Agora é oficial: a Porsche entra na Formula E

0
Postado 12 de abril de 2018 por bisponeto em
Na terça-feira (10/4), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou a inscrição da Porsche como construtor na Formula E. Isto significa que a equipe de fábrica de Weissach pode continuar com o desenvolvimento do seu próprio sistema de propulsão elétrica, previsto para homologação em 2019. Como anunciado no final de julho de 2017, a Porsche planeja estar entre os participantes na sexta temporada da competição elétrica, no final de 2019. “Ao longo dos últimos anos, a FIA e Alejandro Agag fizeram um trabalho fantástico”, afirmou Fritz Enzinger, que, enquanto Vice-Presidente, é responsável pelo programa Formula E. “Graças a esse trabalho, seremos capazes de competir em circuito contra muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo”.

Tal como com o bem-sucedido projeto Le Mans Prototype 919 Hybrid, Andreas Seidl estará responsável pelo desenvolvimento técnico e execução do programa Formula E. “As possibilidades e a performance dos automóveis elétricos têm sido temas centrais para a Porsche desde há algum tempo, ” afirmou Seidl “Quanto mais os nossos engenheiros aprofundam o tema, mais fascinantes as soluções se tornam. Não podemos esperar para receber o nosso primeiro veículo elétrico, no início de 2019, e para testar o nosso próprio sistema de propulsão no mesmo. O Gen2 racer, desvendado pela Formula E em Genebra, no início de março, está muito bem executado”.

A Formula E vai fornecer o chassi e a bateria. Todos os componentes do sistema de propulsão serão, contudo, desenvolvidos pelos próprios participantes. Isto permite à Porsche encontrar soluções à medida para tecnologias chave como o motor elétrico, o inversor, o sistema de freios brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de transmissão, o monobloco e os componentes da suspensão agregados ao eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a unidade central eletrônica. A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel decisivo na competição ao atrair muitos dos mais reputados construtores automóveis, mas é também fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos para utilização em estrada.

A entrada da Porsche na Formula E, em 2019, vai coincidir com no lançamento no mercado da versão de produção do concept Mission E. Este veículo, o primeiro Porsche totalmente elétrico, será o automóvel mais focado na esportividade e mais avançado tecnologicamente no seu segmento. A Porsche vai investir mais de seis bilhões de Euros na mobilidade elétrica até ao final de 2022.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)