“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” começa na Bahia

0
Postado 27 de abril de 2018 por bisponeto em
Em seu primeiro dia, os aventureiros da quarta etapa da “Expedição Nissan: À procura do início do Brasil”, que está sendo realizada na Bahia, visitaram dois dos complexos arqueológicos mais significativos do estado, o da Toca da Figura e o da Lagoa da Velha. Situados no município do Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ambos preservam pinturas rupestres de animais, vegetais, formas geométricas e humanas com mais de 3 mil anos de existência, que misturam diversos tipos de tradições rupestres. A Nissan aproveitou a visita ao local para oficializar um legado para colaborar com o fluxo de turistas na região.

A frota de 15 Nissan Frontier partiu cedo da cidade de Morro do Chapéu em direção à Toca do Figura, no Complexo do Ventura, enfrentando terrenos acidentados que colocaram à prova todas as qualidades de fora de estrada do modelo. Os aventureiros utilizaram unidades das versões topo de linha SL e da intermediária SE, lançada em novembro, da picape mais premiada de 2017 pela imprensa especializada, com onze reconhecimentos como “Melhor Picape do Ano”.

Na Toca do Figura todos conheceram as representações ancestrais da chamada ‘Tradição Nordeste’ de arte rupestre, que é caracterizada pelas figuras de antropomorfos (forma humana ou que se assemelha à de um ser humano), zoomorfos (que se assemelham a animais) e fitomorfos (que se assemelham à vegetação) com a ideia de movimento, como se as representações estivessem numa intensa mobilidade.

O grupo está sendo acompanhado pelo arqueólogo Carlos Alberto Etchevarne, que estuda há mais de 30 anos os sítios arqueológicos da Bahia e é professor da Universidade Federal da Bahia.

Depois o grupo seguiu em direção ao complexo arqueológico da Lagoa da Velha. Antes de ver mais figuras rupestres no sítio do Abrigo do Sol, a Nissan oficializou o legado da passagem do projeto pela região aos dois Complexos. A empresa japonesa vai colaborar com o projeto de instalação de sinalização de indicação para o acesso aos locais, na área de visitação, além da colocação de corrimões, passarelas, entre outras instalações.

“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil”
A expedição, que já visitou sítios arqueológicos em Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso, segue o compromisso da Nissan de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e, assim, une os produtos da marca com ações que contribuam com o país. No caso, contribuir com a cultura e a pesquisa científica ao divulgar o rico acervo de pinturas rupestres do Brasil, que muitas vezes é mais conhecido e admirado por estrangeiros do que pelos brasileiros.

Em 2014, a Nissan inaugurou seu Complexo Industrial brasileiro, em Resende (RJ) e, desde então, se integra cada vez mais a sociedade e apoia o desenvolvimento social e cultural do país. A empresa japonesa acredita que existem pontos importantes da história do Brasil, e o trabalho de muitos brasileiros, que são pouco conhecidos da população. Por isso, decidiu iniciar expedições temáticas para levar convidados e jornalistas para ver de perto toda a riqueza da história do país e ajudar a divulgá-la, apoiando a cultura.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)