Mulheres são destaque no Campeonato Brasileiro de Arrancada da CBA 2023

0
Postado 14 de março de 2023 por bisponeto em

No Mês da Mulher, o Campeonato Brasileiro de Arrancada organizado pela CBA tem muito a celebrar em relação às conquistas das mulheres no esporte. Com uma crescente participação feminina nas pistas, cada vez mais mulheres vêm se destacando e quebrando barreiras no mundo da velocidade.

A competição de arrancada é uma modalidade automobilística cada vez mais popular e exige muita habilidade e velocidade de reação dos pilotos e dos veículos. O objetivo é percorrer um trecho reto de pista, saindo da imobilidade, e alcançar a maior velocidade possível em um curto espaço de tempo. É uma disputa de pura adrenalina e emoção.

No entanto, essa competição não é apenas sobre velocidade e adrenalina. É também uma oportunidade para destacar a importância das mulheres na indústria automobilística e celebrar as conquistas feitas por elas.

Na categoria DTA Light, por exemplo, Fabíola Dalbo, que faz uma ótima dupla com o marido e preparador André Teruo, é uma das mais velozes da pista com seu VW Gol G4 de quase 1.000cv e as marcas de 5,602s e 230 km/h de velocidade final conquistadas em 2021. Ela já foi, inclusive, dona do recorde da categoria.

Já na categoria Drag Junior a Belinha Pedroso, como é conhecida a jovem Isabella de apenas 8 anos, acelera com maestria seu Drag Junior pink para cruzar os 201m em apenas 10.617s como a sua melhor marca pessoal. Belinha já foi, inclusive, detentora do recorde oficial da categoria homologado pela CBA quando cravou 11.030 na pista da Race Valley em Tremembé.

Driely Quoos arranca com 6.460s, seu melhor tempo na categoria TST, com seu GM Chevette GP II 1978, chassis e suspensão preparados e motor 2.0 de 8V. “Na minha família somos todos pilotos de arrancada, é nossa paixão e que nos proporciona momentos juntos e de muitas alegrias. Fico orgulhosa de participar dos eventos ao lado do meu filho e meu marido”, explica ela. O filho de Driely, Gabriel Quoos de 12 anos, também é piloto de arrancada e compete na categoria Drag Júnior.

“A competição de arrancada é um esporte de alto desempenho que exige muito dos pilotos, e as mulheres têm mostrado sua competência e habilidade nas pistas. Com muita dedicação e treinamento, elas estão cada vez mais competitivas, quebrando recordes, subindo ao pódio e conquistado títulos importantes”, exalta o presidente da Comissão de Arrancada, Fábio Félix Pascoal.

Nos últimos anos, a presença das mulheres nas pistas de arrancada tem se tornado cada vez mais expressiva, desafiando os estereótipos e conquistando espaço no esporte. Mulheres de todas as idades têm se dedicado a essa atividade, demonstrando talento e habilidade para pilotar carros de alta performance. Hoje a presença feminina já é constante desde as categorias Drag Junior, passando por diversas etapas de evolução.

“É essencial incentivar e apoiar a participação feminina no mundo automobilístico por meio da valorização de suas conquistas e reconhecimento de seus papéis fundamentais na competição. Todas essas marcas são exemplos de dedicação, superação e talento que inspiram outras mulheres a desafiarem seus limites e perseguirem seus sonhos”, ressalta Fabíola.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)