S10 tem novo visual e internet a bordo para ganhar mercado

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Postado 7 de dezembro de 2020 por bisponeto em

O Automanianet “testou” a nova Chevrolet S10 2021, que já está nas revendas, com novo visual, internet a bordo e muita tecnologia embarcada, de olho no agronegócio, que é o setor que mais cresce na nossa economia e que tem forte ligação com a picape da Chevrolet. A versão testada foi a LTZ 2.8 AT 4×4 Diesel, que custa R$ 206.190,00.

Tendo a picape com forte ligação com o Mundo Agro, a GMB entende que da pecuária até a agricultura de precisão, tudo gira em torno da conectividade e o Wi-Fi seria peça essencial na nova S10. Pois a picape acaba se transformando no escritório do homem do campo e a internet é uma ferramenta de trabalho estratégica para administrar e operar o negócio em tempo real. O sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo da Nova S10, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

Na manutenção, a tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, a mais avançada disponível no mercado. A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país.

Segurança

A Nova S10 ganha reforços estruturais na carroceria, oferecendo maior proteção aos ocupantes. O veículo ficou até 20% mais resistente em caso de impacto. Falando em segurança, a picape já era muito bem equipada. Oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração, por exemplo. Este pacote ficou ainda mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira. Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.

A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Ainda dentro do capítulo proteção aos ocupantes, a Nova S10 vem agora equipada de série com seis airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo da versão High Country. A picape também vem com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões de cabine dupla.

Novo turbo e motor potente

Importante destacar que as picapes 4×4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de atualizações.

A S10 é campeã neste quesito. Só em relação a motorização foram quase uma dezena, entre novos motores e tecnologias inéditas, de desde que a primeira geração foi lançada, em 1995. De lá para cá, a potência de seus motores dobrou, o tempo para alcançar os 100 km/h caiu em um terço e o consumo melhorou até 65%. Sem falar no ganho ambiental com a redução de quase 90% na emissão dos principais gases (CO2 e NOx). Mais uma atualização está sendo promovida, desta vez no motor 2.8 turbo, o preferido dos consumidores.

A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6). A economia de combustível melhorou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. O custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6), similares aos de veículos populares 1.0.

Equipamento de série

A nova Chevrolet S10 LTZ 2.8 4×4 AT custa R$ 206.190,00 e vem equipada com seis airbags, alerta de pressão de pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, computador de bordo, capota marítima, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, chave tipo canivete, controle de velocidade de descida, acabamento em tecido, sistema multimídia MyLink 3 com tela de 8” e espelhamento sem fio, 4G a bordo, serviço OnStar, alarme, maçanetas na cor do veículo, piloto automático, detalhes em prata no interior, coluna da direção com regulagem de altura, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de colisão frontal com detector de pedestres, alerta de saída de faixa, luz diurna em LED, interior com detalhes cromados, estribos laterais, rack de teto, rodas de 18″, volante em couro, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, retrovisor fotocrômico, retrovisor externo com rebatimento elétrico, partida remota, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e banco do motorista elétrico.

Em resumo, a nova S10 ficou com design moderno, ganhou muita tecnologia embarcada e motores potentes. Todo esse pacote a deixaram ainda mais atraente aos consumidores de picape do agronegócio, que além de contarem com uma picape robusta para o trabalho no campo, podem realizar operações em tempo real com o Wi-Fi nativo, transformando a S10 no seu escritório. Essa revolução no segmento já pode ser vista nos dois últimos meses, onde a nova S10 assumiu a vice-liderança de vendas na sua categoria, com 3.401 unidades vendidas em outubro e 3.675 em novembro. Texto: Bispo Neto – Fotos: Renato Caratchuk Jr.

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