Dois Alpine A470 e pilotos revelados para o Mundial de Endurance 2023

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Postado 9 de fevereiro de 2023 por bisponeto em

Lançado em 2013, o programa atual da Alpine em Endurance teve vários sucessos, com duas coroas no cenário europeu, dois títulos mundiais e três vitórias de categoria nas 24 Horas de Le Mans. Integrante da elite nos dois últimos anos, a marca simbolizada pelo A em forma de flecha também brilhou com duas vitórias em Sebring e Monza no WEC da FIA, um pódio absoluto nas 24 Horas de Le Mans e um vice-campeonato mundial.

Temporada de transição

Esta temporada será de transição para a equipe antes de retornar para a categoria máxima do Campeonato Mundial da Endurance, a partir de 2024. Este ano será norteado pelo desenvolvimento do novo protótipo Hypercar da Alpine. Cumprindo com a regulamentação LMDh, ele vai competir com construtores de prestígio que escolheram enfrentar o desafio da elite, onde a concorrência estará mais acirrada do que nunca.

Com a competição inserida em seu DNA, a Alpine estará presente nos circuitos com a escuderia Signatech, sob a bandeira Alpine Elf Endurance Team. Para este ano de transição, a estrutura vai participar na classe LMP2, uma categoria que ela conhece bem e onde escreveu belas páginas de sua história nos esportes a motor durante a última década.

Esta mudança implica desafios inéditos, em razão do regulamento diferente. Depois de ter contribuído para ampliar a lista de premiações da marca entre 2017 e 2020, o Alpine A470 sai de uma “hibernação” de mais de 800 dias durante os testes de pré-temporada, realizados na semana passada em Portimão. A equipe também soube estudar com sabedoria seus novos trios de pilotos, considerando que a classe LMP2 exige pelo menos um piloto de nível Silver em cada carro.

Trio de pilotos franceses no carro n° 36

Correndo pela Alpine desde que iniciou sua carreira na categoria máxima, Matthieu Vaxivière terá mais uma oportunidade de confirmar todo seu talento com o carro A470 n° 36. O francês já conta com dois pódios na classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e vai correr com um de seus antigos companheiros de equipe, com a chegada de Julien Canal.

Já detentor de títulos no cenário internacional em 2015 e 2017, Julien Canal – que nasceu em Le Mans – será certamente um reforço de peso depois de ter se destacado como um dos pilotos da categoria Silver mais rápidos e confiáveis no esporte, com três pódios na classe LMP2 e três sucessos em GT em Le Mans. Seu perfeito conhecimento do carro e seu trabalho com Matthieu Vaxivière, com quem obteve um pódio na classe LMP2 nas 24 Horas de Daytona no fim de janeiro, pressagiam uma equipe bastante sólida.

O trio será completado por Charles Milesi, um dos pilotos mais promissores da categoria na França. Formado nas categorias monoposto, ele confirmou rapidamente todas as esperanças depositadas nele quando venceu na classe LMP2, as 24 Horas de Le Mans e o título mundial desde sua primeira temporada completa em Endurance, em 2021. Transferido de uma equipe sob o comando da Signatech na classe LMP2, Charles Milesi terá a missão de reconquistar a coroa com a equipe dos Azuis.

Sotaque estrangeiro no carro n° 35

Membro fiel da equipe Signatech, com a qual inicia sua sexta temporada consecutiva, o brasileiro André Negrão também continua a aventura com a Alpine para voltar a uma categoria na qual ele a venceu o título mundial em 2019 e conquistou dois sucessos nas 24 Horas de Le Mans, em 2018 e 2019.

O piloto brasileiro vai revezar o volante com Memo Rojas, um piloto extremamente experiente na classe LMP2 que já conta com sete largadas nas 24 Horas de Le Mans. Apesar de estar iniciando sua primeira campanha no WEC da FIA, o mexicano colocará seus preciosos conhecimentos em benefício da escuderia depois de conquistar vários títulos que são referência nos esportes a motor: Grand-Am, 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e duas coroas na European Le Mans Series.

Os dois pilotos revezam o volante com Olli Caldwell, jovem promessa que veio da Alpine Academy. Depois de vencer em várias categorias monoposto, o piloto britânico causou uma excelente impressão na equipe com seu potencial e sua filosofia perfeitamente alinhada com os valores da Alpine, da Signatech e do mundo da Endurance durante os testes para pilotos novatos em novembro passado. Com apenas vinte anos, Olli Caldwell tem agora a oportunidade de mostrar a que veio na classe protótipo, junto com dois companheiros de equipe extremamente conceituados.

Objetivos ambiciosos em todas as frentes

Trabalhando de mãos dadas com a talentosa equipe comandada pela Signatech, os dois trios de pilotos terão o objetivo de buscar a vitória e o Troféu da classe LMP2 em Endurance, dando seu máximo nas sete provas do calendário. Os carros Alpine A470 vão iniciar sua campanha em Sebring (Estados Unidos), durante o prólogo oficial do FIA WEC (11-12 de março), antes da primeira corrida da temporada neste mesmo circuito, em 17 de março.

O grande destaque da Alpine Elf Endurance Team é Nicolas Lapierre, que se concentrará em paralelo no desenvolvimento do protótipo Alpine LMDh, desenvolvido em parceria com a Oreca e a equipe Alpine Racing baseada na cidade francesa de Viry-Châtillon.

Comentários da equipe – Matthieu Vaxivière:

“A Alpine é como minha segunda família, por isso é muito bacana continuar nossa aventura na equipe dos azuis. Sabemos que este será um ano de transição com nosso retorno a uma categoria que já conhecemos bem, apesar das várias mudanças nos últimos anos. O desafio deve ser grande, mas faremos de tudo para vencer enquanto nos preparamos para o futuro. Estou ansioso para trabalhar com o Charles, um piloto extremamente rápido que vi evoluir no carro irmão no ano passado. Também estou feliz por trabalhar novamente com o Julien, um dos melhores pilotos Silver, que tem uma experiência enorme em LMP2. Estou iniciando esta temporada com serenidade, pois não tenho dúvida alguma que nosso trio terá uma excelente osmose e a ambição necessária para ganhar as corridas, Le Mans e o título”. 

Julien Canal:

“Não vejo a hora de começar esta temporada 2023 com a Alpine Elf Endurance Team. Corri contra esta equipe por vários anos e é uma imensa honra fazer agora parte deste grupo. Eu já conhecia o Philippe Sinault, mas tive a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura técnica e foi uma agradável surpresa ver o nível de profissionalismo e coesão que move todos os membros da equipe. Também estou retornando ao campeonato FIA WEC desde que conquistei meu título, em 2017. Conheço bem o a carro e o Matthieu Vaxivière, que é um grande amigo, e já me dei bem de cara com o Charles Milesi. Este ano não vai ser nada fácil. Teremos como adversários equipes já consagradas no WEC e na ELMS, mas estamos decididos a lutar para ganhar o máximo de corridas e o título”.

Charles Milesi:

“Estou bem contente por continuar uma aventura com a Signatech e entrar para a família Alpine neste ano. Eu não poderia desejar mais do que me tornar piloto de um construtor francês e de uma equipe francesa com apenas 21 anos. Esta é uma oportunidade única e é muito legal porque a equipe faz tudo para potencializar nossa performance com os dois carros inscritos no campeonato. Para meu primeiro ano correndo com os azuis, acho que poderemos brigar por excelentes resultados com o Matthieu e o Julien. Não vejo a hora de começar a temporada e estou ansioso para ver os resultados que conseguiremos conquistar juntos”.

André Negrão:

“Depois de dois belos anos na categoria máxima Hypercar, estou feliz de voltar para a classe LMP2 para iniciar minha sexta temporada com a Alpine. Quero agradecer à Alpine, à Signatech e ao Philippe Sinault pela confiança de sempre. A batalha vai ser dura. Vamos enfrentar concorrentes de peso e grandes equipes presentes neste ano na classe LMP2. Mesmo assim, acho que temos uma oportunidade de demonstrar que a Alpine está de volta para brigar pelo título. Junto com meus novos companheiros de equipe, estamos prontos para colocar todas as nossas forças nesta temporada e não vejo a hora de estar nas 1000 Milhas de Sebring”.

Memo Rojas:

“É muito legal entrar para a Alpine Elf Endurance Team, que está me dando uma oportunidade de participar pela primeira vez no Campeonato Mundial de Endurance. Eu tive a chance de conquistar sucessos na classe ELMS, mas meu objetivo principal continua sendo ganhar em Le Mans. Desde minha chegada à Europa depois de quatro títulos na IMSA, meu objetivo é conquistar a tríplice coroa da Endurance, ou seja, Sebring, Daytona e Le Mans, que é a última palavra em corridas e a única que ainda não venci. Ao entrar para a Alpine passo a fazer parte de uma das melhores equipes e vou brigar com eles para chegar lá. Só tenho que agradecer por ter companheiros de equipe de grande talento, como o brasileiro André Negrão, que é uma das referências neste esporte, e o Olli Caldwell, uma das maiores promessas entre os jovens. Tenho certeza que formaremos uma equipe bastante sólida, não só com a experiência do André e a juventude do Olli, mas também com os pilotos Matthieu, Julien e Charles no carro n° 36. Teremos um excelente ambiente de trabalho com uma competitividade saudável para nos propulsionar ao nível mais alto possível. Estou ansioso para o início da temporada e aproveito para agradecer ao Philippe Sinault pela confiança. Farei tudo para atingir nossos objetivos comuns”.

Olli Caldwell:

“É realmente muito bacana entrar para a Alpine Elf Endurance Team e participar do Campeonato Mundial da Endurance em 2023. Esta é uma grande mudança de direção em minha carreira, mas já estou ansioso para enfrentar este desafio inédito e continuar em um programa da Alpine, uma marca global com a qual poderei aprofundar minha relação. Não vejo a hora de estar em Sebring para a primeira corrida e conhecer novos circuitos como Fuji e Le Mans. Este será realmente um grande momento para mim. Agradeço sinceramente a todos na Alpine por esta oportunidade única. Tenho certeza que podemos aspirar a excelentes resultados com meus novos companheiros de equipe”.

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Elf Endurance Team:

“Somos corredores natos e por isso seria inimaginável pensar nas comemorações dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans sem a Alpine. Queremos estar absolutamente presentes, pois as competições fazem parte do nosso DNA e isso também nos permite estar em ordem de marcha com a maioria das equipes técnicas que vão enfrentar conosco o desafio que nos espera em 2024. Antes de iniciar o desenvolvimento do nosso futuro protótipo LMDh, nosso desafio neste início de ano foi entender o funcionamento desta temporada e os desafios que teremos que enfrentar na classe LMP2. Tínhamos que formar dois trios de pilotos com homogeneidade e performance, levando em conta as regras específicas da classe LMP2, principalmente com a presença de um piloto Silver em cada carro. Temos orgulho dos nossos trios formados por pilotos experientes ou com forte potencial para o futuro. Todo mundo conhece as qualidades e o nível do Matthieu Vaxivière, do brasileiro André Negrão e do Charles Milesi. A experiência fala a favor do Julien Canal e a lista de premiações do Memo Rojas também já fala por si só. Estamos totalmente comprometidos em fazer uma transição bem-sucedida para o Olli Caldwell em Endurance, assim como fizemos com o André e muitos outros no passado. Estamos tendo a honra de acolher na equipe o piloto Reshad De Gerus como piloto reserva para a temporada 2023, um piloto talentoso, cujas performances nós acompanharemos de perto na classe ELMS neste ano. Paralelamente, a classe LMP2 é uma categoria que evoluiu muito nos dois anos em que estivemos ausentes, com uma redefinição completa da regulamentação técnica em termos de aerodinâmica, motores e pneus. Uma competição incrível com um nível altíssimo nos aguarda, mas estamos ansiosos para enfrentar o desafio e não vejo a hora de estar em Sebring”.

Calendário 2023:

1.ª etapa – 11 e 12 de março: Prólogo – Sebring (Estados Unidos);

2.ª etapa – 17 de março: 1000 Milhas de Sebring (Estados Unidos);

3.ª etapa – 16 de abril: 6 Horas de Portimão (Portugal);

4.ª etapa – 29 de abril: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica);

5.ª etapa – 10 e 11 de junho: 24 Horas de Le Mans (França);

6.ª etapa – 09 de julho: 6 Horas de Monza (Itália);

7.ª etapa – 10 de setembro: 6 Horas de Fuji (Japão);

8.ª etapa – 04 de novembro: 8 Horas do Bahrein (Bahrein).

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