Nova Triumph Tiger 1200, o melhor de todos os mundos

0
Postado 13 de dezembro de 2021 por bisponeto em

A Triumph apresentou globalmente, a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo representa uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.

Para maiores informações e pré-venda, o consumidor pode acessar o site www.eudetiger1200.com.br. Além da pré-venda, ao se cadastrar no site, os inscritos terão acesso a todas as novidades da Nova Triumph Tiger 1200 e ainda poderão concorrer a cursos de pilotagem do TRX (Triumph Riding Experience). O sorteio dos cursos será lançado em breve.

Significativamente mais leve e muito mais potente, com manuseio e especificações líderes da categoria, além de toda a vantagem de desempenho do novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada para ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo.

Apresentando uma transformação na capacidade e no desempenho no asfalto e a experiência off-road mais dinâmica e empolgante, a nova geração traz o melhor de todos os mundos, incluindo pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 litros e também de 30 litros, nas versões Explorer.

Com base nos pontos fortes da geração anterior, incluindo sua configuração prática de acionamento de eixo e seu grande conforto em longas distâncias, além da plataforma de motor triplo tão bem adaptada ao turismo, a nova linha da Tiger apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada – tudo com foco em criar a motocicleta adventure de grande capacidade mais ágil do mundo.

A nova geração também conta com três anos de garantia e um inovador intervalo de revisão, de 16.000 quilômetros ou 12 meses.

Inédita família Tiger 1200

Com nomes inéditos para refletir seus novos recursos, cada modelo Tiger 1200 está agora mais personalizado e focado para adequar-se às aventuras desejadas por diferentes pilotos. A nova GT, voltada para as estradas, por exemplo, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure definitiva na estrada.

A nova Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar a pilotagem definitiva em todos os terrenos – seja nas estradas ou no off-road.

Completando a nova linha, a Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer. É a única moto adventure com rodas fundidas e tanque com essa capacidade na categoria. Ela conta, ainda, com o novo sistema de Radar de Ponto Cego, desenvolvido pela Triumph. É um modelo projetado para viajar pelo mundo com conforto e estilo, com o mais elevado nível de especificações e recursos de todos os tempos nesta categoria.

Novo motor triplo T-Plane

Projetada para proporcionar todas as vantagens que tornaram a Triumph Tiger 900 tão bem-sucedida na categoria das Adventures médias, a nova Tiger 1200 vem equipada com o novíssimo motor de três cilindros T-Plane. É um propulsor que oferece o melhor dos mundos. Tem a capacidade de redução de marchas de um motor de dois cilindros, tornando o modelo ótimo para o uso off-road, combinada com os benefícios de desempenho de um motor triplo na potência máxima, o que torna a Tiger 1200 ainda melhor nas estradas, onde os pilotos passam a maior parte do tempo.

É um motor que foi aprimorado para proporcionar mais personalidade e capacidade de controle em baixas rotações. Com 1.160 cc, este motor conta com um grande aumento no desempenho, agora com 150 cv de potência (a 9.000 rpm). São 9 cavalos acima da geração anterior, fazendo com que a nova Tiger 1200 seja a motocicleta com acionamento por eixo cardan mais potente da categoria. O torque também está significativamente superior à geração anterior, com 130 Nm de torque (a 7.000 rpm) – 8 Nm acima do motor anterior.

Além do aumento de potência e de torque, o novo motor foi ajustado para oferecer uma aceleração aprimorada e uma personalidade muito mais responsiva e empolgante. Seu intervalo de acionamento não uniforme proporciona comando e capacidade excelentes na extremidade inferior, combinados com a forte potência do motor triplo e a entrega de torque em todas as faixas de rotações. Completando a transformação, cada Tiger 1200 apresenta o novo acionamento por eixo leve e de baixa manutenção, uma vantagem prática importante, valorizada pelos pilotos de turismo adventure.

Em comparação com o motor da geração anterior, tudo é novo, incluindo novo diâmetro e curso, virabrequim, cabeçote do cilindro, caixa de engrenagens, embreagem, eixo de balanceador e caixa de diferencial. De modo geral, cada componente foi projetado para ser significativamente mais leve e compacto, o que possibilitou que o novo motor tivesse um conjunto geral muito mais compacto, transformando a dinâmica de pilotagem.

Somando-se a isso, com o novo escapamento leve e discreto, o resultado é um ruído sonoro significativamente aprimorado, com ajuste e ronco distintos, típicos de um autêntico motor triplo da Triumph.

Conjunto de tecnologias abrangentes

A nova geração estabelece um novo padrão tecnológico para a Tiger, com a introdução de uma série de recursos avançados projetados para aprimorar a pilotagem e aumentar a segurança, o conforto e o controle.

A GT Explorer e a Rally Explorer apresentam o inédito sistema de Radar de Ponto Cego da Triumph, desenvolvido em parceria com a Continental, que oferece dois recursos-chave de segurança. A Assistência de Ponto Cego usa um radar voltado para trás para avisar ao piloto quando outro veículo está em seu ponto cego. Já a Assistência de Troca de Faixa, fornece um alerta mais forte caso o piloto indique uma troca de faixa e haja um veículo se aproximando.

O Controle de Tração Otimizado para Curvas vem como padrão em toda a nova linha, sendo apoiado pela IMU avançada da moto para fornecer a resposta de controle de tração ideal para as condições de pilotagem.

Todas as informações importantes que o motociclista precisa são apresentadas por meio do novo painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, líder da categoria, que traz um novo pacote gráfico. O Sistema de Conectividade My Triumph também é instalado como padrão em todos os modelos, permitindo chamadas, navegação curva a curva e controle da câmera GoPro.

Dependendo do modelo, há até seis modos de pilotagem disponíveis, que ajustam a resposta do acelerador, os freios ABS, o controle de tração e as configurações de suspensão para máximo controle do piloto sob todas as condições. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, que equipa a Tiger 1200 Rally Explorer, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras off-road avançadas, com ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road. O modo “Rain” foi adaptado para fornecer o máximo de intervenção e é limitado a 100 cv para maior segurança e controle quando as condições estão comprometidas.

O novo modelo oferece ótima visibilidade em qualquer condição de pilotagem, graças ao novo farol dianteiro totalmente em LED, que vem equipado com um novo Farol de Rodagem Diurna (DRL). Visibilidade e iluminação adicionais durante as curvas são fornecidas pela nova Iluminação Adaptativa para Curvas, padrão em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT.

O TSA (Triumph Shift Assist) é um recurso de série em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT, estando disponível como acessório para atualização. O Triumph Shift Assist possibilita o aumento e a redução de marchas sem o uso da embreagem.

O controle Hill Hold é padrão em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT. O controle Hill Hold impede que a motocicleta role para trás em subidas íngremes, acionando o freio traseiro até detectar que o piloto está começando a movimentar a motocicleta.

Para maior conforto em viagens de longa distância, em todas as condições climáticas, todos os modelos, exceto a Tiger 1200 GT, vêm com manoplas aquecidas de série. As Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer também vêm com assentos aquecidos e um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus para assegurar o mais elevado nível possível de segurança do piloto.

Completando o conjunto de tecnologias abrangentes da nova Tiger, todos os novos modelos vêm com uma série de recursos adicionais projetados para melhorar a pilotagem, incluindo interruptores iluminados e carregador USB sob o assento. O piloto automático e um cavalete central também vêm como padrão em todos os modelos, exceto na Tiger GT.

Novo e distinto estilo Tiger

Em busca de um estilo tão ambicioso quanto as atualizações de manuseio e desempenho, a nova linha Tiger 1200 oferece um novo visual distinto, com uma postura mais ereta e dominante, aprimorada pela nova carenagem, contornos contemporâneos limpos e uma frente visualmente mais leve.

Cada família de modelos foi projetada com um visual mais focado, com a família GT oferecendo um estilo ainda mais voltado para a estrada, enquanto a família Rally traz ainda mais atitude e postura off-road, em virtude da nova configuração de roda dianteira de 21 polegadas.

A nova geração também apresenta uma silhueta muito mais fina e um design mais compacto com posição em pé mais estreita, o que facilita não apenas colocar os pés no chão, mas também mover-se durante a pilotagem.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)