Nova geração da caixa I-Shift traz trocas 30% mais rápidas

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Postado 5 de outubro de 2022 por bisponeto em

Os novos caminhões Volvo FH, FM, FMX e VM Euro 6 saem de fábrica equipados com uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora em sua 7ª geração, a renomada transmissão da marca recebeu muitos aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas, na comparação com a versão anterior. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

“A I-Shift atual foi desenvolvida com uma inteligência maior e ainda mais avançada. Os módulos eletrônicos são novos e muito mais potentes, com maior capacidade de processamento, proporcionando uma velocidade muito maior e respostas mais rápidas. “Isso se traduz em melhor dirigibilidade, economia, melhor desempenho, retomadas mais rápidas e precisas em aclives e declives ou em topografias acidentadas”, explica Valerio.

Calibração para o Brasil

A calibração da nova transmissão foi feita pelos engenheiros da Volvo no País, para as condições de operação brasileiras e latino-americanas. A engenharia local tem a competência, os recursos e responsabilidades em trem-de-força iguais aos dos seus pares na Suécia. Todo o sistema de acionamento da embreagem foi aprimorado, com componentes mais robustos e um novo software, que inclusive evita trocas de marchas desnecessárias, quando, por exemplo, em aclives.

A caixa possui ainda novos componentes, redesenhados e otimizados, o que a tornou ainda mais precisa e com a manutenção facilitada, com longos intervalos entre as trocas de óleo, proporcionando menor custo operacional. A inteligência mais evoluída entende qual é o melhor momento para despender mais potência e garante um comportamento mais adequado em cada momento da condução do veículo.

O conjunto de frenagem das engrenagens e o sistema pneumático da caixa são todos novos, também possibilitando melhor sincronização, mais controle e rapidez nas trocas. Com nova arquitetura elétrica e eletrônica, o gerenciamento do sistema de mudança de marchas é mais rápido e suave, resultando em mais confiabilidade.

Evolução

Com 12, 13 ou 14 velocidades na linha F, a transmissão manteve os atributos que a tornaram um sucesso comercial, mas evoluiu em outros aspectos, tanto para o uso rodoviário como na utilização vocacional, onde o veículo é ainda mais exigido. A eletrônica da transmissão “conversa” o tempo todo com todos os módulos do veículo. Especificamente com os novos motores Volvo Euro 6, ela garante um maior aproveitamento do torque, principalmente nos momentos em que se precisa manter a velocidade média. Na prática, as melhorias resultam em diminuição do consumo de diesel, melhor reação do acelerador, maior desempenho do caminhão e mais conforto para o motorista.

Novas funções do I-See

O I-See pré-mapeado, de série para a linha F, tem agora novas funções que ajudam, por exemplo, na economia de combustível quando os caminhões rodam em topografia predominantemente plana. Este dispositivo tem na 7ª geração um sistema de gerenciamento de controle em subidas, adaptando a velocidade necessária nestas condições, colocando a rotação e o torque necessários para máxima eficiência de combustível nestes momentos. “O software faz a modulação exata da rotação, da pressão do turbo e da velocidade”, explica Valério. “Os transportadores brasileiros têm, mais uma vez, acesso ao que há de mais moderno e avançado em transmissão para veículos comerciais”, finaliza Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Segurança de série é destaque no Volvo FH Euro 6,

com oferta ainda maior de itens para evitar acidentes

Líder mundial em segurança veicular em transportes comerciais e sempre na vanguarda nessa área, a Volvo lança a nova linha de caminhões Volvo FH Euro 6 mantendo sua tradicional reputação de ser a mais segura. A oferta de itens de série é a mais consistente do mercado, indo muito além das exigências da legislação, em benefício de todos os usuários das estradas.

“Estamos ampliando ainda mais a segurança, com a oferta de série das principais tecnologias que ajudam a evitar acidentes. É mais um passo rumo ao ‘Zero Acidentes’, nosso ideal de futuro com os veículos da nossa marca”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Todos os modelos rodoviários do Volvo FH Euro 6 trazem de série o que há de melhor e mais avançado para proteger os ocupantes dos caminhões e os usuários das estradas:

Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Possibilitam ainda desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas;

Piloto Automático Adaptativo – agora de série para o FH rodoviário, um radar instalado na cabine monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. Reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando. Chamada de Stop & Go, esta é uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo;

Frenagem de Emergência – Alerta visual e sonoro que avisa o motorista da possibilidade de colisão, podendo acionar o freio de emergência para tentar evitar acidentes;

ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição;

Piloto automático de descida – tecnologia que mantém velocidade programada e controlada mesmo em declives acentuados;

VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, economizando combustível, lonas ou pastilhas de freios. A versão “+”, de alta potência de frenagem, agora é de série em todos os motores da linha F;

Air Bag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Atua em conjunto com o pré-tensionador do cinto de segurança. Item de série na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH;

Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás;

Espelhos auxiliares – posicionados na parte lateral e frontal, ajudam a reduzir pontos cegos em manobras;

Controle de tração – aumenta a capacidade de controle em pisos de baixa aderência, como em caso de chuva, lama ou outros terrenos escorregadios;

Bloqueio automático do diferencial – acionado automaticamente em terrenos acidentados, ou pisos escorregadios. Melhora a capacidade de tração do veículo e diminui o risco de acidentes;

Auxílio de partida em rampa – mantém os freios da composição ativados até que o caminhão avance nos arranques em subida;

Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática – ajuda a evitar esquecimento do motorista em paradas prolongadas;

Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa;

Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate;

Teto solar com saída de emergência – possibilita evacuação da cabine em caso de tombamento com obstrução das portas;

Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 90. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem;

Pré-tensionador do cinto de segurança – reduz ferimentos ao motorista em eventuais colisões;

Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional);

Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional);

Monitoramento da faixa de rodagem – sistema que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar (opcional);

Sensor de ponto cego – radar no lado direito do caminhão que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no espelho (opcional);

Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor direito, tem amplo ângulo de visão. Permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel, cobrindo pontos de difícil visibilidade pelos retrovisores tradicionais (opcional);

Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).

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