Volkswagen patrocina restauração do Colégio Estadual do Paraná

0
Postado 8 de dezembro de 2017 por bisponeto em
O Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, entregou nesta quarta-feira, ao governador do estado, Beto Richa, o projeto arquitetônico de restauração do Colégio Estadual do Paraná, uma das maiores referências de ensino público na região, tombado pelo Patrimônio Histórico do estado. A cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com a participação do Secretário Chefe da Casa Civil, Valdir Luiz Rossoni, da diretora do Colégio, Tânia Maria Acco e de alunos convidados. Para simbolizar o projeto arquitetônico, o presidente da Volkswagen entregou ao governador uma obra que foi produzida pelo head de Design da Volkswagen para a América do Sul, José Carlos Pavone, que traz uma releitura artística da fachada do Colégio.

“Essa parceria reforça ainda mais nosso compromisso com os paranaenses. A Volkswagen tem estreita ligação com o Paraná, por meio da produção de veículos de alto nível de qualidade e tecnologia, além de investimentos em diversas ações sociais, como por exemplo os programas Geração Empreendedora e o Volkswagen na Comunidade”, afirma Pablo Di Si.

O projeto arquitetônico prevê a restauração total do prédio principal do Colégio e das instalações externas. O espaço deverá receber adequações de acessibilidade, rede elétrica, drenagens, paisagismo, comunicação visual, climatização, sonorização acústica, detecção e alarme de incêndio.

Além do apoio à restauração do Colégio Estadual do Paraná, a Volkswagen também colaborou, por meio do Programa Paraná Competitivo, com as duas edições do projeto “Geração Empreendedora”, que capacita jovens de baixa renda do Estado que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais. Também por meio do Programa Paraná Competitivo, o projeto Costurando o Futuro oferece a mulheres em situação de vulnerabilidade social oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura e empreendedorismo social.

Colégio Estadual do Paraná

O Colégio é um ícone arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico e já está designado como Projeto Cultural do Ministério da Cultura. Trata-se de um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino do Estado, tem mais de 170 anos de existência e por conta dos seus 40 mil m² é considerado o maior Colégio da América Latina. Atualmente atende cerca de 4.700 estudantes e possui um espaço físico privilegiado pela localização que é disponibilizado não apenas para seus estudantes, professores e funcionários, mas que acolhe diferentes eventos artísticos, científicos e culturais do Estado e da capital.

Atualmente oferece como modalidade de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Técnico Integrado e Curso Técnico Subsequente. Também possui um Centro de Línguas (CELEM), cursos de artes e treinamentos em diversas modalidades esportivas.

Programa Paraná Competitivo

O Programa Paraná Competitivo é um dos principais atrativos para investimentos no Paraná. Criado em 2011, o programa tem como objetivo atrair novos investimentos, gerar emprego e renda, bem como manter as atividades empresariais, os empregos e a sustentabilidade econômica, visando a manutenção da competitividade das empresas paranaenses.

Empresa cidadã: compromisso com a comunidade

A fábrica da Volkswagen no Paraná possui ainda parcerias com a prefeitura de São José dos Pinhais para o desenvolvimento de inúmeras ações envolvendo a comunidade, recebendo o título de empresa cidadã por seus projetos sociais no município. Entre eles: Campanha do Agasalho, Campanha de Páscoa, Natal Sem Fome e Adote uma Criança.

A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais, que em sua última edição, realizada em 2016, recebeu mais 100 mil de visitantes. Outro destaque é o Concurso Volkswagen na Comunidade, que em 2017 beneficiou três instituições paranaenses com recursos financeiros e curso de Gestão de Projetos Sociais. Todos os anos, por meio do programa “Uma hora para o futuro” os colaboradores da fábrica doam de forma voluntária o equivalente a uma hora do seu trabalho para beneficiar instituições da região.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)