COLUNA RETA OPOSTA:

0
Postado 20 de abril de 2019 por bisponeto em
Paranaense de Velocidade inicia com domínio de curitibanos

O Campeonato Paranaense de Velocidade teve início no último fim de semana no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Estado. Com promoção e organização do Automóvel Clube de Cascavel e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), a prova teve amplo domínio dos curitibanos.

Das cinco categorias em disputa, os representantes da Capital paranaense só não venceram na categoria Marcas B, que foi ganha por Sextilio Hans Júnior, de Chapecó, Santa Catarina. Os curitibanos levaram a primeira colocação na categoria Marcas A, com Rafael Barranco; na Turismo A, com Guilherme Ragnini; na Turismo B, com Carlos Schilipak; e na categoria Turismo C com a dupla Roberto Bonato/Evandro Maldonado (Curitiba). O Campeonato Paranaense de Velocidade terá prosseguimento no dia 26 de maio, com a realização da 2ª etapa, em Curitiba. (Foto: Bispo Neto).

 

Firás Fahs vence no Citadino de Kart de Foz do Iguaçu

O Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu começou com o domínio de Firás Fahs, da equipe Cellshop/SOS Proteção, na categoria Cadete. A prova foi disputada sábado (13/4), no Adrena Kart. Vice-campeão do ano passado, Firás começou a competição deste ano com o pé direito na luta pelo título. Largou na pole position, fez a volta mais rápida e ganhou as duas baterias. Firás também disputou a categoria Júnior Menor, liderando os treinos oficiais, garantiu a pole position e liderou a primeira bateria até a última volta, quando, quando foi traído por uma pane no motor e abandonou. Na segunda bateria, o problema do motor voltou logo na primeira volta, forçando-o a abandonar a prova.

Segundo Firás, o início do Citadino de Foz não poderia ser melhor para a equipe Cellshop/SOS Proteção. “O desempenho na Cadete foi excelente. Os problemas na Júnior Menor nos impediram de concluir a prova, mas estávamos participando como forma de antecipar a adaptação à categoria para o futuro”, informa Firás Fahs. O Campeonato Citadino de Foz do Iguaçu será disputado em cinco etapas. A 2ª etapa está marcada para o dia 25 de maio e as demais para 10 de agosto, 28 de setembro e 9 de novembro. (Foto: Divulgação).

 

Akyu Myasava mantém liderança no Kart de Cascavel

Akyu Myasava, da equipe EMS Farmacêutica/Flabom, conquistou uma bela vitória na categoria Cadete na 3ª e penúltima etapa do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel. A prova foi disputada sábado no kartódromo Delci Damian. Com os 20 pontos conquistado sábado, o kartista cascavelense manteve a liderança do campeonato, agora com 57 pontos, contra 48 do catarinense Gabriel Moura, que passa a ser o vice-líder.

A prova da Cadete foi uma das mais emocionantes da 3ª etapa, com constante troca de lideres. Akyu largou em oitavo e conquistou o segundo lugar na primeira bateria, venceu a segunda, conquistando a vitória ao somar um ponto a mais do que o gaúcho Heitor Dall Agnol, que ficou com a segunda colocação. “Foi um fim de semana legal. Todos os pilotos andaram forte e a constante troca de posições, principalmente a de líderes, demonstra o nível da categoria e o que virá no Brasileiro”, acentua Akyu. A 4ª e última etapa do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel está marcada para os dias 24 e 25 de maio. (Foto: Mário Fereira).

 

Acidente prejudica corridas de Romullo Ribas em Cascavel

A equipe RVC, de Rodrigo Paixão, iniciou a 3ª etapa do Metropolitano de Cascavel, animada com a tomada de tempos em que 81 milésimos de segundo separou Romullo Ribas da pole position da Cadete. Mas, uma batida na quarta volta da primeira prova frustrou as expectativas da equipe, no evento disputado no último sábado (13/4), no kartódromo Delci Damian. Em 3º lugar no grid, o Menino de Ferro perdeu uma posição na largada, mas logo recuperou o posto e na segunda volta já estava na vice-liderança. Rápido e constante, ele buscava o líder quando o kart que vinha atrás forçou uma ultrapassagem e subiu em cima dele na entrada de uma curva. O acidente avariou o kart e provocou uma luxação no braço fazendo o piloto abandonar a prova.

Na segunda corrida, Romullo Ribas largou do final do grid com oito karts, e mesmo com dores no braço conseguiu terminar a prova em sexto lugar. “Sentimos muito o acidente. O Romullo estava muito rápido e o desempenho dele nos levava a crer que aquela seria uma das melhores corridas até aqui. Infelizmente, não foi. Ele quis disputar a segunda prova, e mesmo sabendo que a pista exige muito esforço dos braços, com dores, levou o kart até a bandeirada final”, relatou o preparador Rodrigo Paixão. Com este resultado, Romullo Ribas ocupa o 3º lugar na tabela de classificação da Cadete, com 36 pontos. (Foto: Eni Alves).

 

Júnior Flores conquista 3ª vitória no Kart de Cascavel

Com a terceira vitória conquistada no último sábado, José Flores Júnior, da equipe Auto Posto Damo, se isolou na liderança da categoria Novatos no Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel. Agora o piloto de Foz do Iguaçu soma 62 pontos. Mais que a vitória, Júnior Flores destaca a evolução visando o Campeonato Brasileiro, que será disputado de 15 a 27 de julho, em Cascavel.

“O equipamento melhorou muito, eu melhorei pinha pilotagem em vários pontos do circuito e no computo geral, melhorei três décimos a minha melhor volta em relação a melhor volta da etapa anterior. Estou confiante para o Brasileiro”, acentua o piloto da equipe Auto Posto Damo. A 4ª e última etapa do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel está marcada para os dias 24 e 25 de maio, no Kartódromo Delci Damian. (Foto: Mário Fereira).

 

Piloto da Stock Car vence prova de kart em Cascavel

Valdeno Brito, piloto da Stock Car, ganhou sábado (13/4) a prova da categoria Super Sênior na 3ª e penúltima etapa do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel, disputada no Kartódromo Delci Damian. A prova foi promovida e organizada pelo Kart Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Servindo de preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado de 15 a 27 de julho, em Cascavel, a 3ª etapa do Metropolitano teve provas disputadíssimas, muitas delas decididas na última volta.

Além de Valdeno Brito, de Londrina, os outros vencedores na 3ª etapa do Metropolitano de Cascavel foram Lucas Silva Tracozo (Londrina), na categoria F-4 Graduados; Eduardo Tanabe (Cascavel), na F-4 Super Sênior; Eduardo Souza (Foz do Iguaçu), na F-4 Sênior; Moacir Petry (Cascavel), na F-4 Super; Murilo Fiore (Cascavel), na Graduados; Akyu Myasava (Cascavel), na Cadete; Augusto Toniolo (Curitiba), na Mirim; Tiago Schweiger (Cascavel), na Sênior B; Carlos Eduardo de Souza (Londrina), na Sênior A; Júnior Flores (Foz do Iguaçu), na Novatos; e Luís Trombini (Curitiba), na categoria Júnior. A 4ª e última etapa do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel está marcada para os dias 24 e 25 de maio. (Foto: Mário Fereira).

 

Curitiba teve piloto no pódio na estreia da Copa HB20

Os pilotos Christiano Bornemann e Lucas Bornemann encaram o maior desafio de suas carreiras. Adversários nas pistas de Velocidade na Terra, os irmãos, filho do octacampeão do automobilismo paranaense José Bornemann, unem forças e formam dupla para a disputa do novo campeonato nacional, a Copa HB20. A competição iniciou no final de semana passado em Campo Grande-MS, junto com a 2ª etapa da Copa Truck e Mercedes-Benz Challenge. Com duas corridas por etapa, o piloto Christiano Bornemann comandou o HB20 numeral 42 na primeira prova, realizada no sábado (13/4). Saindo da 10ª posição do grid formado por 26 carros, Chris Bornemann administrou bem o posto e estreante no traçado do Autódromo Orlando Moura, cruzou a linha de chegada em 8º lugar.
Na segunda corrida, no domingo, Lucas Bornemann fez boa largada e no final da reta ocupava o 6º posto. Poucas voltas depois a chuva acrescentou uma dificuldade a mais para os pilotos e mais emoção para o público. Acostumado com as variações contínuas das pistas de terra, Lucas Bornemann enfrentou disputas acirradas, foi ganhando posições e encerrou a prova em 3º lugar. A Copa HB20, uma iniciativa da montadora Hyundai, será disputada em 8 etapas, com duas corridas cada, totalizando 16 provas na 1ª temporada. Iniciando em Campo Grande-MS, a competição terá continuação em Londrina-PR (1.º e 2 de junho). (Foto: Rafael Catelan).

 

Beto Monteiro conquista 1.º título do ano na Copa Truck

Com uma atuação de gala em Campo Grande, onde conquistou uma vitória e um segundo lugar, Beto Monteiro conquistou neste domingo o primeiro título da Copa Truck em 2019. O piloto pernambucano da Volkswagen faturou a Primeira Copa dois anos após fazer história – ele havia sido o primeiro campeão de copas da história em 2017 justamente na capital do Mato Grosso do Sul. Correndo com o regulamento à seu favor e com a desvantagem de ter um limitador de potência por conta das vitórias na etapa anterior, em Goiânia, Beto não se contentou em apenas monitorar seus principais rivais – Felipe Giaffone e André Marques – e fez questão de brigar pela vitória. Em poucas voltas, o piloto da Volkswagen engoliu Marques e o pole Wellington Cirino para assumir a liderança de uma vez.

Para completar a festa da montadora alemã na primeira corrida, Paulo Salustiano chegou em segundo após superar Cirino e relegar o paranaense ao terceiro e último lugar do pódio da corrida 1, logo à frente de Marques. Também na briga pelo título, Giaffone foi quinto e tanto ele quanto Marques precisariam de um milagre para tirar a Primeira Copa de Beto. Outro fato interessante desta primeira corrida foi o sétimo e oitavo lugares, nesta ordem, do casal Renato Martins e Débora Rodrigues, que garantiram a primeira fila da prova 2 – algo inédito na Copa Truck. “Sofremos no ano passado para entrar na final e não conseguimos, então meu objetivo era esse: tentar ganhar a copa e me garantir na Grande Final. Só faltou ganhar as quatro corridas. Ganhei três. Está bom, né?”, comemorou Beto. Como resultado, Monteiro terminou a Primeira Copa com 78 pontos, contra 59 de Giaffone, 57 de Marques e 48 de Débora. Com isso, Beto já está classificado para a final com 12 pontos de bonificação, assim como Giaffone, que leva dez, e Marques, que ganhou oito pontos já na tabela da Grande Final, marcada para dezembro em Interlagos. Finalizada a Primeira Copa, a Copa Truck faz um intervalo de pouco mais de um mês para o início da segunda Copa, no dia 2 de junho, em Londrina. (Foto: Duda Bairros).

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)