GM chega a 10 anos em Joinville, superando 1,6 milhão de motores

0
Postado 27 de fevereiro de 2023 por bisponeto em

Inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2013, a fábrica da General Motors em Joinville (SC) completa 10 anos este mês. Dedicada à fabricação de motores, cabeçotes e blocos, a unidade já produziu mais de 1,6 milhão de motores desde sua inauguração e é reconhecida por seus processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética, que a colocam entre as fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo.

Para atender ao aumento do volume de produção, motivado especialmente pela demanda de exportação para a Argentina e pelo lançamento da Nova Montana, picape médio-compacta da Chevrolet, a fábrica passou a operar em três turnos em novembro de 2022. Além de produzir motores para o novo modelo, a fábrica também é responsável pelas unidades para o Onix, Onix Plus e Tracker — veículos que consagraram a Chevrolet como a marca que mais cresceu em 2022.

Os modelos Chevrolet equipados com os motores produzidos em Joinville, são reconhecidos no mercado pela eficiência energética. Segundo dados do Inmetro recentemente divulgados, o Onix Plux é, pelo 4º ano consecutivo, o automóvel flex a combustão mais econômico do país. A Nova Montana, recém-lançada no mercado nacional, é a mais econômica do segmento.

“Nos orgulhamos muito do que construímos nesses 10 anos e a expectativa é ampliar as operações e utilizar o máximo da capacidade de produção, sempre com a sustentabilidade em vista, apoiando a visão global da empresa de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Os três pilares do ESG fazem parte do DNA da GM e continuaremos com o trabalho exemplar nessas frentes para reforçar o nosso compromisso com causas ambientais, sociais e de governança” afirma Marcelo Ataíde, diretor da fábrica da GM em Joinville.

A fábrica já recebeu diversos prêmios de ESG do estado de Santa Catarina e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta, uma vez que 42% dos colaboradores são mulheres em diferentes cargos e setores – apenas na linha de montagem, por exemplo, elas representam 60% do quadro total. No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.

A fábrica de Joinville foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável, o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design — na categoria Gold. A unidade também conta com um inovador sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes, considerado altamente sustentável. Iniciativas como essa também são reproduzidas na comunidade local e as instalações de um jardim filtrante e de placas de geração de energia fotovoltaicas já foram realizadas em uma escola municipal da cidade.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)