Volkswagen inicia uma nova era no Brasil com o Novo Polo

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Postado 27 de setembro de 2017 por bisponeto em
A Volkswagen apresentou em São Paulo a sexta geração Polo, que chega para iniciar uma nova era da montadora no Brasil. A empresa está se reposicionando e preparando o lançamento de grandes novidades, todas desenvolvidas com foco total no cliente. E o embaixador da marca para inaugurar essa fase é o Novo Polo, que vai revolucionar o segmento de compactos premium no País.

O Novo Polo representa um novo conceito de automóvel no mercado brasileiro. Mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores. Isso tudo graças à Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o conceito mais moderno para o desenvolvimento e produção de veículos no mundo.
Para implementar a Estratégia Modular MQB na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões. A Estratégia Modular MQB vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.

O Novo Polo será lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha e chega para atender a um cliente que busca muito mais que mobilidade e quer também design, inovação e alta performance. O modelo começa a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo 1.0 MPI (R$ 49.990), Polo 1.6 MSI (R$ 54.990), Polo Comfortline 200 TSI AT6 (R$ 65.190) e Polo Highline 200 TSI AT6 (R$ 69.190). O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.

Active Info Display – exclusividade no segmento

O Novo Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos totalmente digital no qual as informações são implementadas via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Há três sistemas de infotainment, que permitem total conectividade e leitura de variados arquivos digitais, disponíveis para todas as versões. Entre eles está o Discover Media, com tela de 8 polegadas e três entradas USB, entre outros itens. Todas as versões do Novo Polo trazem de série o prático suporte para celular sobre o painel, com entrada exclusiva USB para carregamento.

Avançados recursos de assistência à condução

O Novo Polo oferece o mais alto nível em recursos de segurança e assistência à condução. Entre eles, o Novo Polo é equipado de série nas versões TSI com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade, no caso de uma situação crítica. Opcional para as demais versões do Novo Polo, o ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência, como o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que melhora a tração e a agilidade do carro em curvas. Em determinadas condições dinâmicas, o sistema freia a roda interna à curva e permite uma transferência de torque para a roda externa.

Também inclui o inovador sistema que faz a limpeza automática e mantém secos os discos de freio, em situações de chuva – o BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio). O sistema trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O BSW atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado. Essa tecnologia, até então apenas presente em carros de luxo, garante ao Novo Polo muito mais segurança e precisão nas frenagens. É também possível graças ao ESC o sistema RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), que verifica a pressão dos pneus constantemente.

O Novo Polo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série nas versões TSI. Freios a disco colaboram para melhor performance e proporcionam maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência por aquecimento (numa descida de serra, por exemplo). Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, exclusivo no segmento, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

Também está entre os recursos de segurança o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

Motores eficientes e premiados

Para as versões Comfortline e Highline está disponível exclusivamente o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas. O Novo Polo também pode ser equipado com o premiado motor 1.0 MPI de até 84 cv e torque máximo de 102 Nm (10,4 kgfm).

Com o motor 200 TSI, o Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.

O motor TSI gera o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. Isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm.

Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

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