Calor desafia competidores no Rally Internacional de Goiás

0
Postado 6 de abril de 2023 por bisponeto em

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally aconteceu no último fim de semana, 01 e 02 de abril, em Goiânia-GO, com trechos cronometrados em Aparecida de Goiânia, que sediou a prova na temporada passada. Além da mudança do parque de apoio para a capital, o evento foi marcado por uma grande programação musical.

Na sexta feira as duplas fizeram o reconhecimento dos trechos cronometrados. Segundo Leo Zettel, piloto da equipe Octanas Motorsport: “Grande parte dos trechos foram os mesmos do ano passado. Porém, as pequenas alterações nas estradas internas das fazendas obrigaram os competidores e fazer um levantamento todo novo”. A noite o público presente pode aproveitar a apresentação da Banda Clube Retrô e o show comemorativo dos 40 anos da Blitz.

Sábado as equipes partiram para os primeiros trechos cronometrados debaixo do calor da região, que foi um dos maiores desafios. Se não bastasse a temperatura dentro dos carros e a baixa aderência dos trechos sinuosos devido ao calor, o Renault Sandero RS dos irmãos Zettel teve um problema no coletor de escape na SS4, enquanto ocupava a terceira colocação na categoria. “Logo que largamos a SS4 deu para ouvir uma mudança no ronco do carro. Do nada o barulho ficou ensurdecedor e o carro perdeu desempenho”, conta Leo. No apoio seguinte a equipe deu uma geral no equipamento, mas junto com a quebra do coletor, as sondas foram arrancadas: “E essa parte não deu para arrumar”, argumenta o piloto que partiu para o terceiro setor com objetivo de conquistar a segunda colocação. No final do dia, objetivo concluído: Leo e Fred terminaram ainda na segunda posição com menos de 1 segundo de vantagem sobre o terceiro. Ao final do dia, o show com Mr. Gyn e Biquini Cavadão animou mais de 15 mil pessoas no Centro Cultura Oscar Niemeyer.

No domingo de manhã, a chuva pregou uma peça nos competidores. “Amanhecemos com uma chuva leve que molhou as especiais e nos deixou muito apreensivos quanto a aderência”, comenta Fred. “Foi difícil de interpretar onde estava molhado ou liso apenas olhando”,completa o navegador. A chuva durou pouco e o calor da região logo secou as estradas, permitindo que os pilotos confiassem novamente nos levantamentos feitos na sexta. Após 4 especiais, os irmãos Zettel garantiram a segunda colocação na categoria Rally 4 (para carros até 2.0 aspirados) e receberam os troféus no palco principal do evento, pouco antes dos shows da Liga Joe e Banda Venosa. “São eventos assim que precisamos em todo o campeonato brasileiro”, conta Leo. “Nem todo o público tem paciência de passar o dia no trecho, e aqui eles puderam acompanhar a prova a distância, curtir brinquedos infantis, praça de alimentação e diversos shows durante a programação”,completa o piloto.

Resultados:

Categoria Rally 4:

1.º) Luis Stedile/Kz Morales – Renault Clio RS;

2.º) Leo Zettel/Fred Zettel – Renault Sandero RS;

3.º) Alexandre Ferreira/Marcelo Ritter – Renault Sandero RS.

Categoria Rally 5:

1.º) Luciano Fleck/Thiago Osternack – VW Up! TSI;

2.º) José Barros Neto/João Remor – VW Up! TSI;

3.º) Luciano Américo/Marcos Debien – Peugeot 206.

Categoria Rally 2:

1.º) Federico Ensslin/Martín Villete – Mitsubishi Lancer EVO X;

2.º) Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR;

3.º) Milton Pagliosa/Vinicius Anziliero – Mitsubishi Lancer EVO X.

A próxima etapa acontece em Estação, no Rio Grande do Sul, nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)