Sedã JAC E-J7 100% elétrico chega por R$ 264.900,00

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Postado 25 de janeiro de 2022 por bisponeto em

Chega ao mercado brasileiro o primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors. O JAC E-J7 passa a integrar o maior line-up de uma única marca no país com modelos totalmente livres de emissões de poluentes. Já é o decimo veículo elétrico da JAC Motors. E, certamente, já estreia com o papel de protagonista da família: o sedã JAC E-J7 (R$ 264.900,00) é o primeiro modelo eletrificado que pertence à mesma faixa de preços dos seus principais concorrentes.

Não há como evitar a comparação. Veja no quadro abaixo os principais dotes do JAC E-J7 frente ao BMW 320i GP, dono de 66% das vendas do segmento de sedãs grandes, de acordo com os emplacamentos registrados em 2021. O novo sedã 100% elétrico da JAC é, portanto, 6 cm maior e 1 cm mais largo. O motor do E-J7 é 6 cv mais potente, dá um banho no concorrente em torque máximo, com 4,1 kgfm a mais, e ainda leva a vantagem de emitir zero poluentes. Seu preço? R$ 34 mil mais barato.

“Além do custo/benefício, que será uma virtude óbvia a favor do JAC E-J7, aposto em outras duas grandezas para distingui-lo dos demais sedãs grandes do mercado nacional: a sofisticação do design e o desempenho”, aposta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Maior, mais barato… e anda mais

Como todo motor elétrico, a vantagem do E-J7 é propiciar um torque plano. Não há curva. Não há rotação ideal. Nada disso. Você liga o carro… e os 34,7 kgfm lá estão, totalmente disponíveis. Mais do que as vantagens óbvias na dirigibilidade, como maior valentia para encarar subidas íngremes, inclusive com o carro carregado, e realizar ultrapassagens mais seguras, outro traço herdado desse motor elétrico aparece na sugestão de esportividade.

Ele é muito, muito rápido, nas arrancadas. De 0 a 100 km/h: realiza essa aceleração em apenas 5,9 segundos, cerca de 1,1 segundo mais rápido que seu concorrente da BMW. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente a fim de preservar a carga das baterias, é de 150 km/h.

Suspensão traseira Multilink

Todo sedã já possui, em teoria, um comportamento dinâmico apreciável frente aos SUV´s, em razão do centro de gravidade mais baixo. No caso do sedã de grande porte 100% elétrico da JAC Motors, essa virtude torna-se substantiva por mais dois aspectos: a distribuição das baterias no assoalho auxilia a “puxar” ainda mais pra baixo o centro de gravidade do modelo.

E há outra vantagem: por contar com suspensão independente nas quatro rodas, com destaque para o sistema Multilink na traseira, o sedã E-J7 possui aderência e estabilidade admiráveis, mesmo em pisos irregulares. Associada ao temperamento mais aguçado do motor elétrico, ele proporciona uma dirigibilidade autenticamente esportiva.

E é econômico! Custo por km rodado é de R$ 7,75 / 100 km

Capaz de rodar 402 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 12,5 kWh por 100 km, o sedã E-J7 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mercado brasileiro. Destaca-se o modo ECO de condução, em que o motorista amplia a capacidade de regeneração nas desacelerações e frenagens e passa a recuperar energia valiosa para a bateria.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio atual de tarifas de R$ 0,62 por kWh (dado da Aneel), o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km!!). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará pouco mais de R$ 30 a cada recarga completa.

“Encher o tanque” por esse valor e rodar 402 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado sete vezes menor do que um modelo com motor térmico! Outra vantagem de uma bateria com menos carga é a velocidade de recarga: no modo lento (AC), o dono do sedã E-J7 precisará de pouco mais de 6 horas para recarregá-lo (20% a 100%). Já com carga rápida (DC), ele precisa de somente 30 minutos (30% a 80%).

Alta tecnologia garante autonomia prolongada

Equipado com baterias de fosfato de ferro de lítio que totalizam 50,1 kWh de capacidade máxima de carga, o JAC E-J7 utiliza da eficiência do conjunto motriz para garantir outra interessante nuance tecnológica. Diferentemente de outros modelos 100% elétricos do mercado, o sedã de grande porte da JAC possui somente 1.650 kg de peso em ordem de marcha. Novamente para efeito de comparação, o BMW 320i (motor flex, a combustão) pesa 1.525 kg.

“Por ser eficiente, ele não necessita de uma quantidade maior de baterias para atingir os 402 km de autonomia. Menos bateria significa menos peso, o que redunda em menor consumo e maior desempenho. Esse é o grande segredo da oitava geração de veículos 100% elétricos da JAC Motors, que é referência mundial nessa tecnologia”, explica Habib.

Design elegante com fluidez das linhas

Desenhado no estúdio italiano JAC Design Center, com acompanhamento da Volkswagen, o novo sedã 100% elétrico da JAC acumula virtudes incomuns em seu produto final. O design do sedã JAC E-J7 apela para a fluidez das linhas, presentes desde os traços na frente, passando pelos vincos pronunciados nas laterais e, finalmente, repetidas na traseira fastback, em que a tampa do porta-malas é erguida junto com o vidro traseiro.

O modelo cumpre a missão de atender às necessidades de uso de um sedã de grande porte, com grande espaço interno, porta-malas amplo (590 litros) e imponência no estilo. Seu design denota personalidade única, é inconfundível, autêntico. É um sedã agradável de olhar, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelas linhas arrojadas, mas também por proporcionar um resultado de extremo bom gosto.

Com claro apelo de modelo futurista, o JAC E-J7 adota um estilo completamente distinto de qualquer outro sedã. Na frente, o grupo ótico reprisa a personalidade do estilo “JAC Motors”, com faróis full LED que incluem luzes diurnas (sistema DRL de série). Ao centro, a grade possui uma colmeia de efeito puramente estético, que se dissipa nas extremidades e acomoda a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. A entrada de ar para a região do cofre do motor é funcional apenas na base do para-choque. Com personalidade marcante, os faróis de neblina estão instalados em dois triângulos nas extremidades.

Na lateral, o JAC E-J7 possui um vinco em alto-relevo bem característico, que eleva a percepção de “linha de cintura” do modelo. Outro destaque está na coluna C, bem larga, que dá robustez ao conjunto. Ela possui uma minúscula janela-vigia e o traço que se inicia no teto e não forma nenhum ângulo com o porta-malas – um autêntico fastback.

Por fim, a traseira se destaca por remeter imediatamente ao estilo de um cupê, além do conjunto ótico, que tem uma régua reflexiva unindo os dois lados. E ali também estão os dois pequenos triângulos no para-choque, assinando o pacote estético.

Interior com alto nível de sofisticação. E alguns mimos

Por ter uma carroceria de generosas dimensões, o interior do sedã de grande porte JAC E-J7 é amplo, espaçoso. Acomoda confortavelmente cinco pessoas, fruto, também, da distância entre eixos de 2,76 metros. Mesmo passageiros com mais de 1,90 m de altura irão se acomodar bem no banco traseiro. Todo o interior mescla dois tons de couro ecológico: o preto e o marrom-escuro, em soft-touch, que reveste o painel frontal e as portas, com o detalhe da charmosa costura dupla. O modelo oferece um painel com design clean, minimalista, mas com menção ao puro requinte.

Destaca-se a grande tela do kit multimídia, com 13 pol, posicionada verticalmente no centro do console – como um iPad. Com função touchscreen, ela pode ser conectada a Apple CarPlay e Android Auto. Concentra diversas funções de uso do E-J7, inclusive os comandos do ar-condicionado. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e, abaixo da tela, duas tomadas USB.

Como diferencial de acabamento, o sedã de grande porte JAC E-J7 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal e as portas, mas que incluem um sofisticado grafismo animado, com diversas cores e motivos, que podem ser escolhidos na multimídia. Compõem um cenário visivelmente sofisticado e de bom gosto com as superfícies revestidas em couro. Poltronas amplas e teto solar panorâmico complementam o cenário interno.

Já o quadro de instrumentos, com tela de LCD de 10,25 pol, oferece três cores de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção. O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Vale outro destaque: regulável no multimídia, o sistema de direção possui três níveis de assistência elétrica: leve, normal e esportivo, que podem ser adotdas de acordo com a necessidade instantânea do motorista.

Lista de equipamentos é recheada

O sedã de grande porte trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 265 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série: AutoHold; ESC + TCS (Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); Freio de estacionamento eletrônico; HSA (Assistente de Partida em Rampas); TPMS (monitoramento de pressão de pneus); Corte automático de alta tensão após colisão; Sensor de estacionamento dianteiro; Sensor de estacionamento traseiro; Airbags frontais duplos; Airbags laterais dianteiros; Airbags tipo “cortina” laterais; Pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros, com ajuste de altura; Pré-tensionador dos cintos de segurança traseiros; ISOFIX; Alarme antifurto; Faróis em full LED; Faróis com ajuste elétrico de altura; Repetidores de setas direcionais em LED nos retrovisores; Antena de teto tipo barbatana; Rebatimento elétrico dos retrovisores externos; Apoio de braço central dianteiro com porta-objetos; Apoio de braço central traseiro; Acionamento elétrico dos vidros nas quatro portas (anti-esmagamento); Porta-óculos; 2 portas USB nas fileiras dianteira e traseira; Bancos esportivos de couro de uma peça; Ajuste elétrico do banco do motorista; Aquecimento do banco do condutor; Bancos traseiros bipartido; Sistema keyless go de chave de ignição; Abertura/fechamento automático do porta-malas; Saída de ar-condicionado para o banco traseiro; e projetor com luz de LED auxiliar nas portas.

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