Cinco empresas se unem para criar a “Software République”

0
Postado 12 de abril de 2021 por bisponeto em

Elie Girard, Bernard Charlès, Luca de Meo, Jean-Marc Chéry e Patrice Caine, respectivamente CEOs das empresas Atos, Dassault Systèmes, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales anunciaram na sexta-feira (09/04), sua intenção de unir forças para criar a “Software République”, um novo ecossistema de inovação em mobilidade inteligente. Por meio do compartilhamento de suas expertises complementares, os parceiros pretendem desenvolver e comercializar juntos sistemas e software para oferecer opções de mobilidade mais ricas e sustentáveis para as cidades, regiões, empresas e cidadãos.

A inteligência artificial, cibersegurança, conectividade, eletrônica embarcada e a tecnologia de gêmeos digitais vão contribuir para a excelência destes novos produtos e serviços. Este ecossistema de inovação aberta fundado por cinco líderes nas áreas automotiva e de tecnologia poderá acolher novos membros e desenvolver colaborações abertas.

Uma questão de soberania
A mobilidade está se transformando e oferecendo novas oportunidades. De acordo com a consultoria Boston Consulting Group, o mercado mundial da mobilidade vai crescer 60% até 2035, atingindo 11.000 bilhões de euros. Este crescimento é motivado principalmente pelo surgimento de rupturas tecnológicas – veículos elétricos, novos componentes, novos serviços pós-venda e outros serviços com valor agregado – cuja participação vai passar de 5% para 45% do mercado mundial da mobilidade[i]. Os grandes players industriais em outros continentes, com o apoio de seus respectivos governos, já estão se posicionando para desenvolver grande parte destas novas tecnologias, graças a estratégias de integração reforçada. Hoje, os membros fundadores da Software République expressaram a urgência para a França e a Europa de construir coletivamente um ecossistema sustentável, para assegurar sua soberania nessa área.

Três grandes áreas de cooperação
Para desenvolver e comercializar em conjunto os sistemas de mobilidade inteligente que permitam disponibilizar opções de mobilidade adaptada e ágil, foram identificadas três grandes áreas de cooperação:
– Sistemas inteligentes para facilitar a conectividade protegida entre o veículo e seu ambiente digital e físico.
– Sistemas de simulação e gestão de dados para otimizar os fluxos para os territórios e empresas.
– Um ecossistema de energia para simplificar a experiência de recarga.

A título de exemplo, os temas seguintes estão sendo discutidos pelos parceiros da Software République :

Plug and Charge
Desenvolver novas tecnologias e serviços para permitir que um carro elétrico, conectado em um terminal compatível, seja reconhecido automaticamente, fazendo uma recarga faturada qualquer menor intervenção do usuário.

Otimização dos fluxos de mobilidade para os territórios
Facilitar o acesso e simulação de trocas de informações de mobilidade, de forma instantânea e aberta nas cidades e regiões, permitindo que:
– O Consumidor sempre escolha a melhor estratégia de mobilidade em função do tempo, conforto ou gestão da energia;
– Os operadores ampliem seus serviços;
– Os órgãos públicos simulem e implementem cenários de mobilidade, como a gestão de emergências, eventos, etc;
– Os urbanistas possam melhor antecipar o planejamento do uso do território.

Para favorecer a inovação, a Software République também buscará criar um fundo de investimento para financiar as startups mais promissoras e uma incubadora, para hospedar startups na área de tecnologias de mobilidade inteligente, onde terão acesso a um ambiente virtual colaborativo de desenvolvimento e experimentação, bem como mentoria por meio de uma rede de valor. Para lançar o ecossistema para startups e universidades, os parceiros da Software République preveem organizar um “data challenge” para contribuir no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade do amanhã: elétrica, conectada e autônoma.

Elie Girard, CEO da Atos:
“A Atos tem orgulho de ser um dos membros fundadores da Software République. Como criadora de tecnologias e integradora de soluções complexas, colocaremos à disposição deste ecossistema único nossa expertise digital em matéria de redução da pegada de carbono e nossas tecnologias inovadoras em áreas-chave como inteligência artificial, segurança digital, nuvem, internet das coisas ou cálculo de alta performance. Ao combinar as forças de cinco dos maiores players mundiais dos setores automotivo e de tecnologia, esta iniciativa promete acelerar a descarbonização da mobilidade”.

Bernard Charlès, Vice-presidente do Conselho de administração e CEO da Dassault Systèmes:
Muito além do setor automotivo, trata-se de pensar o uso. A mobilidade oferece um ambiente de trabalho e lazer que se integram em uma economia sustentável. Esta economia da experiência vai ao encontro de um renascimento da indústria em todo o mundo: a nova economia da mobilidade vai ser organizada em um modo colaborativo, em torno de novas redes de valor baseadas em plataformas digitais. Por isso, a Software République é um ecossistema multidisciplinar que cobre diversos setores da indústria, com o objetivo de acelerar a inovação e expandir as forças vivas do amanhã. Para isso, ela se baseará em um ambiente virtual colaborativo, proporcionado pela plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, além de experiências com gêmeos digitais. Ela também vai se beneficiar da aceleradora de startups 3DEXPERIENCE Lab”.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault:
“Na nova cadeia de valor da mobilidade, os sistemas de inteligência embarcada são a nova força motriz, onde agora se concentra toda a pesquisa e investimento. Ao enfrentar este desafio tecnológico, optamos por trabalhar de forma coletiva e aberta. Não haverá um centro de gravidade e o valor de cada um será multiplicado pelos outros. As expertises conjugadas em matéria de cibersegurança, microeletrônica, energia e gestão de dados permitirão desenvolver soluções de ponta e únicas, a serviço de uma mobilidade descarbonizada, compartilhada, responsável e Made in Europe”.

Jean-Marc Chéry, Presidente do Conselho e CEO da STMicroelectronics:
“A STMicroelectronics se une à Software République para contribuir com suas inovações em produtos e soluções de semicondutores dedicadas à eletrificação e digitalização de veículos e serviços de mobilidade. Nossas expertises contribuem para a transformação que está acontecendo atualmente, para oferecer soluções mais eficientes e que correspondem às expectativas dos stakeholders em matéria de impacto ambiental. A estratégia de parceria que é o coração deste projeto também vai ajudar a fortalecer as relações na cadeia de valor em todas suas dimensões, um aspecto essencial durante esta fase de transformação da indústria”.

Patrice Caine, Presidente do Conselho e CEO da Thales:
“A Software République traz uma vigor disruptivo e conjunto, indispensável ao ecossistema da mobilidade. Ao se basear em uma experiência comprovada em segurança digital em mercados extremamente exigentes (como transporte, bancário, defesa ou aeroespacial), a Thales vai compartilhar sua expertise em inteligência artificial, cibersegurança e conectividade, para fortalecer a proteção dos veículos e seus dados, além dos players envolvidos na mobilidade”.

Como parte de sua vocação sustentável, a Software République será baseada na cidade francesa de Guyancourt, no Technocentre Renault, em um prédio chamado de Odyssée. O espaço de moderno e ecorresponsável conta com uma estrutura 100% em madeira, tanto na parte interna como externa. Em comparação com um prédio clássico, foi economizada uma tonelada de CO2 por metro quadrado construído, enquanto que a superfície de 1.000 m² do teto do prédio é coberta por painéis solares.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)