Renault coloca estratégia ambiental e societal no coração da performance

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Postado 27 de abril de 2021 por bisponeto em

Com o apoio de seu Conselho de Administração, o Renault Group detalhou sua política de responsabilidade societal e ambiental (RSA) e o papel que ela terá no plano estratégico Renaulution, durante a Assembleia Geral realizada na sexta-feira, 23 de abril de 2021. Esta política ambiciosa, que se baseia na implantação de novos mecanismos, ajudará o Renault Group a executar sua estratégia de transformação e atingir seus objetivos de performance. Esta política se fundamenta em três grandes pilares profundamente integrados aos negócios da empresa: a transição ecológica, a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho, bem como a inclusão, aumentando a empregabilidade e o número de mulheres nas equipes. 

“Consideramos nossa responsabilidade ambiental e societal como um dos capítulos do plano Renaulution. Nossos compromissos de redução da pegada de carbono, de segurança dos usuários de nossos veículos e dos colaboradores no local de trabalho, bem como de inclusão respondem aos nossos desafios estratégicos e dão sustentação à criação de valor. Construído com as equipes da empresa e de acordo com nossos valores de inovação e solidariedade, este plano de ação conta com o apoio de um grupo de membros do comitê executivo e será totalmente integrado em nossas atividades. Estes compromissos respondem ao nosso Propósito, contribuindo para a transformação do Grupo”, declara Luca de Meo, CEO do Renault Group. 

A transição ecológica como parte integrante de toda a cadeia de valor 

Além dos compromissos assumidos em relação à eletrificação de seus veículos, para que os veículos elétricos totalizem 65% de suas vendas a partir de 2025, e 90% em 2030 para a marca Renault na Europa, o Renault Group tem como meta atingir a neutralidade de carbono na Europa em 2040 e no mundo em 2050. 

Comprometida desde 2005 com a redução da pegada ambiental de todo o ciclo de vida de seus veículos, o Renault Group está fortalecendo seus esforços de descarbonização, com objetivos mensuráveis a partir de 2025 e 2030*. As novas iniciativas de transição ecológica incluem: 

  • O Renault Group se compromete a reduzir a pegada de carbono de suas compras, concentrando seus esforços em seis componentes (aço, alumínio, polímeros, componentes eletrônicos, pneus e vidros) que atualmente representam 90% da pegada de carbono dos componentes adquiridos. Uma taxação do carbono será implantada progressivamente, para incentivar todo seu ecossistema a produzir de forma mais sustentável. Até 2030, o Renault Group definiu como ambição diminuir em 30% a pegada carbono associada às suas compras (em CO2 / por kg de matéria-prima).  
  • Montado na França com energia descarbonizada, o R5 será comercializado a partir de 2025 com baterias mais sustentáveis, com uma pegada de carbono pelo menos 20% menor (em comparação com o ZOE em 2020). Além deste objetivo, o Renault Group está trabalhando para garantir um abastecimento responsável e sustentável de minerais. Este compromisso é complementado pela parceria industrial com a Veolia e Solvay, para reciclar os metais das baterias em ciclo fechado (cobalto, níquel, lítio, etc.). 
  • Na manufatura, o Grupo tem uma meta de 50% de redução das emissões de suas plantas até 2030 no mundo (em comparação com 2019). Para atingir este objetivo, a empresa investirá 20 milhões de euros em suas instalações industriais, que vão gerar até 90 milhões de euros de economias, com a redução das despesas com energia e evitando penalidades pela emissão de carbono. As plantas do Electro-Northpole (polo de excelência otimizado para veículos elétricos e utilitários leves no norte da França) terão um balanço de carbono neutro até 2025, seguidas pelas demais instalações do Renault Group na Europa, até 2030.
  • Na Re-Factory de Flins e com suas subsidiárias Renault Environnement, as atividades de desmantelamento e reciclagem de componentes de veículos, incluindo as baterias, vão gerar mais de um bilhão de euros em vendas, até 2030. 

A segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho 

Para ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito, o Renault Group dá uma resposta clara, baseada em dois aspectos-chave: prevenir acidentes e facilitar o trabalho dos socorristas. O programa de segurança preventiva age em três áreas: 

  • Detectar: o “Safety Score” vai analisar dados de condução por meio de sensores localizados no veículo, para incentivar uma condução mais segura; 
  • Orientar: o dispositivo “Safety Coach” vai processar dados das condições do trânsito para informar os condutores sobre riscos em potencial no trajeto, emitindo alertas em tempo real sobre áreas onde estatisticamente ocorrem mais acidentes. 
  • Agir: um dispositivo de segurança proativa poderá ser acionado automaticamente caso um risco seja detectado claramente (curva muito perigosa, falta de controle do volante por um período prolongado, sonolência, etc.). A partir de então, graças ao “Safe Guardian”, o veículo reduzirá automaticamente a velocidade, retornando a um modo de condução seguro.  

A partir de 2022, o Megane-E será equipado com um ajuste automático para a velocidade regulamentar como configuração-padrão. A velocidade também será limitada conforme o modelo e não ultrapassará os 180 km/h. 

Para reduzir o tempo de intervenção dos socorristas e simplificar o acesso ao veículo em caso de acidente, o Renault Group também desenvolveu duas grandes inovações, que serão implementadas em todos os próximos lançamentos na Europa:  

  • O “Firefighter Access” facilita a intervenção dos bombeiros para extinguir um incêndio nas baterias provocado por um acidente. Ele permite reduzir consideravelmente o tempo de resposta (de quase duas horas para alguns minutos). O dispositivo já é de série nos veículos elétricos e será instalado em todos os próximos modelos híbridos recarregáveis e elétricos lançados pelo Renault Group.  
  • O “Rescue Code” permite que os bombeiros identifiquem um veículo graças a um código QR e por meio do acesso às informações estruturais do veículo. Em caso de acidente grave, os bombeiros poderão ser 15 minutos mais rápidos no atendimento dos passageiros. O Renault Group também treinou os bombeiros de 12 países da Europa para utilizar este código, além de ter feito a doação de várias centenas de veículos para serem utilizados em seus programas de treinamento. 

O plano de segurança também inclui compromissos e relação aos colaboradores do Renault Group:  

  • Um objetivo zero acidentes e doenças ocupacionais: como parte de sua política de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) o Renault Group para ter um nível zero de acidentes e doenças ocupacionais em todas as suas plantas industriais e áreas administrativas.
  • “Saúde para todos”: o Renault Group definiu a ambição de atingir um nível ideal de cobertura para todos seus colaboradores, em todo o mundo.
  • Conscientizar os colaboradores em relação aos riscos: comandadas pelas equipes de saúde do Renault Group, serão lançadas duas campanhas de medicina preventivas, sendo a primeira a partir de 2021. Estas campanhas serão dedicadas às patologias para as quais a informação e a conscientização fazem a diferença, como o câncer da mulher e as doenças cardiovasculares.

Inclusão: empregabilidade, paridade, solidariedade 

Os veículos estão se tornando a cada dia mais eletrificados, conectados e equipados com sistemas de inteligência embarcada, o que exige novas competências. Tendo em vista as transformações que estão acontecendo em toda a indústria, a empresa está reforçando sua política de inclusão em torno de 3 pilares: empregabilidade, paridade e solidariedade. 

O Renault Group está lançando uma universidade dedicada à aquisição de novas competências em eletrificação, cibersegurança, análise e gestão dados e economia circular, principalmente a engenharia relacionada à reciclagem de veículos e baterias. A ReKnow University, dedicada em um primeiro momento aos colaboradores do Renault Group na França, vai formar quase 40% do pessoal impactado por estas transformações, até 2025. Progressivamente, este processo se estenderá aos parceiros acadêmicos e industriais com os quais o Renault Group trabalha em conjunto na concepção e implementação de cursos profissionalizantes.  

Apesar de o Renault Group empregar proporcionalmente mais mulheres entre as montadoras que produzem automóveis para diversos segmentos, elas ainda representam apenas 25% do total do pessoal. O Renault Group está definindo objetivos ambiciosos de igualdade de gênero, que serão alcançados por meio das seguintes iniciativas: 

  • Promover as mulheres para postos-chave do Renault Group, nas instâncias de governança, no top 4.000 e no top 11.000. Em cada uma destas três categorias, o Renault Group tem como meta ter 30% de mulheres em 2030, 35% em 2035, e 50% em 2050, do total de seu pessoal. 
  • Mantendo sua liderança no setor em termos de redução da diferença salarial de gênero, que já está próxima de zero em todo o Renault Group e que será uma realidade em todo o mundo até 2025. 
  • Até 2025, o Renault Group atingirá a igualdade de gênero entre aprendizes e estagiários, para criar uma fonte de recrutamentos e assegurar que as futuras gerações sejam familiarizadas com os métiers da indústria. 

Desenvolver uma mobilidade solidária e inclusiva para todos: a mobilidade pode ser uma importante fonte de desigualdade e uma barreira ao pelo acesso ao emprego em algumas áreas. Ela é essencial para obter ou se manter em um emprego, bem como para ter acesso a treinamentos. É por meio desta visão que o Renault Group tem trabalhado desde 2012, com o apoio das Oficinas Solidárias Renault, para fomentar uma parceria por meio do Clube da Mobilidade (que reúne, principalmente, a agência Adie de microcrédito, o Renault Group Caisses d’Épargne (banco semicooperativo), o Polo de Emprego (Pôle Emploi) e a Action Tank), para oferecer às pessoas elegíveis ao crédito bancário a locação de um veículo novo com opção de compra. O Renault Group prevê multiplicar o número de beneficiários desta iniciativa por dez até 2025 – passando de centenas para milhares de beneficiados –, mobilizando sua rede de concessionárias e ampliando a oferta de veículos provenientes da Factory VO (a fábrica de recondicionamento de veículos seminovos, na França). 

Em suas novas missões, a Fundação Renault e sua rede de fundações em todo o mundo também estão apoiando iniciativas em favor da inserção profissional para as pessoas que têm dificuldade de acesso ao emprego, tendo como foco os mercados de trabalho nas regiões de atuação do Renault Group e dando aos colaboradores a oportunidade de serem atores da diferença neste programa. Para saber mais sobre a Fundação, acesse https://group.renault.com/groupe/la-fondation-renault/

Para inserir a estratégia de RSA no coração das prioridades operacionais da empresa, foi criado um Comitê Executivo de Estratégia de RSA, incluindo representantes do mais alto nível de áreas-chave da empresa: manufatura, compras, engenharia, digital, finanças e recursos humanos. Todas as decisões serão apresentadas e aprovadas pelo comitê RSA do Conselho de Administração, presidido por Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração da Renault. 

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