Fiat traz ao Brasil a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”

0
Postado 8 de agosto de 2018 por bisponeto em
A Casa Fiat de Cultura recebe, até 21 de outubro, a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, com obras de grandes nomes do Renascimento e Barroco italianos, como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli. São 20 pinturas realizadas entre os séculos XV e XVIII, de acervos de 15 museus de sete cidades italianas, que chegam pela primeira vez ao Brasil. A entrada é gratuita.

A mostra apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco. A curadoria é dos italianos Giovanni Morello, especialista em História da Arte – que idealizou e curou diversas exposições de arte antiga na Itália, no Vaticano e outros países – e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica di Ascoli.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, “São Francisco chega à Casa Fiat de Cultura com sua grandiosa simplicidade. Homem santo que faz parte da construção da nossa identidade cultural. Em Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, uma das principais igrejas carrega seu nome e revela toda a riqueza do nosso barroco. Em Belo Horizonte, um dos seus ícones é a Igrejinha da Pampulha, que de forma ousada imortalizou São Francisco pelas mãos do mestre Portinari. Sua história se faz atual com valores de amor ao próximo, humildade e respeito à natureza. Uma imagem que passou por transformações ao longo da história da arte com obras-primas dos grandes mestres italianos que os brasileiros poderão apreciar nessa exposição”.

“Temos satisfação de trazer esta importante exposição para Belo Horizonte, porque a arte é imortal e o aspecto religioso acompanha as crenças humanas. É sempre motivo de orgulho poder oferecer ao público parte tão rica e importante da arte e da história italianas para o Brasil”, declara o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.

As pinturas de destaque da mostra são “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou o estandarte “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino.

A mostra também inclui uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D. A Casa Fiat de Cultura também preparou uma programação paralela com diversas atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Educativo. Após Belo Horizonte, a exposição segue para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, de 31 de outubro de 2018 a 27 de janeiro de 2019.

A exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Museu Nacional de Belas Artes, do Ibram e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, da Associação de Amigos do Belas Artes (RJ) e da Fondazione Giovanni Paolo II per la Gioventù. A exposição conta ainda com os seguintes parceiros: Consulados da Itália em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro. O patrocínio é da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, FCA Fiat Chrysler Finanças Brasil, FCA Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A mostra também tem apoio do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas Gerais, Sumisura, Cinex, UnipolSai Assicurazioni e BH Airport. A organização e coordenação geral é da Base7 Projetos Culturais e na Itália da Artifex International.

Serviço:
– Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos na Casa Fiat de Cultura”;
– 8 de agosto a 21 de outubro de 2018;
– Terça a sexta, das 10 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas;
– Entrada gratuita;
– Circuito Liberdade Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG.

www.casafiatdecultura.com.br
Facebook: @casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
Twitter: @casafiat

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)