McLaren Automotive esquenta o clima no Salão de Genebra

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Postado 6 de março de 2018 por bisponeto em
A McLaren Automotive, fabricante britânica de carros esporte e supercarros de luxo, oferecerá uma versão apenas para as pistas da nova Ultimate Series McLaren Senna, que se chamará McLaren Senna GTR.

Ao revelar a McLaren Senna GTR Concept hoje (6 de março de 2018), no Salão Internacional do Aurtomóvel de Genebra, o CEO da McLaren Automotive, Mike Flewitt, confirmou que até 75 exemplares da McLaren mais radical de todos os tempos serão montados à mão em Woking, Inglaterra, ao longo de 2019.

“A excelência nas pistas é a base do legado da marca McLaren, e tão importante hoje quanto sempre foi”, explicou Mike Flewitt. “A McLaren Senna GTR apenas para as pistas terá mais potência, mais aderência e mais downforce – até 1.000 kg – do que a McLaren Senna, e fará voltas ainda mais rápidas; o número muito limitado de clientes que adquirirem esse carro estará comprando a experiência mais próxima possível da de pilotar um carro de corrida sem fazer parte do grid de um circuito”.

Expressões de interesse serão recolhidas durante e após o Salão de Genebra, com os detalhes técnicos da McLaren Senna GTR sendo confirmados posteriormente, ainda este ano. Tendo como base o mesmo monobloco de fibra de carbono Monocage III da McLaren Senna, para garantir a força e a rigidez necessárias em um carro de pista de ponta, a McLaren Senna GTR terá um peso seco similar aos 1.198 kg da McLaren Senna homologada para uso nas ruas. Com mais potência e mais torque do motor V8 4.0 biturbo do que os 800PS (789HP) e 800Nm desenvolvidos pelo carro de rua – a potência aumentará a até 825PS (813 HP) – o carro será mais rápido do que o modelo “padrão” em linha reta. O benefício adicional da transmissão estilo corrida e da suspensão double wishbone revisada, projetada para corridas – aliadas a até 1.000kg de downforce – garantirão que a McLaren Senna GTR será a McLAren com os melhores tempos de volta fora da Fórmula 1.

A filosofia de design “a forma segue a função” da McLaren, que encontra sua expressão máxima na McLaren Senna, oferece – quase literalmente – a plataforma ideal para a McLaren Senna GTR. O carro terá bitolas mais largas e novos para-lamas dianteiros e traseiros. As mudanças na carroceria de fibra de carbono foram simplificadas pelo fato de os para-lamas e outros componentes aerodinâmicos terem sido projetados quase como “encaixáveis” na estrutura do cockpit, permitindo modificações relativamente fáceis. A McLaren Senna GTR também apresentará um novo desenho de roda, criado especificamente para o uso em pista.

O splitter dianteiro da McLaren GTR Concept é maior do que o componente do carro de rua, e contribui para um melhor desempenho aerodinâmico , assim como difusor traseiro, que além de ser maior, se estende mais para trás. A tampa traseira é a mais baixa de qualquer McLaren, e auxilia tanto no desempenho aerodinâmico e resfriamento quando ajudando a otimizar o desempenho da asa traseira ativa.

O desenho das portas contribui para a eficiência aerodinâmica, com a camada exterior sendo o mais “apertada” possível em direção ao centro do carro, para canalizar melhor o fluxo de ar, impossibilitando a instalação de um janela de tamanho normal – o que significa que todas as versões do carro possuem uma janela reduzida. Policarbonato substitui o vidro.

“A McLaren Senna foi projetada desde o início com todo o espectro das exigências da rua e da pista em mente. Então, o desenvolvimento da versão GTR está no escopo do projeto original”, explicou o Diretor de Engenharia de Design Automotivo, Dan Parry-Williams. “A McLaren Senna GTR Concept, apresentada em Genebra, não é o produto finalizado, mas dá um indício claro dos nossos planos para o carro, que promete ser a McLaren mais radical e empolgante de se dirigir em muitos anos, senão na história”.

A McLaren Automotive está se concentrando em oferecer aos consumidores experiências baseadas na pista em toda a sua linha de carros. Uma categoria de corridas de marca única foi lançada, como parte do programa PURE de eventos de pista da McLaren, permitindo que donos de McLarens com, no mínimo, uma licença internacional D, aproveitem um pacote completo para pilotar um carro 570S GT4. Para apoiar essa e outras iniciativas no automobilismo, uma rede de revendedores McLaren especializados na venda e ajuste de modelos de automobilismo da McLaren foi estabelecida. Inicialmente com 10 integrantes, essa rede atende a Europa, a América e a região Ásia-Pacífico.

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