Audi A1 Sportback: potente e econômico

0
Postado 28 de janeiro de 2013 por bisponeto em
No inicio do ano tivemos a oportunidade de avaliar um Audi A1 Sportback Attraction (versão 5 portas), modelo da marca alemã que se insere  num mercado em ascensão, o de compactos esportivos. Um automóvel pensado para os novos tempos. “Design” ousado, ótima performance e muita tecnologia para quem vive conectado. Dentro de sua categoria o Audi A1 destaca-se pela dirigibilidade perfeita, garantida por controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O Audi A1 é o tipo de carro que visualmente agrada, pois se distingue por sua dianteira agressiva, as rodas de liga leve de 17 polegadas e pintura diferenciada do tipo “saia e blusa”. Entrando em seu habitáculo, até que o Audi A1 Sportback Attraction não surpreende. Os materiais usados em seu interior (como sempre) são de boa qualidade. Os bancos possuem desenho simples e em dois tons, preto ao fundo e vermelho onde repousamos as costas e as pernas. Como em todo compacto esportivo, o espaço para os ocupantes no banco traseiro é bastante reduzido.

Qualquer pessoa acima de 1,75m que fique no banco traseiro se sentirá desconfortável. O porta-malas também não é dos mais adequados para um modelo familiar. Leva 270 litros. Leva as malas para o fim de semana na praia e olha lá. Não tínhamos percebido mudanças maiores até ligar o motor do carro, selecionamos a posição “D” no câmbio DSG de dupla embreagem com sete marchas e sairmos com o carro. Porém, na primeira ultrapassagem feita numa via rápida, ao apertarmos o pedal do acelerador, percebemos o grande segredo deste carro: ele gosta de correr! As respostas nas acelerações são extremamente rápidas.

Tudo por conta de seu motor Tutbo FSI com compressor de 1.390 cv de potência, que de acordo com a fabricante acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcança a velocidade máxima de 203 km/h. Um verdadeiro e pequeno foguete. Tivemos que aliviar a pressão no acelerador para não ultrapassarmos as velocidades das ruas e sermos apanhado pelos radares.

Outro ponto de grande destaque do Audi A1 Sportback é o sistema de som BOSE  e o moderno sistema de navegação com tela LCD de 7 polegadas e alta resolução. Entre os outros itens de personalização disponíveis estão o teto solar panorâmico e o ar condicionado automático.

Mas a surpresa maior ficou quando descemos pela BR-177 para o litoral. Uma tranqüilidade, principalmente nas ultrapassagens. O pequeno Sportback da Audi encanta até aqueles que não são muito fãs de velocidade, obrigando o motorista a prestar atenção ao velocímetro para não ultrapassar as velocidades estabelecidas por lei. O carro chama a atenção por onde passa. Na volta do litoral para Curitiba, mais tranqüilidade, principalmente no trecho de serra, quando necessitamos pisar mais fundo no acelerador para fazermos ultrapassagens. O carro responde com uma rapidez incrível, mas sem comprometer a segurança nas curvas. Parece até que o carro está “grudado” no chão.

Com todo o desempenho que possui, de acordo com tabela da Audi, o consumo do A1 Sportbcak é de 13,3km/l, na cidade e 19,6km/l, na estrada. Dirigindo com tranqüilidade conseguimos atingir com certa tranqüilidade o consumo de 12,2km/l em trecho urbano. Mas na estrada, com o acelerador mais pressionado com certa insistência, o consumo aumentou, mais sua rodagem foi ágil e precisa. O Audi A1 Sportback Attraction realmente é um carro de deixar saudades. Uma sedutora opção que qualquer um gostaria de ter em sua garagem.

 

Ficha técnica – Audi A1 Sportback 1.4 TFSI

Motor versão Attraction: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.390 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Com injeção direta de combustível, turbocompressor com sobrealimentação dupla, intercooler e comando variável de válvulas.

Potência máxima versão Attraction: 122 cv a 5 mil rpm

Aceleração versão Attraction: De 0 a 100 km/h em 9,0 segundos.

Velocidade máxima versão Attraction: 203 km/h

Torque máximo versão Attraction: 20,3 kgfm entre 1,500 e 4 mil rpm.

Torque máximo: 25,5 kgfm entre 2 mil e 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 76,5 mm X 75,6 mm.

Taxa de compressão: 10:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS com EBD e assistência de partida em aclives.

Pneus: 215/40 R17.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 3,95 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,41 metro de altura e 2,47 metros de distância entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina de série.

Peso: 1.290 kg.

Capacidade do porta-malas: 270 litros.

Tanque de combustível: 45 litros.

Produção: Bruxelas, Bélgica.

Lançamento mundial da versão: 2012.

Lançamento no Brasil: 2012.

Versão Attraction: Ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável, computador de bordo, volante multifuncional, apoio de braço dianteiro, lanternas traseiras com led, rodas de liga leve de 16 polegadas, trio elétrico, seis airbags, assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, luzes diurnas de led, rádio/CD/MP3/Bluetooth.

Preço na sua garagem: R$ 94.900,00.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)