Yamaha apresenta o Scooter NMAX 160 ABS

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Postado 16 de setembro de 2020 por bisponeto em Motos
São muitos os detalhes que o tornaram o NMAX 160 ABS um sucesso, elevando o patamar da categoria da qual faz parte, a começar pelo seu motor repleto de refinamentos técnicos que deixam claro o quanto ele é moderno, eficiente e de funcionamento suave.

Motor – O primeiro grande ponto positivo a favor deste moderno monocilíndrico, com quatro válvulas e arrefecimento a líquido, é o simples fato dele ser o mais potente de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,1cv a 8.000 rpm e o bom torque máximo de 1,47 kgf a 6.000 rpm. Ele foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo todos os rígidos parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes.

Na busca por desempenho e eficiência, o sistema de arrefecimento recebeu um novo design para que fosse possível um melhor controle na temperatura de funcionamento do motor. O sistema de arrefecimento é compacto e conta com o radiador posicionado na lateral direita do propulsor. A solução foi pensada para se obter um melhor controle da temperatura da câmara de combustão (temperatura média de 800°) e assim tornar mais eficiente a queima da mistura ar/combustível melhorando o torque e a potência do motor.

Outra inovação é o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas – aliás, o primeiro deste tipo a ser utilizado em um scooter. Com esse sistema é possível ter um ótimo torque em baixa e respostas contundentes em alta rotação, comandando o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga, tudo controlado através de uma unidade eletrônica. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Na prática o VVA faz com que o NMAX 160 ABS seja ágil nas arrancadas e retomadas no deslocamento urbano.

Tecnologia – O NMAX 160 ABS  traz em seu motor a tecnologia empregada nos modelos da família MT e na YZF-R3; o cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro; e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura Ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.

A tecnologia DiASil não é apenas um revestimento, mas sim uma nova composição de material criada pela Yamaha. Ele é leve e com ótima dissipação térmica e resistência mecânica, o que reduz o desgaste do cilindro e aumenta a vida útil do motor. Como isso funciona? O desgaste do cilindro é ocasionado pela temperatura que não é totalmente dissipada das paredes internas, com a tecnologia DiAsil (Die cast Aluminum silicon) – Fundição do alumínio com silício – a dissipação do calor é mais efetiva, o que reduz o atrito causado entre o pistão e o cilindro.

Design – Para quem quer aproveitar a vida na cidade de uma maneira estilosa, prática, acessível e não quer abrir mão do prazer de pilotar, o Yamaha NMAX 160 ABS é a opção.

Seu design combina esportividade e conforto, marcas registradas da família de scooters MAX da Yamaha. Ele combina estilo e bom gosto, à linhas arrojadas, transmitindo desde à primeira vista, a sensação de ser um scooter fácil de manobrar, funcional e prático para o dia-a-dia. O formato aerodinâmico da carenagem lateral, com o design “Boomerang” do NMAX 160 ABS, são outras características marcantes presentes na família MAX.

 

Chassi – Não é apenas na aparência que o NMAX 160 ABS deixa claro o seu DNA esportivo.

Componentes como seu chassi tubular também são responsáveis por seu comportamento surpreendente. Nele há grandes avanços tecnológicos como a aplicação de tubos leves e mais resistentes que contribuem na distribuição das forças físicas equilibrando a rigidez de todo o chassi, e seu formato em delta é que determina a sensação de controle e direção sentidas pelo piloto.

No NMAX 160 ABS, o acoplamento do motor e chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, eliminando as vibrações que são sentidas nas acelerações, o que na prática resulta em maior conforto e segurança.

O equilíbrio encontrado na rigidez do chassi resulta na entrega de estabilidade, permitindo com que o piloto faça mudanças rápidas de direção no tráfego, sentindo não só a sensação de agilidade, como também de segurança.

Freios – Seja qual for o tipo de veículo, segurança nunca é demais. Neste quesito o NMAX 160 ABS também é surpreendente. Ele foi o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) nas duas rodas como item de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro tem 230 milímetros de diâmetro, o que proporciona potência e progressividade na frenagem.

Suspensões – Parte da sensação de conforto na condução e também de equilíbrio, se dá em função do conjunto de suspensões do NMAX 160 ABS.

Os amortecedores traseiros Double Shock (curso de 90mm na roda) e o garfo dianteiro, com curso de 100mm, contam com uma calibragem mais macia, privilegiando o conforto, claro, sem prejudicar a estabilidade e firmeza na condução.

No NMAX 160 ABS, as rodas são forjadas em liga de alumínio, tem 13 polegadas diâmetro e são calçadas com pneus largos, sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira), garantindo ótima aderência.

Conforto – Dentre as premissas do projeto do NMAX 160 ABS, está a de oferecer conforto premium, tanto para o piloto quanto para o garupa. Seu desenho oferece amplo espaço para os pés e para esticar as pernas. Esse layout espaçoso permite que o piloto adote diferente posições de pilotagem, podendo optar entre um posicionamento mais confortável ou esportiva. Para o garupa, o assento duplo traseiro é ligeiramente mais elevado em relação ao piloto, proporcionando além de melhor acomodação para as pernas, uma maior visibilidade.

Porta-capacete – Sob o assento, um detalhe contribui – e muito – para o conforto e praticidade: um grande compartimento de armazenamento. Com capacidade de 25 litros, ele é capaz de abrigar um capacete integral e outros pequenos pertences, como uma capa de chuva.

Painel de instrumentos – Além de um design arrojado e moderno, o painel de instrumentos do NMAX 160 ABS, em LCD totalmente digital, é de fácil leitura. Nele, a retro iluminação em LED permite que a assimilação das informações mostradas seja mais fácil de serem lidas também durante a noite. Seu acabamento especial da lente – que elimina reflexos – melhora a visibilidade.

Ele possui dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo e indicadores de pilotagem econômica ECO, de consumo instantâneo e de nível de combustível no tanque.

Até mesmo avisos importantes, como o momento de troca do óleo lubrificante e da troca da correia do sistema CVT (Continuosly Variable Transmission) o painel do NMAX 160 ABS é capaz de informar.

Tanque – O tanque localizado no túnel central, tem tampa de fácil abertura, com capacidade de 6,6 litros de gasolina com reserva de 1,4 litros. Seu posicionamento na parte inferior do scooter contribui para que a centralização de massas fique concentrado na parte de baixo, privilegiando a agilidade.

Faróis – Além de mais eficientes, os faróis em LED também contribuem para o estilo esportivo do NMAX 160 ABS. No farol baixo, sua luz elegante e poderosa tem um olhar duplo, enquanto no farol alto o feixe de luz central aparenta tripla iluminação.

A lanterna traseira, assim como a luz de freio, também é em LED, o que lhe dá um aspecto premium e melhorando a eficiência do sistema elétrico.

Garantia de 4 anos e Revisão Preço Fixo – Além de um veículo inteligente, versátil e divertido, o NMAX 160 ABS é um bom negócio. Além de contar com a Revisão Preço Fixo Yamaha em que o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, permitindo controle, economia, transparência e valorização do modelo, o NMAX 160 ABS é o único de sua categoria com garantia de 4 anos de fábrica.


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