Volkswagen aposta em recorde para elétricos em Nürburgring-Nordschleife

0
Postado 22 de janeiro de 2019 por bisponeto em
A Volkswagen está impulsionando a eletromobilidade em alta velocidade, tanto para veículos de produção quanto nas pistas de corrida. Após quebrar o recorde na famosa subida de montanha de Pikes Peak, nos Estados Unidos, o ID. R – o carro esportivo totalmente elétrico da Volkswagen – agora está de olho em mais um recorde, no verão europeu de 2019: a volta mais rápida para carros elétricos no circuito de Nürburgring-Nordschleife, considerado o mais difícil do mundo.

O ID. R é o embaixador esportivo de toda uma gama de veículos elétricos, que a Volkswagen planeja lançar a partir de 2020. A tarefa do ID. R em corridas é uma declaração de compromisso da Volkswagen com a eletromobilidade e destaca o enorme potencial que o E-drive pode oferecer em estradas convencionais no futuro. “Após o recorde em Pikes Peak, o próximo grande desafio para o ID. R é atingir o tempo mais rápido para carros elétricos em Nürburgring-Nordschleife”, diz o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “Um recorde de volta em Nordschleife é uma grande honra para qualquer carro, seja um carro de corrida ou um carro de produção”.

Ajuste fino para o Volkswagen ID. R

O ID. R, que está sendo desenvolvido para a tentativa de recorde em Nürburgring, é movido por dois motores elétricos, capazes de gerar 680 cv (500 kW) de potência, com peso inferior a 1.100 kg, incluindo o piloto. “Acima de tudo, vamos modificar a aerodinâmica do ID. R, a fim de lidar com as condições de Nordschleife, que diferem muito daquelas em Pikes Peak ”, diz François-Xavier Demaison, diretor técnico da Volkswagen Motorsport. Ao contrário de Pikes Peak, que começa a uma altitude de 2.862 metros e termina em 4.302 metros, o circuito de Nordschleife percorre a região de Eifel entre 320 e 617 metros acima do nível do mar. O icônico circuito alemão tem uma característica única, entre outros fatores, graças à longa reta Döttinger Höhe. “Como parte de nossos preparativos meticulosos para a tentativa de recorde, vamos colocar o ID. R em um intenso programa de testes e desenvolvimento em várias pistas de corrida no segundo trimestre”, acrescenta Demaison. A tentativa de recorde está planejada para o verão europeu (entre Junho e Setembro).

Romain Dumas, especialista em Nordschleife, vai pilotar tentativa de recorde

O multi-talentoso Romain Dumas estará ao volante novamente para a tentativa de recorde. Ele ganhou o Pikes Peak International Hill Climb com o ID. R Pikes Peak em junho de 2018, com um tempo de 7min57seg148, e tornou-se o primeiro piloto em mais de 100 anos a cumprir essa prova icônica em menos de oito minutos. O francês também tem em seu currículo quatro vitórias na corrida de 24 horas de Nürburgring.

“Só de pensar em pilotar o ID. R em Nordschleife já é o suficiente para me dar arrepios. Eu conheço a pista muito bem, mas o ID. R será um desafio completamente diferente, por ter uma aceleração extrema e enorme velocidade em curvas”, diz Dumas. “Eu mal posso esperar pelos primeiros testes. Quebrar o recorde existente para elétricos certamente não será um passeio no parque.” O recorde atual de veículos totalmente elétricos é de 6min45seg90 – a uma velocidade média de quase 185 km/h – e foi estabelecido em 2017 pelo britânico Peter Dumbreck em um NIO EP9.

Ex-piloto e campeão de Fórmula 1, Jackie Stewart criou o termo “Green Hell”

Uma pista comparativamente estreita, com 20.832 metros de extensão, nada menos que 75 curvas e subidas e descidas pelas florestas Eifel – Nordschleife, inaugurado em 1927, é único e continua a servir como uma excelente pista de testes para a indústria automobilística. O ex-piloto e campeão mundial de Fórmula 1, Jackie Stewart, uma vez respeitosamente chamou o circuito de “Green Hell” (Inferno Verde). Apesar do icônico circuito estar sujeito a repetidas modificações, ele não recebe a Fórmula 1 desde 1978. Atualmente, Nordschleife – juntamente com o moderno circuito Grand Prix – é conhecido principalmente como o palco da famosa corrida de 24 horas. A FIA World Touring Car Cup (WTCR), um campeonato global de carros de turismo, também visita a pista nas montanhas Eifel. A Volkswagen está representada em ambas as categorias com o Golf GTI TCR.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)