Conheça o Remote Rev recurso exclusivo do novo Mustang

0
Postado 15 de maio de 2023 por bisponeto em

O ronco poderoso do motor V8 é um dos atributos que os fãs mais apreciam no Mustang. A sétima geração do esportivo chega ao mercado norte-americano no segundo semestre com um novo recurso que valoriza ainda mais essa emoção: o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, que foi desenvolvido por brasileiros. Veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/shorts/WTB1JanweeE.

Esse equipamento exclusivo, patenteado pela Ford, não será visto em nenhum veículo da concorrência e tem outra curiosidade: foi desenvolvido por engenheiros brasileiros. O time alocado no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia assumiu a coordenação do projeto em 2021, quando ele ainda era apenas um conceito.

“Foi uma jornada intensa de refinamento do design até chegar à versão final do Remote Rev. Estudamos as sequências de acionamento e o padrão de aceleração em clínicas para atender às expectativas do consumidor do Mustang. E fizemos os experimentos finais e validação nos EUA, junto com o time de calibração”, diz Daniel Blanck, supervisor de Engenharia de Sistemas da Ford, que coordenou o projeto junto com os engenheiros Rogério Souza e Fábio Peres.

O funcionamento aparentemente simples do Remote Rev, comandado pelos botões do chaveiro, envolve vários desafios técnicos de funcionalidade e segurança. “O motor V8 acelerando a 5.000 rpm gera uma potência enorme e foi preciso garantir que isso seja feito com segurança para os usuários e sistemas do veículo, equacionando também as emissões”, explica Fábio Peres.

Como os demais equipamentos do Mustang, o Remote Rev foi testado sob diferentes condições, incluindo temperaturas de -20ºC a 30ºC, para validação de desempenho e durabilidade. O resultado foi reconhecido pelo time global da Ford e tem atraído a atenção dos fãs nas mídias sociais.

“O Remote Rev é uma das novidades mais legais e exclusivas do Mustang de sétima geração. Ele foi feito para surpreender e divertir de forma inusitada, é um trabalho que nos enche de orgulho. No momento que o carro ronca, mesmo quem está acostumado com motores grandes abre um sorriso”, completa Blanck.

Como funciona

Para ligar o motor do Mustang 2024 remotamente, é preciso apertar o botão de travamento (Lock) no chaveiro uma vez e, em seguida, o botão de partida remota duas vezes. Também é possível acionar o Remote Start pelo aplicativo FordPass.

Feito isso, basta pressionar o botão de destravamento (Unlock) e em seguida o de travamento (Lock) em menos de três segundos para o motor acelerar até 2.000 rpm, indicando que o sistema Remote Rev está ativo.

Apertando novamente os botões Unlock e Lock, o carro acelera e aumenta a rotação progressivamente para 3.000, 4.000 e 5.000 rpm. Como medida de proteção, quando é dada partida a frio o sistema só funciona após o motor atingir a temperatura ideal.

Chave personalizada

Desde o lançamento do Mustang, a Ford buscou dar um toque personalizado à sua chave. Em 1967, ela passou a vir com o emblema do pônei estampado. Em 1967, a marca introduziu a chave dupla face, que podia ser inserida no cilindro de qualquer lado. Essas inovações foram importantes na época, mas levaria quase três décadas até o surgimento de outras mudanças importantes.

Em 1994, pela primeira vez, os clientes do Mustang puderam optar por um chaveiro com comandos da trava elétrica e alarme. O avanço seguinte, em 1996, foi o lançamento do sistema passivo antifurto PATS conectado a um transponder na chave. Em 2012, o Mustang Boss 302 introduziu o TracKey, que carregava o software do PCM do carro no chaveiro para melhorar o desempenho.

O primeiro modelo com partida remota de fábrica chegou em 2015, e no ano seguinte foi lançado o FordPass, aplicativo que permite controlar as funções do veículo pelo celular. Em 2018, o botão de partida do Mustang ganhou uma luz pulsante no mesmo ritmo do coração de um pônei. Em 2021, o Mustang Mach-E elétrico inovou usando o celular como chave. E, agora, o Mustang adiciona o Remote Rev ao chaveiro.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)