BMW une mundo real e virtual com o BMW i Vision Dee, na CES 2023

0
Postado 6 de janeiro de 2023 por bisponeto em

O BMW Group está compartilhando sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, no Consumer Electronics Show (CES) 2023, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O BMW i Vision Dee é um futurístico sedã médio, em uma linguagem de design minimalista. O nome “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital) — e esse é precisamente o seu objetivo: criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As futuras funções digitais irão muito além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista, com os quais estamos familiarizados atualmente. Outra futura novidade fica para as exibições de informação no para-brisa, através do Head-Up Display. O novo BMW Head-Up Display se estende por toda a largura do para-brisa, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. A partir de 2025, esta inovação estará disponível nos modelos da NEUE KLASSE. E não para por aí: a impressionante tecnologia E Ink, que estreou na CES de 2022 e impressionou o público com a capacidade de mudar a cor do BMW iX Flow entre branco e preto, foi aperfeiçoada e agora tem a possibilidade de mudar o visual do carro com até 32 cores diferentes.

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis — e, também, para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir”, afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Ao mesmo tempo, o BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a NEUE KLASSE. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, completa o executivo.

BMW Mixed Reality Slider: no mundo virtual em cinco níveis

O BMW Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-Up Display avançado, é o destaque digital e o controle operacional central do BMW i Vision Dee. Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir por si a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso. A realidade mista pode ser experimentada no BMW i Vision Dee de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos, sem a necessidade de ferramentas adicionais e criando uma dimensão de prazer de dirigir para o usuário.

BMW Head-Up Display avançado: nos carros NEUE KLASSE a partir de 2025

O BMW Group é conhecido no setor automotivo como pioneiro do Head-Up Display e refinou sistematicamente essa tecnologia nas últimas duas décadas. No BMW i Vision Dee, esse sistema ganha uma nova proporção e atua como uma espécie de realidade virtual, projetando as informações em todo o para-brisa. Desta forma, o Head-Up Display atua como uma tela e demonstra o enorme potencial da tecnologia de projeção que será utilizada no futuro para o conceito de exibição e operação de informações sobre o veículo. A versão de produção padrão do BMW Head-up Display que se estende por toda a largura do para-brisa será usada nos modelos do NEUE KLASSE a partir de 2025.

Cenário de boas-vindas com ícones de voz e ‘phygital’

A experiência digital está em outro patamar no BMW i Vision Dee e já começa fora do veículo, com um cenário de boas-vindas personalizado que combina elementos gráficos, efeitos de luz e som. A linguagem natural serve como a forma mais simples e intuitiva de interação, permitindo o perfeito entendimento entre o ser humano e seus veículos. Os faróis e a grade BMW fechada também formam um ícone ‘phygital’ (fusão de físico e digital), comum em uma superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes expressões faciais. Isso significa que o BMW i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação, visualmente. O BMW i Vision Dee também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas.

Mágica completa: estreia mundial da tecnologia E Ink colorida

Após a estreia espetacular do BMW iX Flow com E Ink na CES 2022, o BMW Group está revelando uma versão colorida da tecnologia E Ink no BMW i Vision Dee. O BMW i Vision Dee, em vez de somente alternar entre preto e branco, apresenta agora um  exterior multicolorido, totalmente variável e configurável individualmente. Um filme ePaper do parceiro de cooperação do BMW Group, o E Ink é aplicado na carroceria para criar esta exibição mágica de cores, com até 32 podendo ser exibidas. A superfície da carroceria do BMW i Vision Dee é dividida em 240 segmentos E Ink, cada um controlado individualmente. Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos. O processo de corte a laser usado para cortar os filmes e o design do controle eletrônico foram desenvolvidos em parceria com a E Ink. A adaptação desta tecnologia para superfícies curvas e a programação das animações foram desenvolvidas pelos engenheiros do BMW Group — possibilitando uma forma de customização única em todo o setor automotivo mundial.

Design discreto por dentro e por fora

O design do BMW i Vision Dee foi deliberadamente reduzido para focar a atenção na experiência digital e no DNA da marca BMW. O exterior é definido pelo design clássico do sedã de três volumes que forma o núcleo da marca BMW. Os elementos de design tradicionais, como a grade em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e o contorno Hofmeister, foram reinventados, com ícones ‘phygital’ substituindo elementos analógicos. Isso dá ao BMW i Vision Dee seu próprio caráter digital, mas humano. No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controles operacionais e telas para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de dirigir. O design não convencional do volante, com seu raio vertical central, cria pontos de contato que ganham vida diante de proximidade ou toque e pode ser operado movendo o polegar. Esses pontos de contato ‘phygital’ controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisa e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de “mãos no volante, olhos na estrada”.

Outro marco para a NEUE KLASSE

O futuro do BMW Group é elétrico, circular e digital. O BMW i Vision Dee representa o aspecto digital deste trio e será outro marco no caminho para a próxima geração de veículos, o NEUE KLASSE. O BMW Group fornecerá mais informações e novidades do revolucionário conceito de veículo NEUE KLASSE ao longo de 2023.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)