Nissan América do Sul trabalha pela Equidade Racial

0
Postado 28 de janeiro de 2023 por bisponeto em

Remover os preconceitos do caminho para o futuro. Educar e treinar para a empatia no dia a dia, partindo das pequenas coisas. Viver sob o princípio que a dignidade das pessoas está sempre em primeiro lugar. Olharmos uns aos outros e nos reconhecermos como iguais.

“Na Nissan, colocamos sempre as pessoas em primeiro lugar. Aprendemos com quem sabe, ouvimos quem tem história para contar, os nossos protagonistas. Temos a missão global de avançar rumo a uma organização cada dia mais igualitária e entendemos esse caminho por meio da troca e do exercício. O objetivo é compreender melhor o que se entende quando falamos em diversidade, equidade e inclusão para gerar maior consciência organizacional. Cada uma das ações e alianças realizadas por nossos Employee Resource Group (ERG) constrói nossa visão e nosso processo de transformação. Estamos caminhando para uma organização que vive a diversidade com mais consciência”, disse Alejandra Fehrmann, apoiadora do ERG Racial Equity e Diretora de Comunicação da Nissan América do Sul.

O ERG (Employee Resource Group), ou grupo de afinidade, Racial Equity da Nissan América do Sul está trabalhando com a certeza que a consciência da igualdade racial se aprende e se transmite e que um futuro sustentável deve ser construído colocando as pessoas em primeiro lugar. Por isso, em 2021, demos início a uma série de treinamentos, parcerias, workshops e conteúdo de valor sobre o tema. Tendo colaboradores voluntários como protagonistas, nos propusemos a continuar construindo a diversidade e o respeito como pilar de desenvolvimento na empresa.

Alianças para uma educação inclusiva

Uma das chaves para o crescimento e aprendizado em qualquer âmbito é ouvir aqueles que sabem. Rodear-se daqueles que sabem transmitir. Por isso, a Nissan América do Sul está trabalhando em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), por meio da qual buscou acelerar a promoção da igualdade racial dentro da organização.

Junto com o ID_BR, foram realizados workshops e treinamentos online em toda a América do Sul e presenciais no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, totalizando mais de 2.000 colaboradores na região. Nestes workshops foi trabalhada uma melhor compreensão daquilo que se entende quando falamos de raça, etnias e igualdade, buscando gerar uma maior consciência e inclusão.

Além disso, por meio da parceria com o ID_BR, a Nissan aderiu ao selo “Sim à Igualdade Racial”, uma ferramenta criada pelo instituto para conscientizar e dar suporte às empresas nas ações pela igualdade racial.

O que é a igualdade racial?

Com o objetivo de aprender a transformar a realidade, a Nissan apresentou a “Cartilha Racial”, com conteúdos fundamentais para a alfabetização racial dos colaboradores da empresa. É uma ferramenta que convida a repensar e aprofundar as noções, situações e atitudes com que nos deparamos todos os dias. Com seções que incluem um glossário de expressões racistas, o desenvolvimento de conceitos valiosos como o Racismo Estrutural, uma Classificação de Grupos Raciais e um Calendário de Diversidade Étnico-Racial, esta cartilha busca construir com uma visão mais inclusiva da sociedade.

Escutar e ver para inovar

Assim como a Cartilha Racial nos proporcionou um suporte para entender cada vez melhor do que falamos quando se trata de Igualdade Racial, nossa realidade regional nos coloca diante do desafio e da possibilidade de escutar em primeira mão as histórias daqueles que enfrentaram situações de injustiça racial.

Dentre as ações realizadas durante o Mês da Consciência Negra, a Nissan do Brasil lançou o projeto Vozes Negras Nissan“. Este testemunhal em audiovisual foi um convite feito para que seus colaboradores contassem sua história e as dificuldades enfrentadas como pessoas negras, tanto dentro como fora da empresa.

Cada relato nos revela o caminho trilhado por pessoas negras no mercado de trabalho, destacando as práticas antirracistas, a inclusão e a igualdade de aceso a oportunidades na Nissan. Estes depoimentos, que dão a questão uma voz, um rosto, um corpo e uma história, nos mostram com uma força única e direta que por trás das palavras diversidade, igualdade e inclusão há pessoas com sonhos, famílias, afetos e ilusões.

Na Nissan, buscamos criar um ambiente inovador também no contexto da equidade. Nosso compromisso é que cada pessoa se sinta livre, segura, respeitada e em igualdade de condições em toda a organização.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)