DAF encontra seu caminhão mais antigo em operação

0
Postado 7 de dezembro de 2018 por bisponeto em Caminhões
Um A1600, que completou impressionantes 50 anos, continua em ótimas condições e operando. “O nosso caminhão pode ter 50 anos, mas ainda está muito longe de precisar ser reformado”. Após uma busca internacional, a DAF encontrou o caminhão DAF mais antigo que ainda é utilizado comercialmente – e quase diariamente. O modelo em questão é um A1600 surpreendentemente jovial, pertencente a Frits e Nicky Hoefnagels, que o utilizam para transportar sua atração para parques de diversões por toda a Holanda. “Sim, claro que o utilizamos como qualquer outro caminhão. Para que mais serve um caminhão DAF?”, afirmam os Hoefnagels.

A DAF anunciou a procura pelo seu caminhão mais antigo ainda em operação no início deste ano, quando a empresa celebrou seu 90º aniversário. A busca foi lançada com um vídeo nas redes sociais, apresentando um comerciante de gado que tem conduzido seu caminhão DAF pela Irlanda desde o início da década de 1980.

O vídeo já conta com quase meio milhão de visualizações, gerando uma avalanche de dicas, sugestões e relatos de candidatos ao título. Chegaram respostas de todo o mundo, porém, o caminhão mais antigo foi encontrado praticamente no quintal da fábrica da DAF em Eindhoven, na Holanda. Para ser exato, na aldeia de Bakel.

A DAF foi inundada com relatos de veículos em funcionamento desde o final da década de 1950 e início da década de 1960, incluindo um modelo de combate a incêndios de 1963, que ainda é utilizado regularmente em passeios, e um caminhão extremamente antigo sem placa, usado para transportar colheitas.

No entanto, todos esses caminhões não cumpriam os critérios: o vencedor tinha que ser um caminhão que não só continue a ser utilizado no transporte comercial em estradas públicas, como também seja utilizado regularmente.

O caminhão DAF mais antigo integra um negócio familiar de parques de diversões da família holandesa Hoefnagels, que utiliza o caminhão para transportar sua atração por todo o território dos Países Baixos. A fotografia enviada à DAF pelo Facebook, vinda do pai e filho Frits e Nicky Hoefnagels, exibe nada menos do que quatro caminhões DAF clássicos. Todos estão em ótimas condições graças ao cuidado e atenção constantes que recebem.

Frits Hoefnagels explica: “nossa atração é um ‘cake walk’ [plataformas em movimento testam o equilíbrio dos visitantes]. Utilizamos os caminhões DAF, todos adicionados à nossa frota novos, para transportá-la. Ela fica armazenada durante o inverno, mas, fora dessa época, estamos em movimento do início da primavera até ao final do outono, levando essa enorme estrutura de um parque de diversões para outro”.

“Além de um 2800 de 1975 e um 1600 de 1971, temos dois A1600. Um dos nossos caminhões DAF ‘kikkers’, assim denominados devido à sua aparência ‘estilo sapo’, é de 1968; o outro é de 1969. E não facilitamos a vida deles”, completa Hoefnagels rindo.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)