Novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport tem peças da carroceria de fibra natural

0
Postado 8 de janeiro de 2019 por bisponeto em
Três anos após a primeira apresentação do primeiro Cayman GT4 Clubsport, a Porsche revela agora seu sucessor: o novo 718 Cayman GT4 Clubsport representa mais um desenvolvimento desse modelo de sucesso feito em Weissach. Pela primeira vez, o carro de corrida quase standard com motor central sairá das oficinas em duas versões: o modelo “Trackday”, para pilotos amadores ambiciosos, e a versão “Competition”, para as competições do automobilismo nacional e internacional.

Durante o desenvolvimento do novo 718 Cayman GT4 Clubsport, o foco foi centralizado não apenas na melhoria da dirigibilidade e em tempos de voltas mais rápidos, mas também no uso sustentável de matérias-primas naturais. O 718 Cayman GT4 Clubsport é o primeiro carro de corridas de série na história a utilizar peças da carroceria feitas de material composto de fibras naturais. As portas do piloto e do copiloto e a asa traseira são feitas de uma mistura de fibras orgânicas, obtidas primariamente de subprodutos da agricultura, tais como fibras de linho e cânhamo e apresentam propriedades similares às da fibra de carbono em termos de peso e rigidez.

A força do 718 GT4 Clubsport é fornecida por um motor horizontal de seis cilindros com 3,8 litros, que gera 313 kW (425 hp). Comparado ao seu antecessor, ele apresenta um aumento de 40 hp. A força é transferida às rodas traseiras através de uma caixa de câmbio Porsche de dupla embreagem com seis marchas e um diferencial traseiro com bloqueio mecânico. A suspensão dianteira de baixo peso com molas e torres de amortecimento é oriunda do seu irmão maior 911 GT3 Cup. O impressionante sistema de freios de competição apresenta discos de aço nas quatro rodas com 380 milímetros de diâmetro. Com peso de 1.320 quilogramas, o 718 Cayman GT4 Clubsport, entregue de fábrica com uma gaiola de segurança soldada e banco de corrida, assim como um cinto de segurança de seis pontos, é um verdadeiro peso-leve.

A versão básica “Trackday” é destinada a pilotos amadores que desejam tomar parte de eventos privaados e em pistas fechadas sem maiores dificuldades e grandes despesas. O veículo tem um acerto de amortecedores fixo. Os sistemas de assistência ABS, ESC e controle de tração asseguram a dirigibilidade no limite com uma boa margem de segurança e podem ser desativados. Também são equipamento de série o sistema de ar-condicionado, uma escotilha de resgate no teto, um extintor de incêndio manual e a célula de combustível de segurança FT3 com 80 litros. O veículo, que não é homologado para uso nas estradas pode receber manutenção em todos os Porsche Centres. O 718 Cayman GT4 Clubsport “Trackday” custa 134.000 euros, mais o imposto de valor adicionado estabelecido para cada país.

O modelo “Competition” apresenta uma variedade de detalhes importantes para corridas. Os amortecedores podem ser regulados em três estágios. O tanque de combustível de segurança, com 115 litros de capacidade, é adequado para eventos de longa distância. Graças a um sistema de equilíbrio dos freios, a força de frenagem pode ser ajustada de forma infinitesimal entre os eixos dianteiro e traseiro. Um sistema de macacos pneumático integrado assegura rápidas paradas nos boxes. O volante com remoção rápida adotado do 911 GT3 R permite uma variedade de opções de regulagem para as necessidades individuais de cada piloto. Um sistema automático de extintor de incêndio é mais um item de segurança para a pista de corrida. O 718 Cayman GT4 Clubsport “Competition” custa 157.000 euros, mais os impostos específicos de cada país.

“O novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport possui significativamente mais genes automobilísticos que seu bem-sucedido antecessor”, afirma o chefe de automobilismo esportivo da Porsche, Fritz Enzinger. “A força do motor aumentou consideravelmente. Ao mesmo tempo, conseguimos aumentar a força aerodinâmica e o cockpit agora está ainda mais adaptado para as necessidades dos pilotos. Estou confiante de que poderemos aumentar os excelentes números de vendas do antecessor, do qual entregamos 421 unidades”.

As duas versões podem ser encomendadas imediatamente e serão entregues às equipes e pilotos ao redor do mundo a partir de fevereiro.

Descrição técnica do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport (Tipo 982):

Conceito:
• Carro de corridas monoposto quase-standard não homologado para uso na estrada;.

Motor:
• Motor boxer de alumínio com seis cilindros posicionado entre eixos com montagem rígida;
• 3.800 cm³; curso 77.5 mm, diâmetro 102 mm;
• Pot. máxima: 313 kW (425 hp) a 7.500 rpm;
• Rot. máxima: 7.800 rpm;
• Torque máx.: 440 Nm a 6.600 rpm;
• Taxa de compressão: 12,5:1;
• Sistema de resfriamento a água com gerenciamento térmico para o motor e caixa de câmbio;
• Tecnologia de quatro válvulas com eixo de comando com ajuste de fase e tempo de abertura variável VarioCam Plus;
• Qualidade do combustível: Super Plus sem chumbo, mínimo 98 octanas;
• Gerenciamento eletrônico do motor otimizado para competição (Continental SDI 9);
• Lubrificação integrada com cárter seco;
• Conversor catalítico com 100 células atendendo às especificações DMSB.
Transmissão:
• Tração traseira;
• Câmbio PDK com seis velocidades com fixação rígida e unidade de controle; eletrônico otimizada para competição;
• Volante reforçado com dupla massa;
• Lubrificação pressurizada internamente com resfriamento ativo do óleo;
• Bloqueio do diferencial otimizado para competição.
Carroceria:
• Carroceria de peso leve de alumínio e aço combinados;
• Gaiola anticapotagem interna soldada, certificada de acordo com o Art. 277 da FIA;
• Capô dianteiro com travas de abertura rápida;
• Capô traseiro com travas de abertura rápida;
• Asa traseira fixa com montagem tipo “pescoço de cisne” feita de materiais compostos, incluindo as lâminas laterais, suportes de alumínio pretos com defletor tipo Gurney de fibra de carbono integrado;
• Portas do piloto e copiloto de materiais compostos de fibras naturais;
• Teto com escotilha de escape, certificado segundo o artigo 275a da FIA;
• Banco concha Recaro com regulagem longitudinal e sistema de acolchoamento, ajustável segundo as necessidades dos pilotos (de acordo com o Padrão FIA 8862/2009 – as exigências mais recentes da FIA);
• Sistema de macacos pneumático de três pistões (“Competition”);
• Pontos de montagem para sistema de macaco pneumático de três pistões pré-instalado (“Trackday”);
• Previsão para rede de segurança;
• Ganchos para reboque dianteiro e traseiro certificados pela FIA;
• Console central para competição com funcionalidade expandida e utilização adaptável;
• Cinto de segurança com seis pontos;
• Célula de combustível de segurança FT3 de 115 litros com válvula de segurança “Fuel Cut Off” de acordo com as regras da FIA (“Competition”);
• Célula de combustível de segurança FT3 de 80 litros com válvula de segurança “Fuel Cut Off” de acordo com as regras da FIA (“Trackday”).
Suspensão – Eixo dianteiro:
• Torre de suspensão MacPherson, regulável na altura, cambagem e bitola;
• Braços de suspensão forjados: rigidez otimizada, montagem dupla, juntas esféricas de alta performance;
• Cubos de rodas com cinco parafusos;
• Amortecedores de corrida de 3 vias de regulagem com expansão e ajuste de compressão em 2 estágios, velocidade alta e baixa (“Competition”);
• Amortecedores fixos (“Trackday”);
• Direção assistida eletromecânica com redução variável;
• Barra antirrolagem com design de 3 furos.

Eixo traseiro:
• Torre de suspensão MacPherson, regulável na altura, cambagem e bitola;
• Braços de suspensão forjados: rigidez otimizada, montagem dupla, juntas esféricas de alta performance;
• Cubos de rodas com cinco parafusos;
• Amortecedores de corrida de 3 vias de regulagem com expansão e ajuste de compressão em 2 estágios, velocidade alta e baixa (“Competition”);
• Amortecedores fixos (“Trackday”);
• Barra antirrolagem ajustável tipo lâmina.
Sistema de frenagem – Eixo dianteiro:
• Pinças de alumínio monobloco com cinco pistões com molas “Anti Knock Back” (anti-retorno);
• Discos de freios de aço, multipeças, ventilados e com sulcos, 380 mm de diâmetro;
• Pastilhas de freios de competição;
• Regulagem do equilíbrio de frenagem através de sistema barra de ajuste (“Competition”);
• Assistente de freio (“Trackday”).

Eixo traseiro:
• Pinças de alumínio monobloco com cinco pistões com molas “Anti Knock Back” (anti retorno);
• Discos de freios de aço, multipeças, ventilados e com sulcos, 380 mm de diâmetro;
• Pastilhas de freios de competição;
• Regulagem do equilíbrio de frenagem através de sistema barra de ajuste (“Competition”);
• Assistente de freio (“Trackday”).
Sistema elétrico:
• Conjunto de instrumentos COSWORTH ICD, com entrada de dados integrada;
• Diagnose de falhas aperfeiçoada com testador PIWIS para competição;
• Aplicativo Porsche Track Precision Race;
• Disparador de volta integrado através de sinal do GPS;
• Sistema de acelerador eletrônico;
• Bateria de peso leve de íons de lítio, 60 Ah, a prova de vazamento, montada na área dos pés do passageiro (“Competition”);
• Bateria de 12 V, 70 Ah (AGM), a prova de vazamento, montada na área dos pés do passageiro (“Trackday”);
• Interruptores de emergência no cockpit e externo, na lateral esquerda do para-brisa;
• Sistema PSM (Porsche Stability Management – gerenciamento de estabilidade) com ABS, Controle de Tração e Controle Eletrônico de Estabilidade (com possibilidade de desligamento total);
• Monitoramento da pressão dos pneus (TMPS);
• Sistema anti-incêndio central, de acordo com as regras da FIA (“Competition”);
• Extintor de incêndio manual (“Trackday”);
• Ar-condicionado;
• Regulagem elétrica dos espelhos externos;
• Volante multifuncional CFRP com limitador de velocidade nos boxes e desacoplamento rápido (“Competition”);
• Volante multifuncional de competição com limitador de velocidade nos boxes (“Trackday”);
• Console central com ajuste de mapas para o ABS, ESC, TC e ajuste para adequação às circunferências dos pneus em uso.

Peso e dimensões:
• Peso total: 1.320 kg;
• Comprimento total: 4.456 mm;
• Largura total: 1.778 mm;
• Altura total: 1.238 mm;
• Distância entre eixos: 2.456 mm.
Aros/Pneus – Eixo dianteiro:
• Rodas de liga forjadas em peça única com novo design do aro otimizado, 9J x 18 offset 28 com montagem de 5 porcas
• Entregue com pneus de transporte Michelin, dimensões 25/64-18;
• Pneus Michelin slick/chuva, dimensões 25/64-18.

Eixo traseiro:
• Rodas de liga forjadas em peça única com novo design do aro otimizado, 10,5J x 18,5 offset 53 com montagem de 5 porcas;
• Entregue com pneus de transporte Michelin, dimensões 27/68-18;
• Pneus Michelin slick/chuva, dimensões 27/68-18.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)