Ases do Volante

Carros antigos e costela de chão

0
Postado 31 de agosto de 2017 por bisponeto em
O pessoal do Old Cars, clube que reúne aficionados por veículos antigos da cidade de Campo Largo – Região Metropolitana de Curitiba/PR – e que vem se destacando cada vez mais pela excelência de suas promoções, acaba de proporcionar mais um dia de gostoso lazer a tantos antigomobilistas quantos participaram do seu mais recente passeio, no mês de agosto deste ano.

Aliás, esse passeio, efetivado periodicamente por caminhos com belas paisagens que circundam a “Terra da Louça”, já caiu no gosto de antigomobilistas de toda a Região Metropolitana da capital paranaense, os quais sempre aguardam o evento com expectativa. Desta vez, membros da diretoria do Old Cars conduziram os veículos participantes por ruas centrais da cidade, tomando depois o rumo da vizinha cidade de Balsa Nova, situada à beira do rio Iguaçu e dotada, entre outras atrações, de antiga estação ferroviária pela qual circulava, nos tempos idos, a “Maria Fumaça”, locomotiva movida a vapor, tracionando dezenas de vagões que traziam as riquezas da agricultura paranaense rumo à capital e ao porto de Paranaguá.

Após breve parada dos antigomobilistas em Balsa Nova, o comboio de veículos seguiu rumo ao bairro denominado Bugre, situado no sopé da Serra de São Luiz do Purunã e também dotado de uma das coisas que esse pessoal mais gosta de ver, ou seja, casas antigas, igrejas antigas, costumes antigos e assim por diante. Em seguida, a caravana retornou ao centro de Campo Largo e dali pegou a estrada que leva à cidade de Bateias, às margens da Estrada do Cerne, antigo caminho rodoviário que fazia a ligação entre Curitiba e a cidade de Londrina, no norte paranaense. Neste ponto, digo que tal estrada é muito bem conhecida por este jornalista, pois, foi seu pai – José Moro Filho – que, na década de 1950, construiu – na base da picareta manejada por arigós (trabalhadores em construção de estradas da época) – e de galhotas (pequenas carroças de duas rodas puxadas por burros) um trecho dela, canalizando o citado rio. De Bateias, foi dada uma esticada até o portal do terreno onde está sediada a empresa que engarrafa a água mineral Ouro Fino, outra bonita atração do passeio.

Mas, no retorno a Campo Largo, o melhor do melhor estava por vir, ou seja, o almoço servido aos antigomobilistas nas dependências da Igreja do Micheletto. Local maravilhoso, abrangendo uma vasta área à beira da estrada, dotado de muita arborização, terrenos gramados, barracões e toda a estrutura necessária à realização de festas paroquiais e, ressalte-se, tudo muito bem cuidado, limpo e apresentável. Sabem o que foi servido ali? Simplesmente uma costela de chão e seus acessórios, fazendo a delícia dos participantes do passeio.

É bom que se diga que o antigomobilismo serve não só para preservar a história da indústria automobilística, importantíssima no processo de desenvolvimento do homem, mas, também para confraternizar e fazer novos relacionamentos. Da mesma forma, é bom que se diga também que, este, como outros eventos anteriores, foi muito bem organizado pelos integrantes do Old Cars, incluindo batedores de órgãos de trânsito que proporcionaram segurança aos antigomobilistas, além da adoção de outras providências básicas para que tudo transcorresse da melhor forma possível. Nossos parabéns a esse pessoal! Nas fotos, aspectos do evento.

OPALA RIOMAFRA

Atenção proprietários de carros antigos e opaleiros que gostam de curtir as belezas turísticas das cidade de Rio Negro/PR e de Mafra/SC.

Neste dia 3 de setembro/2017 será realizado o IV Encontro de Carros Antigos e o III Encontro Opala Riomafra, envolvendo as duas cidades separadas pelo Rio Negro. O local do evento será a avenida Cel. José Severiano Maia – Praça do Fórum de Mafra, das 8,00 às 18,00 horas. Entre outras atrações, haverá espetáculo com bandas musicais locais. Maiores informações podem ser obtidas com Eder (47) 99660-0711. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)