Tecnologia de segurança veicular integrada da ZF

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Postado 15 de julho de 2019 por bisponeto em
Para a ZF, mobilidade segura significa ajudar a proteger os usuários das ruas e estradas da forma mais eficaz possível – tanto dentro como fora do veículo – por meio de funções de conforto e segurança recentemente desenvolvidas e aprimoradas. Esses recursos incluem o “Automated Front Collision Avoidance” para partidas automatizadas em caso de emergência e o primeiro sistema de proteção pré-colisão do mundo com um airbag lateral externo.

As tecnologias de segurança da ZF ajudam a prevenir acidentes e amenizar as consequências se uma colisão for inevitável. Isso vale para a condução manual, assistida e automatizada. Entre todos os fornecedores de autopeças, o Grupo ZF oferece o portfólio mais completo para alcançar essa meta, incluindo sensores para o monitoramento interno e externo do veículo, processamento de sinais de alto desempenho e atuadores para o controle sobre os movimentos de veículos e sistemas de proteção dos ocupantes.

Sistemas avançados de assistência ao motorista são projetados para reduzir o estresse de quem está dirigindo, prevenir acidentes ativamente e salvar vidas. O processo já se inicia no momento de embarque no veículo, com um sistema controlador ativo de fecho, que facilita o afivelamento do cinto de segurança e garante um posicionamento seguro e confortável. Nas situações de condução padrão, as soluções da ZF possibilitam ao motorista manejar o veículo com tranquilidade e aumentam a segurança durante manobras críticas de direção, o que se aplica especialmente às mudanças entre o modo de condução automatizado e manual. “Nosso conceito de interação coloca o ser humano no foco das atenções e valoriza a simplicidade”, afirma Uwe Class, Head do departamento de engenharia avançada de sistemas de mobilidade seguros da ZF.

Contornando áreas de perigo automaticamente
Em situações de condução extremamente dinâmicas, como frenagens de emergência e manobras de desvio repentinas, os sistemas de assistência ao motorista de alto desempenho estão prontos para ajudar. Como o “Automated Front Collision Avoidance”, por exemplo, que possui uma função capaz de realizar manobras de desvio automaticamente caso a frenagem manual ou o esterçamento não ocorram a tempo em caso de tráfego no sentido contrário. O programa de assistência é capaz de avaliar se ainda é possível proceder a uma frenagem de emergência e se há espaço livre suficiente para realizar uma manobra de desvio.

Mais zona de deformação em colisões laterais críticas
Nem sempre é possível evitar acidentes. As colisões com impacto lateral são particularmente críticas para os ocupantes de veículos. Considerando apenas a Alemanha, cerca de uma em cada três fatalidades contabilizadas em acidentes com carros de passeio são decorrentes da falta de zona de deformação nessa parte da carroceria, em comparação com uma colisão frontal. O primeiro sistema de proteção dos ocupantes pré-colisão do mundo com airbag lateral externo é capaz de reduzir até 40% das consequências de um acidente com impacto lateral. Isso é assegurado pelo airbag instalado no lado externo do carro, que cria uma zona de deformação adicional na porta, entre as colunas A e C. O sistema é ativado quando os sensores de alto desempenho detectam um impacto lateral inevitável que, em reação, acionam o dispositivo de proteção.

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