Ford testa comunicação de veículos “com tudo” nas ruas da China

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Postado 21 de setembro de 2018 por bisponeto em
A Ford realizou com sucesso os primeiros testes em ruas públicas da China da tecnologia que permite ao veículo se comunicar com o ambiente ao redor via celular (C-V2X). A demonstração foi feita ao vivo, com carros da Ford, durante a Exposição Mundial de Internet das Coisas 2018, em Wuxi. Veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=BACyz3x66VA&feature=youtu.be.
Primeira iniciativa do gênero na China, o projeto é um marco no desenvolvimento da tecnologia C-V2X, que terá um papel importante na melhoria da segurança automotiva, na redução dos congestionamentos e aprimoramento da direção autônoma em todo o mundo.
O C-V2X é uma tecnologia avançada de comunicação sem fio, permitindo que os veículos, a infraestrutura, os pedestres e todos os elementos do trânsito “falem a mesma língua” em tempo real. Assim, veículos, ciclistas, pedestres, semáforos e sinais de trânsito podem compartilhar informações sobre seu estado, localização e direção. Como o sistema também pode operar sem uma rede de celular, os alertas podem ser enviados em momentos críticos, quando são mais necessários.
Desde maio, a Ford realiza testes técnicos no projeto-piloto LTE-V2X em Wuxi – o primeiro do gênero em vias públicas no mundo – para avaliar o desempenho da tecnologia de carros conectados C-V2X. Esta é a primeira fase da tecnologia, que deve acompanhar a evolução do 4G para o 5G.
Junto com parceiros locais, como a Huawei e a China Mobile, a equipe da Ford estuda o comportamento dos motoristas e situações de trânsito na China e aplica a tecnologia C-V2X nos modos direto e em rede –– para desenvolver vários “casos de uso” com os recursos de comunicação veículo-infraestrutura (V2I), veículo-veículo (V2V) e veículo-pedestre (V2P).
“Com sua capacidade de conectar os veículos de forma segura, junto com a evolução do 5G, o C-V2X faz parte da visão de transporte do futuro da Ford, em que todos os veículos e a infraestrutura conversam entre si”, diz Thomas Lukaszewicz, gerente de direção automatizada da Ford Ásia-Pacífico e Europa. “Estamos entusiasmados em poder participar do desenvolvimento do C-V2X em todo o mundo.”
A demonstração incluiu o funcionamento de recursos de comunicação dos veículos com o sistema de gerenciamento de tráfego da cidade. Os motoristas podem receber avisos sobre o estado e duração dos semáforos vermelhos e verdes, por exemplo, e recomendações de velocidade para economizar combustível e melhorar o fluxo do trânsito.
A tecnologia C-V2X também permite enviar ao veículo alertas de situações inesperadas, como obras na pista, acidentes, engarrafamentos ou veículos de emergência, para o motorista buscar rotas alternativas e reduzir o tempo de viagem.
Para melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, há também dois recursos de comunicação veículo-veículo. A luz de freio eletrônica de emergência detecta sinais de frenagem brusca quando a visão do carro à frente está obstruída para evitar colisões traseiras e a assistência de movimento em cruzamentos alerta sobre a aproximação de veículos nos pontos cegos. Finalmente, o alerta de colisão com usuário vulnerável detecta a presença de pedestres e ciclistas na pista.

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