Volkswagen confirma a Kombi elétrica no Brasil

0
Postado 10 de julho de 2023 por bisponeto em

Em meio às comemorações dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, a montadora anuncia que um ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID Buzz. E isso dez anos após o fim de produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chega em lote limitado especial com 70 unidades.

“O ID Buzz é o ícone da era eletrificada da Volkswagen. Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissões e totalmente sustentável. A Kombi Elétrica é a união de forças das nossas estratégias de crescimento e descarbonização para a região: ACELERA VW e Way To Zero”, diz Alexander Seitz, Chairman da Volkswagen América Latina.

Assim como o ID.4, o ID Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes no Brasil. Como esperado, a conexão histórica do modelo trouxe resultados excelentes nas avaliações realizadas no último ano junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.

Um rockstar global com coração brasileiro

O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, teve uma chegada digna de uma estrela do rock ao longo de 2022. Lançado em setembro, foi coroado com o prêmio de “Carro Elétrico do Ano” pela publicação inglesa Top Gear. A versão Cargo, voltada para trabalho, foi eleita como “Veículo Comercial Internacional do Ano” durante o IAA Transportation 2022, na cidade em que é produzido.

E seu legado no Brasil começou rapidamente. Já no mês de lançamento, fez sua primeira aparição na América Latina no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. A “camper van” do futuro fez jus ao histórico em festivais herdado de sua ancestral, a T1.

Semanas depois, sua passagem seguiu em São Paulo para um encontro histórico: a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, recebeu o ID Buzz na Garagem VW, na fábrica da Anchieta. E hoje, semanas após a criação do Dia Internacional da Kombi, em 2 de junho, a Kombi Elétrica decidiu que veio para ficar.

A sua chegada por aqui marca não só mais um passo da Volkswagen do Brasil no segmento de elétricos – que cresceu 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil -, mas, também, por sua conexão com os brasileiros. De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombi comercializadas no País.

Totalmente elétrico, o ID Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.

O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

Assim como toda a linha de elétricos da VW, o pacote de assistências é extenso. Na lista estão sistemas como: Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo para uma direção segura e sempre divertida a bordo da lenda.

E a história do ID Buzz no Brasil está só começando. Em breve, mais detalhes eletrizantes do novo ícone da Volkswagen.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)