Com crescimento de 12,5%, setor automotivo registra momento positivo

0
Postado 4 de setembro de 2023 por bisponeto em

Nos primeiros meses de 2023, o mercado automotivo brasileiro chegou perto de 1 milhão de emplacamentos, segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O setor começa a dar sinais de recuperação após quase três anos de queda. Na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023, o volume de vendas de veículos novos registrou um crescimento de 12,5%. Os indicadores favoráveis mostram que o mercado deve continuar aquecido na segunda metade do ano.

Com o setor em alta, as concessionárias também têm notado um crescimento na procura por carros novos. A Ford Slaviero, concessionária Ford com maior tempo de mercado em Curitiba, registrou um aumento de 69% nas vendas em relação ao ano anterior – e de 28% se comparado com o primeiro semestre de 2023. “É um bom momento para adquirir um carro novo. Historicamente, o mercado automotivo tem uma crescente no início do ano, mas, neste ano, observamos um fluxo maior nos meses de maio e junho”, afirma o gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Novaki.

Ele lembra que hoje a Ford conta com uma linha premium que atende a um público bem diversificado, pelo fato de atuar em diversos segmentos, como SUV, veículos comerciais, muscle car e, principalmente, a linha de picapes. “Os clientes têm mostrado interesse e uma maior afinidade com esse segmento. Acreditamos que a Ford acertou em mudar o seu portfólio e dar um foco ainda no segmento em que é líder”, destaca. 

Recentemente, a marca lançou a maior picape do mundo, a F150, além da primeira picape híbrida do Brasil: a Ford Maverick Hybrid. Além disso, a nova Ranger é a mais tecnológica da categoria. “Com certeza, essas novidades ajudaram a alavancar as vendas, mas isso só foi possível porque a Ford acertou nos produtos, que foram muito bem aceitos pelo mercado”, ressalta.

Alta na venda de picapes

As picapes foram o carro mais vendido de 2022, com cerca de 330 mil veículos, representando 17,7% do mercado de carros de passeio e veículos comerciais leves, segundo a Jato Dynamics. Nos três primeiros meses de 2023, essa participação já chegou a 19,3% do total de vendas no país. Para o gerente comercial da Ford Slaviero, a tendência é que a porcentagem aumente ainda mais. “O modelo é o que mais cresce, além de conquistar muitos clientes de SUVs, que migram para as picapes devido à segurança, conforto e tecnologia embarcada que elas oferecem”, argumenta. 

Para o segundo semestre, a expectativa é continuar crescendo. “Além da Transit Chassi, teremos o lançamento do Mustang Mach-E, veículo elétrico que já faz grande sucesso em outros países, a ponto de ter fila de compradores nos Estados Unidos. Outra novidade é a atualização da SUV Territory, carro que impressiona por seu pacote tecnológico. E, por fim, o novo Mustang 2024. Estamos ansiosos e a perspectiva é de ter um crescimento significativo nas vendas nos próximos 6 meses”, finaliza.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)