Jaguar I-Pace, veículo 100% elétrico da marca chega ao Brasil

0
Postado 16 de maio de 2019 por bisponeto em Automóveis
O dia 14 de maio de 2019 ficará marcado na história da Jaguar no Brasil. Seu primeiro modelo 100% elétrico, o SUV Jaguar I-PACE, chega ao mercado brasileiro e está disponível para os clientes com o preço a partir R$ 437.000,00. As primeiras unidades a desembarcarem no País contam com um pacote de opcionais que inclui teto panorâmico fixo, rodas em aro 20 e smartphone pack, sistema que permite a sincronização de alguns aplicativos do celular com o veículo. Com esse pacote de opcionais, o veículo é vendido a R$ 449.190.

O Jaguar I-PACE é o maior lançamento da história recente da marca, e chega para ser referência em veículos elétricos no país. Absolutamente consagrado ao redor do mundo com mais de 60 prêmios conquistados em diferentes países desde o seu lançamento, o I-PACE foi o único veículo na história a conquistar as três categorias do mais importante prêmio da indústruia automobilística globalmente, o World Car Awards.

Na premiação, o SUV da Jaguar conquistou todos os principais prêmios de uma só vez, sendo nomeado como o “World Car of the Year”, “World Green Car of the Year” e “World Car Design of the Year”. Totalmente desenvolvido no Reino Unido, o I-PACE será produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, em uma parceria com a Magna Steyr.

O modelo já está disponível nas concessionárias Jaguar Land Rover no País, em versão única equipada com dois motores elétricos que desenvolvem 400 cv de potência e bateria de 90kW que oferecem autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP. Extremamente ágil, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo.

Para receber o I-PACE, e oferecer a melhor estrutura de pós-venda aos clientes do modelo, a rede de concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil está sendo devidamente preparada. Uma série de amplos programas de treinamento voltados a todos os seus funcionários, desde vendedores até os técnicos de oficina, estão sendo realizados pela Jaguar Land Rover. Além disso, as concessionárias terão toda a estrutura física necessária para receber o modelo, incluindo uma unidade de carregamento de 7kW.

Desempenho

O novo Jaguar I-PACE oferece aos seus clientes um SUV extremamente prático, com desempenho de um superesportivo, amplo espaço interno, tecnologia avançada e design extremamente atraente. Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir uma autonomia de rodagem de até 470 quilômetros de acordo com a WLTP. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas.

O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-PACE em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em um carregador padrão de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, uma situação perfeita para o carregamento durante uma noite de sono.

A combinação de tração nas quatro rodas, 400cv de potência e 69,6 Kgfm de torque instantâneo, característica inerente de um veículo 100% elétrico assegura que esse modelo de zero emissões tenha um comportamento esportivo em todas as situações.

O modelo é equipado com dois motores elétricos idênticos de ímãs permanentes, cada um com a função de gerar força para um eixo do veículo. Os motores são totalmente ajustados ao sistema de transmissão de velocidade única e ao diferencial do I-PACE, construídos para serem extremamente compactos. Ambos trabalham para gerar uma distribuição de força instantânea para as quatro rodas. Tal característica permite que o SUV adapte continuamente seu balanço dianteiro e traseiro, de acordo com as condições da estrada.

Design

Os designers da Jaguar, chefiados pelo renomado designer Ian Callum, desenharam o I-PACE como um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, que remete a um cupê. Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 20.

Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao I-PACE um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.

Da mesma forma que no F-TYPE e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-PACE localizam-se dentro da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo e, ao mesmo tempo, proporciona uma melhoria aerodinâmica ao modelo. Quando equipado com o sistema de suspensão pneumática opcional, o I-PACE ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto. A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são absolutamente marcantes e corroboram seu design agressivo.

Tecnologia

O I-PACE é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o novíssimo e totalmente intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, nos mesmos moldes do que existe no Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis. Todas as funções do veículo como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras são controladas por apenas dois botões giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel e cria um ambiente mais limpo e agradável.

O cluster disposto aos olhos do condutor é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT de 12”, que traz as informações mais importantes do veículo de forma clara e precisa. Tais informações também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema opcional head-up display. O I-PACE também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e consegue assim adaptar o veículo às necessidades de cada um. Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo, uma vez conectado, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no I-PACE.

Segurança

Mais do que um veículo limpo, consagrado, de alto desempenho e tecnologia, o I-PACE também é um dos mais seguros veículos disponíveis na atualidade. O veículo alcançou uma classificação de 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, confirmando-o como um dos veículos mais seguros na estrada.

O I-PACE marcou 91% para proteção de ocupante adulto, 81% para proteção de ocupante infantil e 81% para assistência de segurança. Para os testes de impacto da barreira lateral e impacto da coluna lateral mais severa, o modelo obteve pontuação máxima, com boa proteção de todas as áreas críticas da carroceria.

Este último resultado significa que todos os três membros da família PACE, de SUVs da Jaguar, E-PACE, F-PACE e I-PACE têm a classificação máxima de cinco estrelas da Euro NCAP, demonstrando o compromisso da marca em projetar alguns dos carros familiares mais seguros. O I-PACE é o décimo modelo consecutivo da maior fabricante de veículos da Grã-Bretanha a receber as cinco estrelas.

Tal desempenho se deve à uma série de fatores como, por exemplo, sua estrutura de carroceria leve de alumínio do I-PACE oferece níveis inerentemente altos de rigidez e, quando combinada com a bateria integrada – protegida por um quadro estrutural de alumínio – oferece a mais alta rigidez torcional de qualquer Jaguar, a 36kNm por grau.

Os destaques do design da carroceria incluem o primeiro uso industrial de peças de alumínio forjado e as primeiras aplicações da Jaguar de tratamento térmico pós-moldagem para aumentar a resistência das ligas de alumínio usadas em áreas críticas relacionadas a acidentes.

O I-PACE também oferece avançadas tecnologias de segurança para proteger os usuários e pedestres, incluindo Capô Destacável e Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e ciclistas. A Jaguar também desenvolveu um sistema único de Alerta Audível de Veículos (AVAS) para seu primeiro modelo elétrico que avisa os pedestres quando o veículo está se aproximando. O som pode ser ouvido a velocidades de até 20 km/h e excede o mínimo de 56dB (A) exigido pela legislação de alguns países. O sistema foi testado em conjunto com membros da instituição Guide Dogs for the Blind, principal ONG do Reino Unido para pessoas afetadas por perda de visão.

Além das tecnologias de segurança, o SUV de rendimento oferece um conjunto completo de sistemas avançados de assistência ao condutor, como Controle de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control); Assistente de Ponto Cego (Blind Spot Assist); e Auxílio de Estacionamento 360º (360º Parking Aid).


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)