Tecnologia da Jaguar Land Rover ajuda a reduzir o estresse ao volante

0
Postado 12 de julho de 2019 por bisponeto em
A Jaguar Land Rover está pesquisando uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) para entender o estado de espírito do motorista enquanto dirige – e ajustar as configurações da cabine para melhorar seu bem-estar.

A tecnologia usa uma câmera voltada para o motorista e sensoriamento biométrico para monitorar e avaliar o humor do motorista e adaptar uma série de características da cabine, incluindo o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, mídia e iluminação ambiente. As configurações serão alteradas em resposta às expressões faciais do motorista para ajudar a combater o estresse. Os relatórios sugerem que 74% da população admite sentir-se estressada ou sobrecarregada todos os dias*.

O sistema de detecção de humor usará as mais recentes técnicas de inteligência artificial para se adaptar continuamente às nuances das expressões faciais do motorista e implementar as configurações apropriadas automaticamente. Com o tempo, o sistema aprenderá a preferência de um motorista e fará ajustes cada vez mais personalizados.

As configurações de personalização podem incluir a mudança da iluminação ambiente para cores calmantes se o sistema detectar que o motorista está sob estresse, selecionar uma lista de reprodução favorita se forem identificados sinais de cansaço e baixar a temperatura em resposta a bocejos ou outros sinais de cansaço.

A Jaguar Land Rover também está experimentando uma tecnologia semelhante para os passageiros do banco traseiro, com uma câmera montada no encosto de cabeça. Se o sistema detectar sinais de cansaço, poderá diminuir as luzes, tingir as janelas e elevar a temperatura nas costas, para ajudar um ocupante a dormir.

O Dr. Steve Iley, Diretor Médico da Jaguar Land Rover, disse: “À medida que nos movemos em direção ao futuro autônomo, a ênfase para nós permanece tanto no motorista quanto sempre esteve.

“Adotando uma abordagem holística para o motorista e implementando muito do que aprendemos com os avanços na pesquisa em torno do bem-estar pessoal nos últimos 10 ou 15 anos, podemos garantir que nossos clientes permaneçam confortáveis, engajados e alertas por trás do volante em todos os cenários de condução, mesmo em viagens monótonas de auto-estrada”.

O novo sistema de detecção de humor é parte de um conjunto de tecnologias que a Jaguar Land Rover está explorando como parte de sua visão “santuário tranquilo” para melhorar a experiência de dirigir. Projetado para criar um santuário dentro de cada um dos seus veículos de luxo, a fabricante está testando uma ampla gama de recursos de bem-estar para motorista e passageiro, para garantir que os ocupantes estejam o mais confortável possível, enquanto o motorista permanece atento, alerta e em controle.

O software de detecção de humor é a próxima geração das tecnologias voltadas ao motorista da Jaguar Land Rover. A tecnologia Driver Condition Monitor, que é capaz de detectar se um motorista está começando a se sentir sonolento e dá um aviso antecipado para fazer uma pausa, está disponível em todos os veículos Jaguar e Land Rover.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)