica em posição recuada, o que resultou em uma confortável área de apoio para a mão. O sistema de entretenimento do Accord é compatível com os padrões Apple CarPlay® e Android Auto.

Um sistema de som premium da marca Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas (duas para os ocupantes dos bancos dianteiros, duas para os do banco traseiro) e carregador de celular por indução no console central complementam a oferta tecnológica da cabine.

Motorização híbrida de alta eficiência

Foi através do Accord que, em 2021, a Honda estreou no Brasil a tecnologia e:HEV, fruto de mais de 20 anos de experiência na criação e aprimoramento de tecnologias de eletrificação. Tal expertise faz da Honda uma das únicas marcas a ter em seu portfólio mundial veículos híbridos convencionais e plug-in, elétricos a bateria e por célula de hidrogênio.

O Accord Advanced Hybrid traz relevantes aperfeiçoamentos e adequações que tornam o exclusivo sistema e:HEV da Honda ainda mais eficiente. Os motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit), foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT. Esta configuração inédita resultou em melhor performance do conjunto em termos de redução de ruídos e vibrações, inclusive pela adoção de um volante do motor equipado com pré-amortecedor.

Esse powertrain evoluído do novo Accord preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm). Tal progresso se estendeu ao novo motor a combustão quatro cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento significativo em torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e ligeiro ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm).

O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.

O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.

No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades elevadas de cruzeiro, condição em que motores a combustão trabalham em sua faixa de maior eficiência energética.

A possibilidade de alternar a ação do motor térmico e elétrico resulta em maior eficiência, o que faz do sistema híbrido e:HEV, exclusivo da Honda, uma referência em termos de simplicidade construtiva, desempenho e consumo de combustível. Aliás, o novo Accord conseguiu ser nota A em sua categoria, nota A em consumo e nota A em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)