Peugeot e2008, terceiro modelo da montadora francesa 100% elétrico

0
Postado 12 de novembro de 2022 por bisponeto em

A Peugeot do Brasil inicia um novo capítulo de sua revolução elétrica, e o protagonista de mais esse grande passo da Marca no universo da eletrificação é o novo e-2008, um veículo com design magnético, alta tecnologia em prol da sustentabilidade e um recheado pacote de itens que fortalecem seu caráter urbano, representando, assim, a melhor síntese de um automóvel Peugeot.

Não por acaso o novo Peugeot e-2008 é um veículo que captura toda a atenção por onde passa. Ele expande o universo de possibilidades da Marca, atendendo ao chamado de um consumidor aberto ao novo, criativo e exigente – assim como é a própria Peugeot. A Marca do Leão anuncia a chegada do modelo ao mercado brasileiro a partir de R$ 259.990.

Novo Peugeot e-2008: 100% elétrico e super eficiente

O hatch esportivo e-208 GT abriu as portas para a ofensiva elétrica da Marca no país, deu passagem para o utilitário e-Expert, e a partir de agora ambos contam com a companhia de mais um importante integrante no portfólio: o novo Peugeot e-2008. Mais do que ampliar a oferta, a novidade constitui uma peça fundamental na dinâmica de expansão da Peugeot, que passa a contar com um produto diferenciado, forte e estratégico para representá-la no segmento de veículos elétricos urbanos. 

O novo e-2008 se beneficia da expertise bicentenária da Marca para cumprir seu papel no universo da eletrificação com muita competência, sem abrir mão de características naturalmente atribuídas aos veículos que ostentam o emblema do leão, como estilo único, comportamento dinâmico e conforto de altíssimos níveis, e uma experiência de condução incomparável.

A performance do Peugeot e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: Sport (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), Normal (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e Eco (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.

O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.

Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao Novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP). Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo.

O novo Peugeot e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico. O sistema é composto por um plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC).

O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de 160 mil km.

100% Magnético: envolvente em todos os sentidos

O novo Peugeot e-2008 tem como “cartão de visita” o inconfundível visual felino que é a assinatura da Marca do leão. O frontal do modelo é composto pelos faróis em Full LED e com marcantes dentes de sabre, além da grade com detalhes na cor da carroceria, uma combinação harmônica que entrega o toque exato de robustez, garantindo ao veículo um porte imponente na medida certa.

O novo veículo elétrico traz ainda lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e o teto com duas tonalidades. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade. 

O magnetismo visto no exterior do novo e-2008 também está presente do lado de dentro. Para começar, o Peugeot i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, mas não somente isso: ele traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva e fora de série, tudo com o intuito de entregar a experiência de condução incomparável que é uma das principais características da Peugeot.

Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual que encanta quem viaja a bordo do novo Peugeot e-2008, e ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.

100% urbano: praticidade e conforto essenciais para o dia a dia

O PEUGEOT e-2008 foi preparado para circular com desenvoltura pelas ruas da cidade, pois esse é o seu habitat natural. Isso significa que seu caráter urbano não está relacionado apenas ao visual, mas especialmente a aspectos que o tornam capaz de oferecer o máximo de conforto, comodidade e segurança tanto para o condutor quanto para os passageiros.

Seja pelas rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, que trazem acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, pela boa altura do veículo em relação ao solo, pela modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece 434 litros de capacidade e dois níveis de organização, ou ainda, por oferecer em seu pacote de série itens como o Visiopark 180°, tudo converge para o máximo de praticidade no uso de rotina.

A praticidade, aliás, é parte da essência do novo e-2008, já que é uma característica da própria plataforma e-CMP, que dá origem ao modelo. Trata-se de uma plataforma multienergia, com tecnologia que a torna capaz de produzir tanto veículos com motores térmicos quanto elétricos, integrando componentes específicos de cada tipo de energia. Ou seja, uma peça fundamental para uma Marca comprometida com a inovação e a flexibilidade de produtos e tecnologias, pois permite uma ágil adaptação ao ritmo da transição energética, alinhada aos valores essenciais dos veículos que carregam o emblema do Leão.

Na prática, mesmo contando com uma bateria de 220 litros acoplada, a arquitetura do Peugeot e-2008 garante excelente posição de dirigir, além de amplo espaço para os ocupantes da primeira e da segunda fileiras de bancos, e também no bagageiro.

Cabe também mencionar a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o Peugeot Driver Assist Plus.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)