Concept 508 Peugeot Sport Engineered Neo-Performance estreia em Genebra

0
Postado 22 de fevereiro de 2019 por bisponeto em
A Peugeot apresenta, em estreia mundial, no Salão de Genebra 2019, o frenético Concept 508 Peugeot Sport Engineered, que prefigura essa nova linha de produtos. #unboringthefuture é a promessa de um futuro a bordo de um Peugeot onde o tédio não tem vez. E como motorização eletrificada também pode ser sinônimo de puro prazer, parecia óbvio desenvolver uma linha dedicada à alta performance.

Desenvolvido pelos experientes engenheiros da Peugeot Sport, o Concept 508 Peugeot Sport Engineered é derivado do incrível sedã Peugeot 508 Hybrid. Esse conceito de aliar alta performance à baixa emissão oferece um desempenho excepcional, além do incrível tratamento estilístico incisivo e esportivo.

“A eletrificação é uma oportunidade fantástica de desenvolver novas sensações de condução. Criamos uma neo-performance: novas energias, novos serviços, novos territórios, novos desafios a enfrentar… Puro prazer com emissões de apenas 49g de CO2/km !”, disse Jean-Philippe Imparato, Diretor Geral da Peugeot.

Peugeot Sport Inside

A Peugeot já oferece desempenhos de alto nível em suas versões GT e GTi e, em breve, nos Hybrid e Hybrid4. O Concept 508 Peugeot Sport Engineered vai ainda mais longe. Ele prefigura o desenvolvimento de uma nova linha de produtos elétricos eficientes. Com essa estratégia, a Peugeot demonstra que a eletrificação está na origem de uma neo-performance inteligente, que associa intensidade e eficiência.

O desenvolvimento dessa linha foi confiado à Peugeot Sport, que sempre acompanhou o desempenho da gama Peugeot, criando os modelos mais esportivos da Marca. A Peugeot Sport é conhecida pelo seu time de competições internacionais de alta performance ou pelas equipes de competição destinada a clientes, especialmente com o 908 e o 3008 DKR, vencedores das 24h de Le Mans e do Dakar, respectivamente, ou ainda com os modelos 208 R2, 308 Racing-Cup e 308 TCR.

Esse know-how também pode ser visto nas ruas e estradas da Europa, pois foi a Peugeot Sport quem desenvolveu os Peugeot RCZ-R (2013), 208 GTi 30th (2014) e 308 GTi by Peugeot Sport (2015). Neste carro conceito, a Peugeot Sport aproveitou a experiência adquirida com outros dois carros-conceito eletrificados, ambos pioneiros:

  • O ultra eficiente 208 Hybrid FE (2013), que apresenta desempenho de GTi, com emissões e consumos inferiores aos do menor motor a combustão disponível na época. O modelo, que passou por várias otimizações, emitia apenas 46 g de CO2/km sem abrir mão do desempenho, passando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos.
  • O 308 R Hybrid Concept (2015), dono de um desempenho irrepreensível: potência acumulada de 500 cv, torque de 730 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

O Concept 508 Peugeot Sport Engineered capitaliza estas conquistas, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos para entregar um desempenho eficiente e um virtuosismo incomparável.

Potência tecnológica

Os engenheiros da Peugeot Sport associaram três motores (PureTech 200, elétricos de 110 cv na frente e 200 cv atrás), duas energias e tração nas quatro rodas, resultando em retomadas espetaculares com um torque máximo de 500 Nm. Essas características igualam o desempenho do Concept 508 Peugeot Sport Engineered ao de um veículo dotado de um motor de combustão de 400 cv:

De 0 a 100km/h: 4.3 s; Arrancada de 0 a 400 m: 12.5 s; Arrancada de 0 a 1000 m: 23.2 s; De 80-120km/h : 2.5 s; De 80-180 km/h: 9.3 s; e Velocidade máxima: 250 km/h. Esses desempenhos são obtidos com emissões de apenas 49g/km de CO2 (WLTP)!

A frenagem é adaptada a esses desempenhos, com discos dianteiros ventilados de 380 mm. Montados num anel de alumínio, eles são pinçados por quatro pistões (com diâmetro de 38 e 41 mm) que deslizam num estribo fixo. O excelente chassi do novo Peugeot 508 recebeu ajustes específicos (rebaixado, nova lei de amortecimento e bitolas mais largas de 24 mm na frente e 12 mm atrás), bem como uma direção ainda mais precisa, tudo isso para aumentar a eficiência e o prazer de conduzir.

Os pneus de alta performance são fabricados por nosso parceiro Michelin. O Concept 508 Peugeot Sport Engineered é equipado com o pneu Pilot Sport 4S com dimensões de 245/35 R20, escolhido em razão de seu grip, que amplia os limites da aderência. “Vamos desenvolver a linha mais esportiva já vista na Peugeot! Era nosso sonho. Com a eletrificação, ele agora poderá ser realizado”, declarou Bruno FAMIN, Diretor Geral da Peugeot Sport.

O melhor dos dois mundos

Em total harmonia com a filosofia dessa nova linha de produtos eletrificados eficientes, o Concept 508 Peugeot Sport Engineered inaugura um universo multirregistros e multissensoriais.

O desempenho sem concessões vem somar-se às vantagens do híbrido recarregável. A bateria de 11,8 kWh proporciona uma real eficiência, permitindo deslocamentos em modo 100% elétrico até a velocidade de 50 km (WLTP).

Em modo Sport, a adição das potências térmica e elétrica é efetiva até 190 km/h, garantindo retomadas impressionantes em todas as circunstâncias!

Um prazer incrível com novos parâmetros de emissões de CO2.

Esportividade ampliada

Este conceito define uma nova esportividade e inova o tratamento estilístico da performance eletrificada by Peugeot Sport. O aerodinamismo foi trabalhado numa nova dimensão, gerando propostas surpreendentes e sofisticadas:

  • Utilizando a tecnologia de impressão 3D, a grade é afiada, com lâminas flutuantes que parecem prestes a cortar o ar. Sua implantação foi pensada nos mínimos detalhes e permite orientar o ar diretamente para o radiador;
  • O para-choque dianteiro é mais esguio e possui grandes aberturas para melhor resfriar a mecânica;
  • Os flaps posicionados nas laterais do para-choque e na parte inferior da carroceria orientam eficazmente os fluxos de ar para reduzir o arrasto aerodinâmico;
  • Na altura dos vidros laterais traseiros, no local habitualmente reservado aos monogramas das versões GT Line e GT, novos winglets afilados aparecem no nível dos custodes;
  • A traseira dispensa o aerofólio, para não atrapalhar o equilíbrio e a elegância do desenho original;
  • O novo difusor, além de ser eficiente, acentua o aspecto robusto da traseira.

A carroceria é realçada pela escolha do “Gris Selenium (Cinza Selenium)”, a cor foi especialmente escolhida para o conceito que varia de acordo com a luz por causa de suas partículas peroladas. Para contrastar, inserções “Kryptonite” introduzem um toque dinâmico e carismático, confirmando que o conceito pertence definitivamente a essa linha esportiva e moderna.

As rodas de alumínio de 20’’, além do estilo ultradinâmico, contribuem para o esfriamento eficaz dos freios. O acabamento gravado conjuga as cores Preto Onyx e Cinza Selenium com elegância esportiva. A calota agora vem em forma de estrela para cobrir totalmente os parafusos, oferecendo um detalhe inédito. As rodas proporcionam um vislumbre das pinças de freio com a inscrição Peugeot Sport Engineered na cor Kryptonite.

Um Peugeot i-Cockpit® feito para uma performance instintiva

Mais do que nunca o Peugeot i-Cockpit® favorece o desempenho e uma experiência de condução intuitiva: o volante compacto aumenta a agilidade enquanto o head-up display proporciona 100% de concentração e foco para a estrada.

Os novos bancos com sustentação “confort-fit” são recobertos de couro e Alcantara® com estofados nas cores Kryptonite e Preto Onyx. Cada componente do habitáculo é cuidadosamente moldado, incluindo o teto, as colunas do para-brisa, das portas e dos vidros laterais traseiros e revestidos com Alcantara®.

As mãos do condutor descansam no volante com aro e base achatados revestido de Alcantara® e elementos de fibra de carbono. Uma inserção na parte inferior reproduz os 3 traços Peugeot Sport Engineered, e a costura alterna as cores Kryptonite e Preto Onyx. Proporcionando uma nova experiência sensorial e visual, a alavanca de câmbio também ostenta uma peça de Alcantara®.

Igualmente revestidos por esse material nobre, os painéis internos das portas são perfurados e exibem células na cor Kryptonite, que se dissipam aos poucos até formar uma faixa uniforme sobre o painel de instrumentos, costurado com Kryptonite na parte superior. O console central recoberto com fibras de carbono e todo o conjunto confere ao interior uma esportividade elegante.

A imersão é garantida com o design específico 100% Kryptonite da tela HD sensível ao toque capacitiva de 10 polegadas e do painel digital frontal de 12,3 polegadas. Nenhum detalhe foi esquecido: até a parte interna das maçanetas das portas exibem detalhes sutis de Kryptonite.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)